Café vê TV – Rede Minas, Mídia Ninja e cassação da RedeTV!

agosto 05, 2013



Compartilhar informações sobre os bastidores da TV, além de opinar sobre lançamentos e atrações. Trata-se da proposta desta seção do blog @cafecnoticias, o Café vê TV. De forma semanal, você confere as principais notícias do mundo do entretenimento. Acompanhe:

Boa notícia

Em nota divulgada na tarde desta segunda-feira (05/08), a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais (SEC-MG) informa que não haverá mais demissões na Rede Minas em decorrência do concurso público, que começa ainda este mês. A realização do concurso público é uma determinação do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público Estadual.

A nota diz ainda que também está assegurada a manutenção do número de horas dedicadas à produção regional da Rede Minas e que corrobora o compromisso do Governo de Minas em dar continuidade à qualidade da grade de programação oferecida. A decisão pode ser vista também como uma vitória da campanha #salvearedeminas, criada por telespectadores e funcionários e que teve a adesão de diversos artistas locais e nacionais, como o ator Wagner Moura.

Alternativa

Em entrevista ao site da BBC Brasil, o coletivo de jornalismo Mídia Ninja (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) vai lançar nesta semana uma campanha de financiamento coletivo para dar estrutura a equipes de produção espalhadas em diversas cidades do Brasil e criar um site próprio para centralizar as produções não só em vídeo, mas em foto e texto.

Segundo o jornalista Bruno Torturra, um dos membros do grupo em São Paulo, a ideia é fazer do projeto uma alternativa de oferta de trabalho aos jornalistas que não encontram vagas no mercado ou que estão sendo despedidos das grandes redações. Ainda, de acordo com o Mídia Ninja, mais de 20 pessoas se dedicam exclusivamente à produção de conteúdo do projeto nas cidades de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre e Salvador.

Concessão

Em meio a denuncia de que os casos apresentados no programa Teste de Fidelidade, da RedeTV!, são armados, a emissora de Almicare Dallevo e Marcelo de Carvalho corre o risco de perder a concessão. É que o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo enviou uma carta à presidente Dilma Rousseff pedindo a cassação da concessão da emissora.

Na carta, o sindicato considera "desastrosa a administração da antiga proprietária (TV Manchete Ltda) e a postura 'ainda pior' da atual proprietária da concessão do Canal 09 [de São Paulo], a TV Ômega Ltda, que tem como nome fantasia RedeTV!". Em resposta, a Presidência da República afirmou que, pela natureza do assunto, o documento foi encaminhado ao Ministério das Comunicações. Em nota, a emissora disse que "a RedeTV! está absolutamente em dia com suas obrigações trabalhistas. O que ocorre é que a emissora já venceu uma batalha de dez anos em que foi julgada, em última instância, não sucessora das dívidas da TV Manchete".

Despedida

No maior estilo nostalgia, o Grupo Abril convidou uma série de ex-VJs para gravarem um especial de despedida da emissora que será devolvida à Viacom no dia 30 de setembro. Nomes como Zeca Camargo, Marcelo Adnet, Dani Calabresa, Tatá Werneck, João Gordo, Adriane Galisteu, estão ainda em processo de negociação para liberação das suas respectivas emissoras atuais.

Já apresentadores como Sarah Oliveira, Marina Person, Marcos Mion, Soninha Francine, Edgard Piccoli, André Vasco, Felipe Solari, já gravaram o programa My MTV, falando dos seus clipes favoritos e relembrando alguns momentos inusitados da carreira na quase extinta emissora musical na TV aberta. A ideia é dar um tom de despedida na emissora que será relançada na TV Paga, ainda este ano.

Reprise

O último capítulo da novela O Profeta, exibido no Vale a Pena Ver de Novo, na última sexta-feira (02/08), nas tardes da Rede Globo, registrou apenas 12 pontos, um dos piores índices da década do horário destinado às reprises de novela da emissora carioca.

Para se ter uma ideia, as últimas duas reprises também não foram bem: a novela Da Cor do Pecado teve uma média de 13 pontos enquanto Chocolate com Pimenta obteve 15 pontos. Nesta segunda-feira (05/08), a (re)estreia de O Cravo e a Rosa também não decolou e marcou apenas 13 pontos de média. A audiência foi a mesma registrada na reprise do primeiro capítulo de O Profeta.

Liderança

O telejornal MG No Ar, exibido das 07h30 às 08h40 na Record Minas, continua registrando bons índices de audiência. Na última quinta-feira (01/08), a atração foi líder empatada ao lado da emissora A e registrou 4 pontos no Ibope. Em relação a emissora C o resultado foi 100% maior. Apresentado pelo jornalista Eduardo Costa, a atração aborda os assuntos de destaque nos jornais do dia, traz as primeiras notícias da manhã ao vivo e se aprofunda na cobertura de ocorrências policiais.

Pelo Twitter











Tem sugestão de pauta? Envie e-mail para wander.veroni@gmail.com






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.

                                                                    





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Francisco Bertoletta6 de ago. de 2013, 18:37:00

    Ainda bem que o pessoal da Rede Minas não vai ser mais demetido. Sinal de que a campanha #salvearedeminas fez efeito e sensibilizou o Governo de Minas.

    ResponderExcluir