Café vê TV – Autores de novela novatos, RedeTV!, The Voice Brasil e Homens Gourmet

dezembro 10, 2012



Compartilhar informações sobre os bastidores da TV, além de opinar sobre lançamentos e atrações. Trata-se da proposta desta nova seção do blog @cafecnoticias, o Café vê TV. De forma semanal, você confere as principais notícias do mundo do entretenimento. Acompanhe:

Novatos

Curioso observar um fenômeno entre os autores de novelas da Rede Globo. A atual safra de novos roteiristas tem mostrado novelas de melhor qualidade, em relação aos veteranos que possuem décadas como novelistas titulares. O que falar de Lízia Manzo com a primorosa A Vida Da Gente, a dupla Thelma Guedes e Duca Rachid com a adaptação de O Astro e a cultuada Cordel Encantado? Ainda temos outros exemplos, como Felipe Miguez e Isabel Oliveira com Cheias de Charme e atual novela das seis Lado a Lado, de João Ximezes Braga e Claudia Lage, que tem brindado o público com uma excelente história apresentado a luta por liberdade no início da república no Brasil.
João Ximezes Braga e Claudia Lage são autores de Lado a Lado.
Foto: Rede Globo / Divulgação.

Sem dúvida, quem está no topo do destaque dos autores novatos – apesar de não ser tão novato assim nos folhetins, é João Emanuel Carneiro que sacudiu o país com a sua deliciosa Avenida Brasil, sucesso de crítica e de público. Enquanto isso, na outra ponta, Silvio de Abreu amarga mais um trabalho ruim com o remake de Guerra dos Sexos e Glória Perez se mostra cada vez mais repetitiva em Salve Jorge.

Daí, o telespectador se questiona: o que está acontecendo com autores veteranos? Será que se acomodaram em um único estilo e estão com dificuldade de criar novas histórias mais próximas do telespectador? No meio disso tudo, há ainda outro debate: o autor que escreve para satisfação pessoal ou dos amigos atores/diretores, e não necessariamente para o público. Com as redes sociais usadas como trombone, o telespectador não aceita mais qualquer coisa. Se os autores veteranos não se renovarem, vão comer mosca.

Diferença

Diferente das versões internacionais do The Voice, o The Voice Brasil tem se comprimido uma das partes mais importantes do reality musical em função da pressa de colocar os candidatos cantando para julgamento do público que é a presença e interferência do técnico na seleção musical escolhida. Talvez, seja esta parte de aconselhamento do técnico que difere o formato do The Voice dos outros programas do mesmo gênero. 
Do jeito que está corrido e com as votações acontecendo rapidamente no final das apresentações musicais, o reality se assemelha ao Ídolos, onde apenas a decisão do público importa e há pouca interferência dos técnicos. A solução poderia ser uma redução dos números musicais por edição – o que daria ao público uma semana inteira para votar ao invés de alguns minutos. #FicaADica

Sabor

Para quem gosta de cozinhar, vai aí uma dica interessante na programação da TV Paga: assista ao programa Homens Gourmet, do canal Bem Simples (canal 32 na Oi TV e 81 na NET). De forma leve e divertida, os chefs Guga Rocha, Carlos Bertolazzi, Dalton Rangel e João Alcântara ensinam pratos práticos, preciosidades da comida de boteco e da alta gastronomia. 
A impressão que dá é que são quatro amigos na cozinha experimentando receitas, substituindo condimentos e jogando conversa fora. Em sua terceira temporada, o programa deste mês de dezembro traz dicas de pratos para a sua ceia de natal e de ano novo. Abaixo, assista o vídeo de uma receita de salada de penne com atum:


Inclusão

Nesse domingo (09/12), o programa Esquenta, de Regina Casé, voltou à programação da TV Globo em grande estilo. A atração abordou um tema de fundamental importância na nossa sociedade: a inclusão de pessoas com deficiência física. Para debater o assunto, Regina foi até Brasília-DF conversar com a presidente Dilma Roussef, dentro de uma unidade do Hospital Sarah Kubitschek.
No palco, o programa contou com a participação de um time de medalhistas Paralímpicos, além da presença da médica Dra. Lucia Braga e o músico Herbert Vianna, do Paralamas do Sucesso. Ainda, o programa que fica no ar até Junho de 2013 contou com a presença de Wagner Love, Dedé do Vasco e Thiaguinho. Sucesso de repercussão nas redes sociais, o programa teve 17 pontos de média, segundo o Ibope.

Vinheta

O SBT lançou nesse domingo (09/12) a vinheta de final de ano com todo o seu elenco. A música é inspirada no hit “Gangnam Style”, de Psy, e é cantada quase que integralmente pelo apresentador André Vasco e tem a presença de todo o elenco da emissora. 
Outra curiosidade do clipe é a presença do bonequinho em animação do apresentador Silvio Santos e a aparição da Menina Fantasma, da atriz Ana Lyvia Padilha, que ficou famosa internacionalmente com a pegadinha do susto no elevador, no Programa Silvio Santos. Assista o vídeo:

Dificuldade

A situação financeira da RedeTV! continua preocupante. A emissora deixou de cumprir a lei ao não depositar a 1ª parcela do 13° até o dia 30 de novembro para os funcionários e, ao que parece, um dos donos da emissora vê isso com naturalidade. 
“2012 foi o ano mais difícil, não desde a nossa fundação, mas sem dúvidas dos últimos cinco. Teve a saída do ‘Pânico’ [que foi para a Band], houve uma série de boatos que contribuiu negativamente para a imagem no mercado e, desde então, muitos anunciantes deixaram o canal. Teve esse problema do 13°, mas nos últimos três meses, pagamos os funcionários com antecedência; evidentemente que isso não é notícia, e a gente entende a imprensa, coisa boa não vira manchete. Contudo, foi um ano difícil e não podemos esconder", disse o vice-presidente da Rede TV, Marcelo de Carvalho, em entrevista ao Portal Comunique-se.

Greve

E por falar em situação difícil para os profissionais de TV, os profissionais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) pretendem fazer uma paralisação de 24 horas, na próxima quinta-feira (13/12), diante da recusa do Governo Federal de discutir o reajuste salarial dos funcionários. Eles reivindicam 3% de ganho real no salário e reajustes de 12% para o auxílio-alimentação, 30% para o auxílio-creche e 50% para o auxílio-pessoa com deficiência.
A greve ocorre no mês em que a TV Brasil completa cinco anos de operações em todo território nacional e no exterior. Ainda não se sabe quais veículos e programas serão afetados com a greve, mas estima-se que pelo menos 30% dos serviços sejam mantidos. A EBC é gestora dos canais TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Radioagência Nacional e das oito emissoras que compõem o sistema público nacional de rádio.

Proibição

Desde a última sexta-feira (07/12), as propagandas de qualquer tipo de bebida alcoólica – com teor alcoólico igual ou superior a 0,5 grau, estão proibidas de serem veiculadas na TV aberta e no rádio, entre 06h às 21h. De acordo com o procurador da República, Maurício Pressutto, os comercias de bebidas alcoólicas não estão proibidos e sim, "restritos".
Na ação, ainda consta a proibição de que produtos alcóolicos sejam associados ao esporte olímpico ou de competição, e que façam alusão ao desempenho saudável de qualquer atividade. Quem não cumprir, terá que pagar multa diária no valor de R$ 50 mil que será revertida para o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (art. 13 da Lei 7347/85). A decisão ainda cabe recurso por parte das empresas que se sentiram atingidas.

Digital

Por meio do Google Play – loja de produtos e aplicativos da plataforma Android, a Google passa a oferecer livros, filmes e séries que podem ser baixados tanto para o computador, quanto para smartphone e tablet. A iniciativa visa mudar a experiência do internauta com o conteúdo de entretenimento, como já acontece com os usuários da Apple por meio do iTunes. Entre os títulos de e-book estão autores brasileiros e internacionais. O destaque fica por conta dos best-sellers Cinquenta Tons de Cinza, Jogos Vorazes, Morte Súbita, A Guerra dos Tronos, entre outros.

Já entre os filmes, o internauta vai poder encontrar desde lançamentos aos clássicos, tais como E.T., O Poderoso Chefão, O Espetacular Homem-Aranha, A Era do Gelo 4, Branca de Neve e o Caçador, etc. Com a parceria com o estúdios NBCUniversal, Paramount Pictures, Sony Pictures Home Entertainment, Twentieth Century Fox e Walt Disney Studios Motion Pictures, PlayArte Pictures, a expectativa é que em breve não só as séries entrem no catálogo, como também programas de TV, reality show e eventos esportivos.



Tem sugestões de pauta? Envie e-mail para wander.veroni@gmail.com






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Muito boa acoluna de hoje. Concordo com você quanto aos novos autores de novela. Eles estão dando um show à parte. Amo assistir Lado a Lado. É uma parte da história do povo negro brasileiro que precisa ser contada e vista. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Achei o maior barato o SBT colocar a Menina Fantasma na vinheta de Fim de Ano. Prova de que o canal leva tudo na esportiva, no bom humor.

    ResponderExcluir
  3. Já passou da hora mesmo de regular essas propagandas de cerveja várias horas durante o dia e ainda incentivando/patrocinado o esporte. Alcoolismo é doença....tinha que ter propaganda proíbida igual cigarro.

    ResponderExcluir