Café vê TV – Roteiristas, Especial de Natal, Cinema e manipulação na Fazenda de Verão

dezembro 24, 2012



Compartilhar informações sobre os bastidores da TV, além de opinar sobre lançamentos e atrações. Trata-se da proposta desta seção do blog @cafecnoticias, o Café vê TV. De forma semanal, você confere nesta coluna as principais notícias do mundo do entretenimento. Acompanhe:

Criatividade

Fazendo um prognóstico sobre o que será destaque no setor de audiovisual em 2013, arrisco a dizer que os Roteiristas já figuram na lista das demandas que mais carecem de mão de obra no Brasil. Principalmente, os bons roteiristas. Aqueles que estão antenados que um produto de TV não conversa somente com o público de TV, mas sim com todos os outros meios. O mercado atual pede que os roteiristas saibam propor um produto transmídia. Desse modo, o roteirista tem que pensar que o produto que ele está desenvolvendo será visto também na internet e passará pela análise criteriosa do público nas redes sociais.

E esta nova atitude está construindo um novo paradigma no modo como fazer televisão. Alguns roteiristas – principalmente os mais experientes, tem dificuldade de aceitar que a atração que ele criou não pode ser somente para satisfazer o seu ego ou para afagar determinado artista. O produto é do público. É o telespectador que manda. As novelas Cheias de Charme e Avenida Brasil são um exemplo disso: o público é surpreendido a cada momento e vê a internet como fórum, uma extensão daquilo que acontece na TV e percebe que aquilo que sugeriu ou comentou entrou naquele contexto.

Enquanto isso, Salve Jorge e Guerra dos Sexos - novelas que pegaram um horário super em alta com o público, não conseguiram se manter porque ainda trabalham com a lógica analógica, da passividade do telespectador da década de 1990 e início dos anos 2000. O telespectador mudou. O mundo mudou. Ignorar o que público pensa e posta nas redes sociais é perigoso. Não basta ser líder de audiência. Hoje, um programa de sucesso precisa também ter repercussão na internet.

Nas novelas, isto é tão visível quanto na linha de show. Falta criatividade. Poucos querem entender o que público pensa ou quer ver na TV. O que era visto como estilo na década passada, soa agora como repetição. É preciso inverter a lógica, surpreender o público a cada novo episódio. Deixar personagens e apresentadores mais verossímeis. E, mais do que isso, aceitar que o público também quer participar do processo criativo. O roteirista que entende isso, pesquisa e senti aquilo que o público quer tem a chave para o sucesso.

Especiais

Na véspera de Natal, dia 24 de dezembro, as principais emissoras de TV aberta brasileira prepararam uma programação especial. Confira tudo que vai rolar na telinha no podcast que gravei especialmente para a coluna. Aperta o play:

Terror

O artista freelancer Roberto Sánchez criou uma fan art baseada na série American Horror Story: Asylum que tem sido bastante repercutida nas redes sociais. Trata-se de cartazes promocionais da série da FOX, baseada no estilo artístico de Sterling Cooper Draper Price. O clima retrô da ilustração tem tudo a ver com a proposta do programa e tem sido alvo de muitos elogios e críticas positivas.

Ambientada em 1964, American Horror Story: Asylum conta a história de personagens que foram internados em manicômio contra a vontade e por lá passam por situações de tortura, humilhação e muita crueldade. No elenco, nomes como Jessica Lange, Sarah Paulson, Lily Rabe, Evan Peters, Zachary Quinto, James Cromwell, Joseph Fiennes, Adam Levine, Chloe Sevigny, Clea Duvall e Jenna Dewan. A série é exibida na terça-feira, às 23h, na FOX (canal 50 na NET / canal 46 na Oi TV).

Manipulação

O Blog Amigos de Reality trouxe uma denúncia muito séria sobre a última Roça formada por Angelis e Rodrigo Carril, na semana passada. Descontente com o casal lésbico que se formou dentro de a Fazenda de Verão, a Rede Record está fazendo uma verdadeira campanha contra Angelis e Manu, mostrando apenas situações vexatórias da participante e omitindo o romance das duas. 

Não contente, a produção do programa inverteu o número de SMS para votar entre os participantes. O teste, segundo o blog, foi feito em dois telefones diferentes, sendo a sequência numérica diferente da que era apresentada ao público na TV. Complicado, no mínimo. Procurada, a Record não quis se pronunciar e disse que os votos do reality são apurados pela BDO Auditores Independentes.

Depois do trágico acidente que culminou no falecimento do seu filho Rafael Mascarenhas, a atriz e apresentadora Cissa Guimarães estreou no GNT um dos melhores programas da TV Paga em 2012, o Viver com Fé. A atração mostra, de uma maneira bem intimista, histórias de força e superação por meio da fé, sob o ponto de vista das mais variadas religiões e crenças. 
Por meio de bate-papos com personalidades e pessoas anônimas, Cissa mostra a importância da fé para aceitar as adversidades e alegrias da vida e, acima de tudo, ter equilíbrio para seguir em frente. O Viver com Fé é exibido no GNT, na quarta-feira, às 20h, com reprises na terça-feira às 18h e na quarta-feira às 10h30. Inclusive, o programa virou livro e pode ser adquirido aqui. Abaixo, assista a entrevista que Cissa fez com a cantora Maria Betânia:

Cinema

Estreia no dia 08 de fevereiro de 2013, nos cinemas de todo o Brasil o filme, Tainã, a Origem. O longa conta a história de Tainá, uma indiazinha órfã de cinco anos de idade que sonha em se tornar uma guerreira e descobrir sua verdadeira origem. Ao longo do caminho, ela faz amigos surpreendentes como Laura, uma garota da cidade, perdida na selva, e Gobi, um indiozinho inteligente.
Para interpretar Tainá no início da vida, a escolhida foi a pequenina Wiranu Tembé, uma indiazinha de cinco anos, da aldeia Tekohaw, do Pará. Wiranu não falava uma palavra de português antes de ser descoberta pela equipe do filme. No elenco, nome como Gracindo Junior, Nuno Leal Maia, Guilherme Berenguer, Laila Zaid, entre outros. A direção é de Rosane Svartman, responsável pelo filme Desenrola, pela série Confissões de Adolescente e pelo roteiro da novela Malhação 2012/2013. Assista o trailer:

Retrospectiva

Quais foram os programas, jornalísticos, séries, novelas e filmes que mais marcaram a TV brasileira em 2012? Na última edição da coluna Café vê TV, vamos analisar os principais destaques da telinha tanto na TV aberta, quanto na TV Paga e, sobretudo, na internet. E você está mais do que convidado para nos ajudar nesta empreitada. Quer participar? 
Basta enviar por e-mail, um comentário no final do post ou um mensagem via redes sociais apontando o que mais lhe marcou em 2012 na Televisão. Vale tudo:  cena de novelas, reportagens marcantes, coberturas jornalísticas, lançamentos, gafes, micos, vídeos que mais bombaram na internet e até estreias que não deram certo. Fique a vontade! Enquanto isso, para refrescar a sua memória assista a #Retrospectiva2012 feita pelo site Meio e Mensagem. Veja o vídeo:




Tem sugestões de pauta? Envie e-mail para wander.veroni@gmail.com



Que neste Natal possamos dar também outros presentes. 
Para seu inimigo, perdão. Para um oponente, tolerância. 
Para um amigo, seu coração. 
Para tudo, caridade. Para toda criança, um bom exemplo. 
Para você, carinho. Para todos nós, respeito. 
Saúde e PAZ para todos os amigos, leitores e parceiros! 





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

5 comentários

  1. Eu amo o programa da Cissa Guimarães no GNT. Sempre me emociono com as histórias e com as entrevistas que ela faz. Adorei o Café Quente e o Café Frio. Concordo com o que você disse. Na retrospectiva, acho que o Viver com Fé tem que entrar na lista de destaques da TV Paga. Beijos e Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro ler essa coluna. Realmente ela tem informação, e não só fofocas ou suposições. Para mim, o grande destaque da TV aberta foi o The Voice Brasil e a novela Carrossel. Esses dois não podem faltar na Retrospectiva.

    ResponderExcluir
  3. Wander, acho que você faz a coluna sobre TV/entretenimento mais multimídia que já vi na internet. Vc utiliza foto, vídeo e agora podcast. Parabéns pela sacada!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curioso para ler a retrospectiva da coluna na semana que vem. Sempre passo aqui para saber o que está acontecendo. O seu blog é referência!

    ResponderExcluir
  5. Adorei ouvir a sua voz no podcast, Wander. Você tem que fazer isso mais vezes aqui no blog. Feliz Natal para você também. Beijos

    ResponderExcluir