Café na Web – Twitter faz investimentos no Brasil e regionaliza Trending Topics

dezembro 08, 2012



Vem aí um Twitter cada vez mais preocupado em regionalizar as suas ações de acordo com a demanda do usuário e do mercado brasileiro. Foi o que o prometeu o diretor-geral do #TwitternoBrasil, Guilherme Ribenboim, durante o lançamento oficial do escritório brasileiro do microblog, na última quarta-feira (05/12), para imprensa, blogueiros e convidados.

Uma das promessas já foi cumprida, pelo menos. O Trending Topics (TT) do Brasil ganhou novas cidades, são elas: Curitiba, Recife, Belém, Goiânia, Campinas, Porto Alegre, São Luís, Guarulhos e Belo Horizonte. Antes, o usuário brasileiro conseguia ver o TT apenas de Brasília, Manaus, Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo.

Outra novidade foi a implantação do TT personalizado, baseado em #hashtags que o usuário – ou a rede dele, mais comentam naquele momento. O recurso era um antigo desejo dos twiteiros, uma vez que nem sempre as palavras mais comentadas refletiam um assunto que tivesse relevância, como por exemplo os memes [de brincadeiras] e hashtag de fãs de artistas [utilizadas sob a prerrogativa de repetição], e não de debate. Com isso, o TT terá que ser analisado sob um novo prisma: o engajamento regional [e/ou pessoal] em torno de um assunto, e não só por ranking.
Coletiva de lançamento do Twitter no Brasil com @shaileshrao e
@guilhermerib. Foto: Link Estadão / Instagram / Reprodução.

Apesar de ser considerado um dos países que mais utilizam o Twitter no mundo, o microblog teve uma ligeira queda de usuários [e de repercussão] em 2012, ficando atrás do Facebook e do Orkut. Dados da comScore, apontam que apenas em um ano a audiência do Twitter no Brasil caiu 30%, chegando a 9,2 milhões de visitas únicas em outubro. Ao mesmo tempo, com o buzz gerado com a vinda do escritório do Twitter para o Brasil, a rede registrou um ligeiro aumento de 10%, em relação a setembro deste ano.

Mas ainda é preciso muito mais, segundo @guilhermerib. “O Brasil tem uma importância crucial para o crescimento da plataforma. (...) Nós somos uma grande rede de informação em tempo real e queremos nos adaptar à cultura local. O Twitter quer ser a ágora da web brasileira: a grande praça pública virtual onde as conversas acontecem”.   
Final da Libertadores foi evento mais twittado no Brasil em 2012: 3.548 tweets
por minuto. Foto: Link Estadão / Instagram / Reprodução.

Ainda, o diretor-geral do Twitter no Brasil explicou como está sendo pensando o trabalho da rede neste primeiro momento. “A princípio, estou me deslocando às agências de publicidade para saber o que as pessoas pensam sobre o Twitter. Nós temos objetivos agressivos no Brasil. Sinto que falta explicar aos brasileiros o que é a plataforma. Por isso, vamos iniciar diálogos com setores diversos: grupos de comunicação e futuros parceiros”.

Talvez seja aí o principal motivo para o microblog não ter conseguido emplacar de vez - se comparamos com o Facebook, por exemplo. Mesmo com toda a simplicidade dos aplicativos para o uso nos dispositivos móveis, como smartphone e tablet, o microblog ainda sofre certa resistência por uma parcela significativa do público. 

Um dos motivos seria o fato de que o Twitter possui uma linguagem muito própria com hashtags, arrobas, DM, Trendig Topics, RTs e Retweets. É preciso boa vontade – e uma certa dose de interpretação, para entrar em um espaço de estimulação ao debate em 140 caracteres. Por mais que soe agressivo, nem todo mundo tem o que falar.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

12 comentários

  1. Nossa, achei essa ideia de regionalização e personalização do Twitter um barato. Me irritava muito aqueles memes chatos de fãs de artistas que não acrescentam em nada e só aumentam o ego do artista em questão.

    ResponderExcluir
  2. O Twitter já nasceu com cara de broading cast. O diferencial dele é a informação em tempo real. O grande público ainda tem dificuldade de compreensão da linguagem dele mesmo, concordo contigo.

    ResponderExcluir
  3. Nem sabia dessas novidades todas em relação ao Twitter aqui no Brasil. Boa matéria!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa matéria Wander. Como sempre saindo na frente. Eu pelo menos não tinha noção dessas investidas do twitter, que aliás, na minha modesta opinião é o que se tem de melhor hoje na rede (rsrsrs) gosto muito do TT.
    Eu, inclusive passei a usar o twitter por causa do Endrigo do Cena Aberta, me virei como pude e aprendi a usar. Pronto, me apaixonei. Lembrando que quando a coisa aperta eu apelo pro Wander rsrsrs.

    ResponderExcluir
  5. Que boa matéria, hein. Não tinha lido isso ainda em nenhum lugar. Vou mudar o meu Trending Topics para BH também...hehehe.

    ResponderExcluir
  6. Acho que 2010 foi o boom do Twitter em todo mundo, principalmente no Brasil. Depois o povo (re)descobriu o Facebook, que tinha uma lógica que lembrava o Orkut e se encantou. Agora é que as pessoas estão começando a entender para que serve cada uma...quando isso acontecer vão ver que o Twitter tem essa proposta de debate, de informação em tempo real...coisa que o Facebook ainda não atinou para essa demanda. Esse lance de só curtir e compartilhar revela aquilo que você falou na matéria: nem todo mundo tem o que dizer...e essa é a mais pura verdade.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Wander! Parabéns pela matéria e pelo conteúdo do blog de uma maneira geral. Não sabia dessas novidades do Twitter. Gosto de usar o Twitter mais para ficar informada sobre as coisas que estão acontecendo do que para ficar postando. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Por incrível que pareça ainda não tenho uma conta no Twitter. Tenho dificuldade de entender como funciona as coisas por lá....quem sabe um dia eu entre.

    ResponderExcluir
  9. Conheço gente que acessa o Twitter só para ler o que os outros escrevem, mas que não tem coragem de tweetar nada. Uma pena....rede social é para ser socializada.

    ResponderExcluir
  10. Acho que a vinda de um escritório do Twitter para o Brasil é uma questão de posicionamento da marca, uma vez que ela teve uma caída significativa este ano. Sou usuário do Twitter, mas me irrita essa imbecialização do trending topics cheio de memes de babação de ovo de artistas. Que nojo!

    ResponderExcluir
  11. Já tive Twitter e parei de usar. Não achei a menor graça pq poucas pessoas me seguiam de volta. Atualmente, só uso para ler informações sobre o trânsito antes de ir e voltar para o trabalho. Não posto nada há mais de um ano.

    ResponderExcluir
  12. Sou viciada no Twitter e no Instagram. Já fiz várias amizades online com pessoas de várias partes do Brasil só por conta dos debates que o Twitter proporciona, principalmente durante a novela Lado a Lado e durante o The Voice Brasil. Adorei saber das novidades. Beijos

    ResponderExcluir