Café Convidado – Idosos estão se interessando mais pelas redes sociais

janeiro 23, 2013



Na seção Café Convidado de hoje, a jornalista Acácia Lima fala sobre como as redes sociais e os aplicativos móveis serviram de estímulo para que os idosos entrassem de vez na internet. Além da importância de estímulo mental e a possibilidade de estreitar laços de amizades, rever amigos e expandir horizontes, Acácia chama a atenção no artigo para o fato de que as empresas já estão atentas a esse público ávido por informação e serviços específicos. Abaixo, confira o artigo:

Mídias sociais na terceira idade: 
muito mais que modismo


*Por Acácia Lima


Manter uma boa alimentação, praticar atividade física e cultivar amizades são recomendações médicas fundamentais para a saúde na Terceira Idade. Junta-se a isso a necessidade de exercitar o cérebro e teremos a razão pela qual a geração sênior tem estado cada vez mais presente na internet e, especialmente, nas mídias sociais. Além de estimular encontros e reencontros, o uso das redes instiga a novas descobertas: muitos idosos estão aprendendo agora a usar um computador.

Nascidos no século em que poucos tinham acesso ao telefone, é até difícil para os nossos idosos imaginarem o quase inesgotável número de opções disponíveis no mundo virtual. Aliás, entender o "virtual" já é bastante complicado. Entretanto, o desejo de resgatar amizades antigas e tornar próximo um ente querido que mora longe tem despertado a curiosidade e fomentado o interesse por "novos universos".

No Brasil, segundo Javier Olivan, vice-presidente de crescimento do Facebook, há mais de 61 milhões de usuários cadastrados, dos quais mais de 30 milhões aderiram a rede no último ano. Segundo pesquisas recentes, deste número, 26% têm mais de 55 anos. É um filão considerável que deve ser olhado com bastante atenção por empresas de todos os tamanhos e de diferentes segmentos.

A Apple americana, por exemplo, percebendo o crescente interesse dessa fatia do mercado, oferece aulas particulares em suas lojas, ensinando desde como ligar o iPhone ou iPad até como fazer filmes e navegar pelos milhares de aplicativos disponíveis. Para entender o motivo dessa iniciativa, basta dizer que o Facebook está presente no mundo inteiro, em 70 idiomas e que 60% do acesso é feito por celulares e smartphones.

Agências de viagens e academias são outros bons exemplos. Com o crescente aumento no número de idosos que viajam em grupo e fazem atividade física, as empresas têm conseguido fazer um bom trabalho nas mídias sociais divulgando e produzindo conteúdo focado nas necessidades e interesses da terceira idade.

Ávidos por absorver o novo século, vovôs e vovós tem provado que as mídias sociais, mais do que um modismo, são uma ferramenta de informação, diversão e, sobretudo, de integração, e que tem proporcionado uma grande mudança no comportamento de jovens e idosos. E, especialmente, tem auxiliado a afastar dois grandes monstros desta faixa etária: a depressão e a solidão. Estamos todos conectados.


Fotos: Getty Imagens.



_________________________________
*Perfil: Acácia Lima é jornalista e diretora da YellowA, agência especializada em mídias sociais.






  • Para participar da seção Café Convidado, do blog Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@gmail.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, videocast ou podcast. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes de qualquer outra profissão. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café! OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. A internet veio mesmo como uma boa companhia aos idosos solitários. Minha avó enfrentou uma separação depois dos 60 anos, e as ferramentas da web, como messenger e facebook, passaram a ser um importante apoio para ela, que conversa com os filhos, amigos e faz novas amizades pelo pc. Abraço!
    André San - www.tele-visao.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Francisco Bertoletta23 de jan. de 2013, 20:37:00

    Muito bom o artigo da Acácia. Eu, por exemplo, faço parte desta turma da Terceira Idade que usa a internet para ficar bem informado e interagir.

    ResponderExcluir
  3. É muito bom ver que os mais velhos estão se interessando pelas redes sociais, pela internet. No início a web era coisa de gente jovem. Hoje todo mundo está conectado.

    ResponderExcluir