#VempraruaBH – Brasil passa por uma revolução social, política e midiática

junho 21, 2013




Ainda é muito cedo para fazer uma análise mais profunda do que está acontecendo no Brasil. A onda de manifestações atinge vários pontos do país e tem tudo para ganhar mais força nos próximos dias. Tudo está muito recente – e isso dificulta uma avaliação mais profunda e os seus respectivos reflexos para os próximos anos ou, quiçá, a eleição de 2014. Uma coisa é certa: nada mais será como antes. No entanto, alguns pontos já podem ser considerados:

# As pessoas nas ruas conseguiram assustar os políticos e, principalmente, os Partidos. O protesto que começou pelo aumento da tarifa do transporte público em São Paulo, inflou uma onda de revolta popular. O protesto é por um país mais justo, por um Brasil sem politicagem e contra os políticos que acham que a população é massa de manobra.

# Também estamos vivendo uma revolta midiática. As pessoas nas ruas estão hostilizando os jornalistas de TV, principalmente. Gritos de #ForaGlobo são ecoados em várias cidades. Os carros de reportagem da Record e do SBT foram queimados. A repórter Rita Lisauskas, da Band, foi agredida com vinagre no rosto, durante uma matéria. O povo está cansado da manipulação da TV e por não se sentir representado.

# Além disso, as pessoas já perceberam que não dá para acompanhar a onda de manifestações no Brasil pela TV. Só São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília têm vez. Cidades como Belo Horizonte, Vitória, Salvador, Manaus, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Rio Branco, Natal, entre outras são pouco – ou quase nunca citadas durante uma cobertura ao vivo. O povo descobriu que a cobertura local em tempo real só é possível pelas redes sociais.

# Neste post especial do blog Café com Notícias, há um editorial sobre a postura das emissoras de TV mineira que estão tendo dificuldade de cobrir a dimensão dos protestos em BH e em Minas Gerais.

# Outra coisa que chama a atenção é o fato de que só cidades que tenham manifestações violentas ganham destaque nos noticiários ou na cobertura ao vivo da TV. Estranho, não?

# A onda de protesto também respingou no Planalto. A presidente Dilma Roussef passa pela pior crise institucional. Na manhã desta sexta-feira (21/06), ela está se reunindo com o seu staff em Brasília-DF para propor uma solução para conter os ânimos da população. 

# Nos bastidores, a conversa é que a FIFA ameaçou cancelar a Copa das Confederações, caso a presidenta não desse um jeito nessa situação do Brasil. A seleção da Itália ameaçou ir embora com medo da violência. Politicamente, caso a Copa seja cancelada, isso pode agravar ainda mais a imagem de Dilma, inclusive com uma possível perda de mandato ou até mesmo desgaste de imagem o que comprometeria a sua reeleição no ano que vem.

# Na noite desta quinta-feira (20/06), mais de 100 cidades brasileiras aderiram ao protesto nas ruas. Mas o fato que chama atenção é a invasão dos manifestantes às Prefeituras, Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais, Congresso e Palácios. De modo filosófico e reflexivo, o povo está dando um recado para os políticos: vocês não mais nos representam.

#vemprarua #vemnapaz #mudaBrasil #OGiganteAcordou





Fotos: UOL / Reprodução.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

5 comentários

  1. Perigos:

    Estou com medo dos rumos dessas manifestações. É muita diversidade de pautas, o que pode atrapalhar!

    Medo de um golpe, visto que, falam em acabar com partidos, isso pode levar a uma ditadura! Esse excesso de hino nacional pode elevar ao "nacionalismo", o que não é bom! Deveriam gritar algo concreto, como fim da corrupção! Dilma, a criatura, já pede ajuda a Lula, seu criador.

    Lobby empresarial e outros setores dizem que ela não consegue dialogar, muito autoritaria. Tal militãncioa do PT pede o regresso de Lula, se ele voltar, pode virar um ditador! Tudo é muito delicado!

    ResponderExcluir
  2. O sentimento deve ser de indgnação, não de festa com hino nacional, o qual não condiz com a nossa realidade!

    "Aqueles dias em que você começa a ter nojo do hino nacional.
    É muito brado retumbante para poucas margens plácidas.
    É excesso de braço forte para pouco penhor de igualdade.
    É pátria idolatrada demais.
    É uma falta de mãe gentil para os filhos deste solo.
    A clava forte da justiça tem o peso da inércia"

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho medo do que isso pode virar, se vamos mesmo construir um novo momento Brasil. Tomara que essa onda de protesto tenha mesmo o efeito esperado.

    ResponderExcluir
  4. Tô achando muito bom esse povo todo nas ruas, protestando por um Brasil melhor. Na verdade, acho que isso já deveria ter sido feito há muito tempo. O grito é sincero.

    ResponderExcluir
  5. Participei de três passeatas aqui na minha cidade. É uma experiência única. Estamos mudando o Brasil.

    ResponderExcluir