Café em Links – Android, fotografia esportiva e Amor à Vida

agosto 10, 2013



Quais foram os principais destaques da semana? A partir de agora, todo sábado, você confere um resumo de notícias de um jeito prático e descontraído. Seja bem-vindo ao Café em Links, a nova seção do blog Café com Notícias com os links da semana. Pegue um café e fique bem informado!


Os smartphones na plataforma Android estão cada vez mais populares. Cheio de recursos e funcionalidades, o Android já caiu no gosto do brasileiro. Mas, e se você perder o seu celular? O que fazer? O blog Me and Android traz uma dica muito bacana de um aplicativo para encontrar o seu celular android perdido.

Você curte fotografia? E fotografia esportiva? Nesta semana, o blog Câmera Ativa trouxe uma postagem muito bacana com dicas sobre fotografia esportiva. Bora dar uma passada por lá!

O que tem de frase na internet atribuída erroneamente à escritora e jornalista Clarice Lispector não é brincadeira, né! Pensando nisso, o blog Café Hitech resolveu brincar com essa situação e postou frases absurdas que poderiam ser (ou não) da escritora, baseado na criatividade dos internautas. Vale a pena ler e se divertir!

Olha que ideia bacana para a gente celebrar a paz! O blog Cappuccino e Bobagens trouxe uma dica de uma nova rede social que foi criada para celebrar a paz entre as pessoas que moram em países que passam por uma situação de Guerra ou de confronto civil.

Lady Gaga voltou a causar. É que a cantora pop norte-americana lançou esta semana um clipe novo em que usa e abusa de cenas de nudez, porém com uma finalidade artística. É o que revela o blog Mais Cafeína.

O Tiago K. Pereira, colunista da seção Café Literário, do blog Café com Notícias, também é blogueiro. No blog dele, o Escriba Encapuzado, Tiago fez um post especial com dicas para quem quer se tornar um escritor profissional.

A entrevista que os dois representantes do Mídia Ninja concederam ao Roda Viva, da TV Cultura, foi um dos assuntos mais comentados no mundo da comunicação e da blogosfera. O site Adnews selecionou algumas frases de destaque da entrevista que foi um momento histórico de ruptura para o neo-jornalismo na mídia eletrônica.

A jornalista e blogueira Kika Castro trouxe em seu último post uma série de reflexões (e links) sobre o funcionamento do coletivo de mídia Fora do Eixo e Mídia Ninja. É uma outra visão sobre o grupo que, querendo ou não, ganhou destaque por cobrir ao vivo nas redes sociais a onda de passeatas pelo Brasil, em junho deste ano.

Em artigo publicado no Blog do Noblat, Ruy faz uma crítica a falta de apuração das notícias por conta da velocidade da internet. Ele cita um caso recente da Folha de S. Paulo que atribui um e-mail anônimo de uma fonte como principal destaque da reportagem. Apesar de aplaudir o texto, não concordo com o título. Uma alfinetada desnecessária ao Mídia Ninja, conhecido por transmitir acontecimentos sociais e políticos em tempo real na internet.

Não se falou outra coisa esta semana. De acordo com a Polícia de São Paulo, um menino de 13 anos é o principal suspeito de ter matado toda a família. A notícia, inclusive, foi um dos destaques do Café com Notícias por meio do Storify. O caso ainda não foi completamente esclarecido e algumas linhas de investigação suspeitam que o crime pode ter sido plantado por outros policiais, numa espécie de vingança. Tem muita água para passar debaixo dessa ponte...

De acordo com os dados do Mapa da Violência 2013: Homicídios e Juventude no Brasil, do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos, Minas Gerais é o único estado da região sudeste a ter aumento no número de crimes. No Rio de Janeiro e em São Paulo, houve queda de 37,9% e 64,2%, respectivamente. Na região Sudeste como um todo, o declínio foi de 40,1%.

O direito a privacidade é uma das bases da nossa democracia. Chama a atenção o fato do corpo técnico do TSE se sujeitar a um acordo para repasse do banco de dados de 141 milhões de eleitores para uma empresa privada. É um caso sério e que, graças a Deus, ganhou destaque nos noticiários. Com toda certeza, vai ter desdobramentos.

Reivindicar dos nossos legisladores mais transparência nas decisões públicas é fundamental para oxigenar a nossa democracia. Mas, no entanto, os manifestantes não poder permitir que no grupo tenham pessoas capazes de práticas atos ilícitos durantes às ocupações. Como cobrar ética desse jeito?

Extremamente criticado nas redes sociais pelas suas “viagens”, Walcyr Carrasco fez uma das cenas mais toscas da história da teledramaturgia brasileira ao matar a noiva no altar da Igreja. E detalhe: a governanta Ligia já tinha cantado essa pedra da traição para a Nicole. O texto poderia ter sido outro....mais caprichado e verossímil, de preferência.

Que Walcyr Carrasco se tornou um autor de novelas repetitivo, todo mundo já sabe. Mas chama a atenção o quanto Walcyr tem dado um tom cada vez mais pastelão à novela Amor à Vida. Neste post do blog Cena Aberta, tem uma lista de cinco repetições recentes do roteirista que estreou a sua primeira no horário nobre da Rede Globo.





Fotos: TV Globo e Creative Commons.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Francisco Bertoletta10 de ago. de 2013, 20:23:00

    Parabéns pela criatividade, Wander. Não deixar de ser uma maneira interessante de ver ou rever as principais notícias da semana. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desta seção do blog. Tinha notícia que nem tinha visto...também gostei da sugestão de blogs que eu não conhecia.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a ideia e adorei fazer parte da estreia. Informaçao nunca é demais, ainda mais assim, na mão, prontinha pra ler! Parabens pela iniciativa

    ResponderExcluir