Café na Web – Inscrições abertas para o Google Journalist Fellowship 2013

dezembro 20, 2012



A Google em parceria com várias entidades internacionais de Jornalismo criou o programa Google Journalist Fellowship 2013. Trata-se de uma oportunidade para jornalistas e estudantes de jornalismo – que trabalham com jornalismo online em diversas partes do mundo, de aperfeiçoarem técnicas e compartilhar conhecimento no uso da tecnologia para contar as suas histórias de modo empreendedor, inovador e dinâmico.

O curso será realizado nos Estados Unidos e terá foco o jornalismo digital baseado no levantamento de dados e liberdade de expressão online, além de propor novos modelos de negócios na web. O programa terá o seu início com uma semana na Fundação Knight e termina com uma semana na Google, dividido entre o Google News e YouTube.

Com duração de 10 semanas, o programa vai começar no dia 03 de Junho de 2013 e vai até agosto – tempo de duração do verão norte-americano. O participante terá uma bolsa de estudos no valor de US$ 7,5 mil, mais US$ 1 mil para despesas de viagem, tendo que providenciar a moradia e alimentação durante todo o período.

O Google Journalist Fellowship 2013 vai dar oportunidade aos bolsistas de contribuírem para uma variedade de projetos jornalísticos, desde aqueles que estão mergulhados em jornalismo investigativo para aqueles que trabalham para a liberdade de imprensa em todo o mundo e, sobretudo, para aqueles que estão ajudando a mudar o relacionamento do internauta com a informação na era digital por meio de projetos próprios, como os blogs de jornalismo independente.

As inscrições vão até o dia 31 de janeiro e terá um número limitado de bolsistas. É necessário ter inglês fluente e já trabalhar [ou ter algum projeto próprio] ligado ao jornalismo online. No caso de estudantes, material científico/acadêmico também conta ponto no processo seletivo. As organizações participantes são baseadas em Berkeley, CA, Columbia, MO, Cambridge, MA, Petersburg / Miami, FL, St. New York, NY e Washington, DC.

São elas: o Center for Investigative Reporting, o Comitê para a Proteção dos Jornalistas, Repórteres e Editores Investigativos, a Fundação Knight, o Projeto Pew Research Center para a Excelência em Jornalismo, Poynter, Nieman Journalism Lab e ProPublica que são parceiros que ajudaram a desenvolver todo o programa. Para se inscrever, clique aqui.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. Muito interessante este projeto da Google. Deve ser um aprendizado impressionante trabalhar diretamente com essas organizações super conceituadas. Vou me inscrever!!! Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  2. Pena que não sei inglês, se não me inscreveria neste programa da Google. Quem não quer uma bolsa de sete mil e quinhentos dólares, né? Fora o aprendizado profissional que deve rolar. Meu sonho é trabalhar com jornalismo online.

    ResponderExcluir
  3. Opa! Uma excelente oportunidade de dar um up na carreira, hein. Pelo pouco que vi essa curso é a sua cara, Wander. Tenho certeza que você passa se você se inscrever. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Vou passar o link deste post para os meus colegadas da faculdade. Esse curso do Google é uma oportunidade de ouro!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Senhora....vou me inscrever agora nesse curso. Já tinha vontade de fazer intercâmbio, se passar vou unir o útil com o agradável. Adorei!!!

    ResponderExcluir
  6. Gente, que curso fantástico é esse que você ganha para aprender? Adorei...ainda mais que acabei de formar em jornalismo e meu sonho é trabalhar com jornaismo online. Vou me inscrever agora mesmo!!! :)

    ResponderExcluir