Copa das Confederações 2013 será realizada mesmo com problemas nos Estádios

junho 07, 2013


Já está chegando! A partir do dia 15 de junho, o Brasil realiza a Copa das Confederações 2013. Aqui no blog Café com Notícias você acompanha uma cobertura especial sobre este evento esportivo internacional que servirá de teste para o país que receberá, consecutivamente, a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.

Apesar de alguns estádios recém-reformados para a Copa do Mundo terem apresentado graves problemas estruturais ou de mobilidade urbana, a Copa das Confederações 2013 terá o seu jogo de abertura entre Brasil e Japão, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília-DF, no próximo sábado (15/06).

Segundo a Federação Internacional de Futebol (Fifa), 73,6% dos ingressos foram adquiridos pela torcida local, 23,5% pelos moradores de outros estados e 2,9% pelos torcedores estrangeiros. Os torcedores que tiverem problemas com o ingresso terão que entrar em contato uma empresa criada pela Fifa especialmente para isso e não poderão acionar o Procon por causa da Lei Geral da Copa.

O Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, irá receber apenas três jogos da Copa das Confederações 2013: dois da 1ª fase – os confrontos entre Taiti e Nigéria, no dia 17 de junho, e Japão e México, no dia 22; e uma partida das semifinais, possivelmente, com a participação da Seleção Brasileira, caso o time se classifique em primeiro lugar do grupo A. Depois de um processo de reforma que durou um pouco mais de dois anos, o Mineirão cumpriu todos os prazos estipulados pela federação e foi o segundo estádio a ser inaugurado para a Copa das Confederações 2013 e o Mundial de 2014.

Mesmo com a avaliação positiva da Fifa após ter sido o primeiro estádio da Copa a receber um amistoso da seleção Brasileira, o Gigante da Pampulha apresentou problemas no transporte público, no estacionamento, nos banheiros, nos bebedouros, falta de comida nas lanchonetes e preços dos alimentos muito acima da média. Por conta disso, a empresa Minas Arena – que administra o Mineirão, foi acionada na justiça pelo Governo de Minas por conta do mau gerenciamento e pouco fez para solucionar estas questões.

Mas o principal problema do Mineirão é a questão da mobilidade. Não existe uma linha de metrô que leve os torcedores até o estádio, falta uma melhor estrutura de pontos de táxi, as linhas de ônibus são cheias e não atendem de forma plena os torcedores, principalmente depois das 23h. Outro problema é a questão do sinal de telefone celular e internet 3G de várias operadoras que não funcionam dentro do estádio. Os dois shows internacionais que recebeu (Elton John e Paul McCartney), com um público acima de 30 mil pessoas, foi um exemplo caótico disso, principalmente na saída.

Preparativos

Uma das novidades para esta Copa das Confederações 2013 será a distribuição do sinal de transmissão dos jogos enviado diretamente do Mineirão, em Belo Horizonte. O estádio vai abrigar o Centro Internacional de Coordenação de Transmissão (IBCC, na sigla em Inglês) na competição. A instalação dos cabos começa em 21 de maio. Até o momento, emissoras de 192 países estarão aptas a receber os sinais distribuídos pelo IBCC em Belo Horizonte.

Nesta quinta-feira (06/06), a Fifa convidou a imprensa para participar de um tour pelo Mineirão, numa espécie de simulado do que acontecerá na primeira partida no estádio da Copa das Confederações 2013, no dia 17 17 de junho. Os organizadores mostraram o caminho até os assentos, passando por pontos de verificação de segurança e acesso dos cadeirantes (ou pessoas com mobilidade reduzida) no Estádio. Também houve um simulado de situações de conflito, como o desrespeito aos lugares marcados, longas filas e erros nos ingressos. Para ver a reportagem feita pelo repórter Ricardo Soares, da TV Globo Minas, clique aqui.

Enquanto isso, o Taiti – país da Polinésia Francesa, é a primeira seleção participante da Copa das Confederações 2013 a desembarcar Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte. A equipe chegou nesta quinta feira (06/05), às 23h20. O time comandado por Eddy Etaeta tem como destaques o jovem artilheiro Chong Hue, de 23 anos, herói da Copa das Nações da Oceania, em 2012. Em Belo Horizonte, a equipe vai se preparar no Centro de Treinamentos do América.

Lembrando que a estreia do time está marcada para o próximo dia 17 de junho, no Mineirão, diante da Nigéria. Para este jogo, cerca de 13 mil ingressos foram vendidos. O segundo jogo será contra a Espanha, no dia 20 de junho, e a terceira partida, diante do Uruguai, está marcada para o dia 23 de junho, em Recife. Todos os jogos estão marcados para às 16h.





Fotos: Agência Minas.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Muito boa esta matéria sobre a Copa das Confederações. Você fez um apanhado geral sobre um monte de coisa e deu para me dar uma ideia do que realmente está acontecendo.

    ResponderExcluir
  2. Moro na região da Pampulha, perto do Mineirão e já imagino a loucura que vai ficar aqui nos dias de jogo da Copa. Haja paciência para quem vai pegar o carro e ir pro estádio. Meu namorado vai me levar no jogo do México contra o Japão.

    ResponderExcluir