#VempraruaBH – Dilma faz pronunciamento sobre onda protestos e sinaliza mudanças

junho 22, 2013


Depois de quase duas semanas sem se pronunciar oficialmente, a presidenta do Brasil, Dilma Roussef, abriu cadeia nacional nas emissoras de TV e de rádio para fazer um pronunciamento sobre a onda de protestos que se espalha pelo país. Na ocasião, Dilma disse que o “as manifestações mostram a força da nossa democracia e o desejo da nossa juventude avançar”. Ela também falou sobre a importância de oxigenar o “velho sistema político” e reforçou a importância da democracia que precede de partidos e voto popular.

A presidenta também tocou em temas polêmicos como o projeto de investir 100% dos royalties do petróleo na educação, a Lei de Acesso à Informação que é um instrumento que enaltece a transparência pública em várias esferas do governo e a importação de médicos estrangeiros para ampliar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) nas áreas mais carentes do país.

Dilma também tocou em outra ferida, o Plano Nacional de Mobilidade Urbana pactuado com estados e municípios – uma vez que o Estatuto Nacional de Mobilidade Urbana já completou um pouco mais de um ano e ainda não saiu do papel, muito por conta da má vontade política de administradores públicos que valorizam o alargamento de ruas e avenidas para o transporte rodoviário, em detrimento do metrô, ciclovias e pedestre. Assista o pronunciamento, abaixo:


Opinião

Apesar de tardio, Dilma mostrou aos manifestantes que eles estão sendo ouvidos e, mais do que isso: deu uma resposta à população, ao empresariado e para o mundo que o Brasil está passando por algo que faz parte da democracia, e não de um Golpe Político como muitos chegaram a cantar de forma precipitada.

É interessante observar também que antes do pronunciamento da Presidenta, a FIFA soltou um comunicado avisando que não pretende parar com a Copa das Confederações, nem com a Copa do Mundo, mas que respeita a manifestação popular e condena atos de violência. A seleção da Itália também se articulou e disse, também via nota, que não pretende sair da competição.
Manifestação pacífica na Praça 7, no centro de BH. Foto: Folha de S. Paulo / Reprodução. 

A manifestação das duas entidades veio depois deste alinhamento com o Planalto, onde Dilma garantiu que vai abrir diálogo com os manifestantes, Prefeitos e Governadores em busca de uma construção de um espaço propício para essas melhorias. Como brasileiro, espero que a nossa Presidenta cumpra mesmo esta agenda que não deixa de ser uma resposta importante para a população que, em anos de opressão e decisões verticais, se sentiu ouvida. Também espero que o possível investimento na educação, represente uma mudança no modelo educacional, de uma escola que forme cidadãos mais reflexivos e responsáveis.

Para os políticos brasileiros, a onda de manifestações representa um novo momento. A população está cansada de politicagem e os partidos estão desacreditados. Esta ruptura de paradigma é – nada mais, nada menos, do que o início de uma revolução. Se as manifestações vão parar, isso ainda é muito cedo para afirmar. Mas, pela primeira vez na história do Brasil, a voz das ruas fez as nossas autoridades tremerem na base. E isso é o maior ganho político que o nosso país já conseguiu, desde o fim da Ditadura Militar. A democracia tem dessas coisas...graças a Deus. O Brasil está descobrindo o Brasil.

#vemprarua #vemnapaz #mudaBrasil #OGiganteAcordou




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Verdade, Wander! Espero que depois desses protestos nasça uma "nova" Dilma, que saiba ouvir movimentos, inclusive LGBTs. E saia do lado fundamentalista, que boicotou covardemente varias campanhas de prevenção a aids, do qual não representa a sociedade...

    ResponderExcluir