Café na Web – Google promove mudanças nos seus principais produtos

setembro 25, 2013



Para os internautas e profissionais da web que utilizam os produtos Google, este ano vai entrar para a história. Prestes a completar 15 anos no dia 27 de setembro, a gigante de buscas na internet atualizou vários produtos. Algumas modificações trouxeram novidades bastante interessantes, outras nem tanto. Mas vale a pena conferir o que mudou e ver como se beneficiar com isso. Vamos a lista:

1) Home do Google: O Google está de cara nova! Muito mais clean e com pequenas alterações na logo, a nova página de pesquisa do Google prioriza a caixa de pesquisa e não tem mais a tarja preta na parte superior do site. Agora, o destaque é uma caixa de aplicativos, um link para o Gmail e para o Google Plus. Algumas pessoas já estão visualizando as alterações, enquanto outras só verão as novidades em breve.

2) Ranqueamento e Pesquisa no Google: O Google mudou o seu algoritmo de pesquisa e fez com que muitos blogueiros e webmasters perdessem ranqueamento, ou seja, posições de destaque na busca orgânica. Nos fóruns, o comentário é que o Google passou a levar em conta vários fatores como indicações do botão +1, compartilhamentos do link de postagens em outros sites e estar linkado a “sites de qualidade”. Isso quer dizer a sites com conteúdo autoral e que não fazem uso de Black Hat.

3) Aplicativos: O Google separou os aplicativos do Google Chrome numa caixinha com pontos coloridos, chamado de Inicializador de aplicativos Google Chrome. O dispositivo já pode ser baixada no Google Store como atalho rápido para o computador. Especula-se que a iniciativa visa acostumar os internautas com o Chromebook, plataforma de notebook/netbook da Google.

4) Blogger: Não contente em mudar o código fonte do Blogger – o que acabou desconfigurando alguns blogs que possuem o tamplate (layout) customizado, a Google inseriu a possibilidade dos usuários comentarem no Blogger por meio do Google Plus. Alguns blogs, inclusive já adotaram o sistema que prova que a empresa está definitivamente disposta a unificar todos os seus produtos a sua nova rede social. Já para quem ainda usa o modelo de comentário padrão, recentemente houve uma mudança no layout.

5) YouTube: Até o final do ano, a Google pretende colocar todos os comentários do YouTube estarão integrados com o Google Plus da mesma forma que já com o Blogger. Além disso, este ano foi marcado pela entrada de recursos bem interessante: a biblioteca de áudio com licença gratuita, o recurso de liberar ou bloquear comentários via círculos do Google Plus e a possibilidade de fazer transmissões ao vivo pelo YouTube para canais qualificados com mais de mil inscritos. Ah, numa iniciativa pioneira a Google está oferecendo um curso gratuito para editores independentes que querem melhorar o desempenho do seu canal no YouTube. Para se inscrever, clique aqui.

6) Google Plus: Agora, não é só os tweets que podem ser incorporados com código embed. Recentemente, o Google Plus também aderiu a esta ferramenta. Não deixa de ser um estímulo para tornar a ferramenta ainda mais popular. “Com embedded posts, os proprietários de sites agora podem adicionar posts públicos do Google Plus para suas páginas. Texto, foto e mídia são suportados e totalmente interativos”, diz o comunicado da Google. Outra novidade é o card do Google Plus Badge para webmaters e blogueiros.

7) Quickoffice: O Google adquiriu recentemente o QuickOffice, um dos mais populares aplicativos de edição de arquivos compatíveis com o Microsoft Office. Usuários que querem editar documentos nesta plataforma, agora podem fazer o download gratuitamente do aplicativo Quickoffice. Uma novidade é que ele passou a ser integrado ao Google Drive.


8) Google News: Além de promover um layout cada vez mais personalizado às características e preferências de cada internauta, o Google News anunciou esta semana uma parceria com os principais veículos de comunicação para indicar links de notícias relevantes. A nova seção chama "Sugestões dos Editores" e possui links para matérias de 12 sites, como Revista Veja, Revista Época, Terra, R7, O Dia, Fox Sports e Catraca Livre. Para inserir as notícias do seu blog ou site no Google News, clique aqui.

9) Houngouts: Em maio, o Google resolveu unificar todos os seus produtos de chat (texto e vídeo) em único serviço. Com isso, no Hangouts On Air é possível transmitir uma conversa para o mundo todo gratuitamente. Nas conversas em vídeo, é possível reunir até dez pessoas e, desde o dia 19 de setembro, é possível fazer Hangoust em HD. O aplicativo é uma tentativa de concorrência com o Whatssap e o Skype. Ah, e além disso, todo o vídeo pode ser salvo automaticamente no YouTube.

10) Gmail: O e-mail da Google foi um dos produtos que mais mudou. Neste ano, ele adotou a divisão de abas, a integração dos contatos com os círculos do Google Plus, além da possibilidade de fazer uma chamada por VOIP (uma espécie de telefone via internet) e integrou o bate-papo com o Hangout por texto e vídeo.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. Agora parece que tudo se clareou na minha mente kkkkkk
    Entendi o porque as coisas estão diferentes pelo google, não sei se irei gostar das mudanças pois ainda não me acostumei, vamos ver...

    Beijão
    http://cappuccinoebobagens.com/

    ResponderExcluir
  2. Estou surpreso com todas essas mudanças. Muitas delas só fui parar para ver depois que li o seu post. Furo de reportagem....nenhum metablogger deu isso ainda.

    ResponderExcluir
  3. De todas as mudanças, a que mais me chamou a atenção é o YouTube. O crescimento desta plataforma de vídeos é impressionante. E o mais legal disso tudo é que, assim como o Blogger, tem gente ganhando dinheiro produzindo conteúdo.

    ResponderExcluir
  4. Algumas alterações eu tinha notado, mas a maioria que você citou eu não sabia. Parabéns.
    Aposentadorias

    ResponderExcluir
  5. E na correria eu mal havia notado a mudança na Home. kkk

    ResponderExcluir
  6. Um achado as dicas que você me passou por e-mail e todas essas novidades listadas aqui!!! Tenha certeza que vou aproveitar tudo, excelente trabalho =)

    ResponderExcluir