O mundo mágico de Escher

junho 02, 2011



Figuras geométricas que podem confundir e provocar o espectador. Essa é a proposta do artista gráfico holandês Mauritus Cornelis Escher (1898 - 1972), que possui um grande acervo de obras que brincam com a perspectiva das figuras por meio de traçados originais e construções impossíveis. O trabalho de Escher foi todo construído por meio de xilogravuras e litografias e exigem uma atenção redobrada do espectador para poder entender a sua complexidade, ao trabalhar com conceitos de infinito, ilusão de óptica e interação.

Foi por meio do programa Estrelas, da Angélica, que descobri o autor dessas imagens. A apresentadora e ator Rodrigo Lopez (que fez o Chico, amigo do Ariclenes/Victor Valentim, na novela TiTiTi) foram conferir de perto a exposição de Escher. Na época da gravação desse programa, a exposição estava no Rio de Janeiro e eu fiquei fascinado pela grandiosidade das obras que conversam tão bem com o popular e o erudito. 


Depois que assisti o Estrelas corri para internet para saber mais sobre a obra de Escher e não deu outra: o material era tão bom que tinha que virar post aqui no @cafecnoticias. Ficou interessado em ver a exposição? Então, se você mora em São Paulo, até o dia 17 de julho, acontece a exposição "O Mundo Mágico de Escher", no Centro Cultural Banco do Brasil, localizado na rua Álvares Penteado, 112, Centro, próximo às estações Sé e São Bento, do metrô. 

A exposição pode ser vista de terça-feira a domingo, das 9h às 20h. A entrada é franca. Tomara que a exposição vá para outras cidades brasileiras. Se vier a Belo Horizonte, irei com certeza. É um privilégio ver um trabalho desse nível tão de perto! Segundo a organização, a mostra reúne 94 obras, entre gravuras originais e desenhos. Confira algumas obras de Escher:






Clique aqui para ver mais trabalhos do artista gráfico holandês. Conhecido mundialmente por elaborar desenhos que brincam com o imaginário do público e exploram o infinito, Escher foi um artesão habilidoso nas artes gráficas. De acordo com especialistas, o segredo dos efeitos do artista se deu por conta do uso de elementos matemáticos e cálculos precisos, utilizados de forma quase que intuitiva. 

A exposição mostra o desenvolvimento da obra gráfica do Escher em uma carreira de mais de 50 anos e evidencia os efeitos de alguns fenômenos de espelhamento, perspectiva e matemática em diversas instalações interativas e lúdicas. Veja, abaixo, o vídeo Metamorphosis, que retrata por meio de uma animação, a complexa obra de Escher:



Interessante, não? Confesso que estou admirado pela genialidade desse artista. O trabalho dele é fantástico! Mesmo que você não seja um grande fã de artes visuais, provavelmente já deve ter se deparado com alguma imagem de Escher na internet ou até mesmo em vídeo clipes de bandas famosas como Red Hot Chili Peppers, na música “Otherside” e Incubus, na música "Drive". Lembrou? Não? Então, assista os clipes:









Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.







Wander Veroni 
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Wander, que incrível! Não sabia que aquele desenho da mão se auto-desenhando é do Escher. Acho que todo mundo já viu pelo menos um desenho dele na internet, né! Nossa, também estou encantada com o trabalho desse artista. Adorei esse post! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Caramba!!! Não sabia que esses desenhos eram do Escher!!! Essa exposição deve ser sensacional!!!

    ResponderExcluir
  3. UaU!!! As imagens são show!!!
    Smacks no coração.

    ResponderExcluir