Café vê TV – Final de Avenida Brasil, Salve Jorge, Justin Bieber e Copa do Nordeste 2013

outubro 15, 2012



Compartilhar informações sobre os bastidores da TV, além de opinar sobre lançamentos e atrações. Trata-se da proposta desta nova seção do blog @cafecnoticias, o Café vê TV. De forma semanal, você confere as principais notícias do mundo do entretenimento. Acompanhe:

Sucesso

Em reportagem publicada no jornal O Globo, nesse domingo (14/10), o autor João Emanuel Carneiro falou sobre o sucesso de Avenida Brasil. Na entrevista, ele revelou que Adriana Esteves não foi a sua primeira opção para compor Carminha, mas que agradece a Deus por tê-la a escolhido. Além disso, ele se revela um tremendo analfabeto digital e comenta sobre a ambiguidade de Nina – a mocinha que preparou um plano de vingança para a sua algoz e sobre a boa aceitação do público com a trama.
O roteirista afirma está guardando o embate final entre Carminha e Nina para o capítulo final que terá 70 minutos de duração a pedido da Rede Globo. "A novela tem esse poder de juntar as pessoas em torno de um único assunto. É a vocação do gênero. Quero passar a assistir às minhas conectado à internet, mas acho um pouco perigoso. Fico com medo de ser influenciado para o bem e para o mal. Mas na próxima pretendo fazer esse exercício", diz Carneiro. Clique aqui para ler a entrevista completa.

Quem matou?

João Emanuel Carneiro não perde tempo. Na última semana da novela das nove escrita por ele, Avenida Brasil, da Rede Globo, o roteirista apostou em um dos recursos mais utilizados nos folhetins contemporâneos para prender a atenção do telespectador: o famoso “quem matou?”. No folhetim, a pergunta que não quer calar e parou todo o Brasil é: quem matou o Max, personagem de Marcello Novaes. 
No rastro do sucesso da novela, os programas Domingão do Faustão, Fantástico e Mais Você abriram espaço para debater o assunto e, de quebra, promover a última semana da novela. Até o Pânico na Band, na paródia de Avenida Barril, satirizou os possíveis assassinos de Max. O blog acredita que seja o Santiago – o inescrupuloso pai de Carminha interpretado por Juca de Oliveira. E para você, quem matou Max? Deixe a sua aposta nos comentários.

Estreia

Na próxima segunda-feira (22/10), estreia a nova novela das nove da Rede Globo, Salve Jorge. Escrita por Glória Perez e sob a direção geral de Marcos Schechtman, o folhetim contará a história de amor da moradora de uma favela do Complexo do Alemão com um oficial militar que é o chefe de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). 
Além disso, a trama mostrará o submundo do tráfico de pessoas, os costumes culturais da Turquia e a devoção a São Jorge da Capadócia – santo que aparece tanto no Catolicismo, quanto no Candomblé. No elenco, nomes como Nanda Costa, Rodrigo Lombardi, Flávia Alessandra, Totia Meireles, Tammy Miranda, Tiago Abravanel, Giovanna Antonelli, Antônio Calloni, Alexandre Nero, entre outros. Clique aqui para assistir o trailer da novela.

Futebol

A TV Esporte Interativo anunciou que irá transmitir todos os 62 jogos da Copa do Nordeste, entre 19 de janeiro e 17 de março de 2013. O torneio regional será realizado pela 10ª vez, mas não contará com times do Piauí e Maranhão, tendo ao todo 16 clubes. O evento esportivo teve as chaves sorteadas na última quinta-feira (11/10). 
Bahia, Sport, Vitória e Santa Cruz entraram como cabeças de chave, conforme o ranking da classificação obtida nos campeonatos estaduais. O campeão terá o direito de disputar a Copa Sul-Americana – atualmente, apenas os times que jogam o Campeonato Brasileiro podem conseguir uma vaga. A estimativa é que a edição de 2013 gere uma renda – entre direitos de TV e marketing, de mais de R$ 20 milhões.

Pegadinha

O cantor canadense Justin Bieber pregou um hoax há algumas semanas com o intuito de promover o seu novo clipe, Beauty and the Beat, um dueto com Nicki Minaj. Tudo começou quando o astro teen postou no Twitter que o laptop dele havia sido roubado. Dias depois foi amplamente noticiado suposta fotos íntimas do artista. Até uma briga com uma conta fake no Twitter foi montada para dar veracidade à história que foi desmascarada com muita precisão jornalística pelo site E-Farsas.
O hoax é uma história falsa repetida à exaustão na internet com o intuito de parecer verdade, mas é pegadinha. É uma estratégia muito usada no marketing de guerrilha nas redes sociais. E você, acha certo um artista que tem como principal público crianças e adolescentes brincar com um assunto tão sério para a promoção de um trabalho? No clipe, Justin simula algumas imagens pessoais, como se ele mesmo estivesse gravando e tivessem sido vazadas na internet. Assista:


Exportação

A Mipcom 2012 – considerada a maior feira de TV do mundo, terminou nesta última quinta-feira (11/10), em Cannes, na França. Este ano, o evento teve um aumento de 36% de empresas latino-americanas em relação à edição anterior. Ao todo, a feira contou com 12,9 mil participantes de 104 países. Dos 4,4 mil compradores registrados no evento, 500 estavam comprando para o formato de Vídeo on Demand (VOD)
Das emissoras de TV aberta brasileiras, os destaques foram para a venda das novelas Insensato Coração (Gilberto Braga e Ricardo Linhares, 2011), da Rede Globo, e Vidas em Jogo (Cristianne Fridman, 2011), da Record. Já a TV Band levou a série infanto-juvenil Julie e os Fantasmas, co-produzida com a Nickelodeon. O SBT apostou na comercialização do formato do programa Vamos Brincar de Forca, sucesso de Silvio Santos na década de 1980. Já RedeTV! foi apenas para comprar formatos.

Emmy Awards

A série A Mulher Invisível, da Rede Globo e co-produzida pela Conspiração Filmes, é finalista do International Emmy Awards, na categoria Comédia. Com 13 episódios exibidos em duas temporadas no ano passado pela Rede Globo, a série mostra a história do casal Pedro (Selton Mello) e Clarisse (Débora Falabella) que para fugir dos problemas conjugais, Pedro inventa Amanda (Luana Piovani), uma amante deslumbrante que só ele consegue ver – além do público. 
Já a série Julie e os Fantasmas, da produtora Mixer em parceria com a TV Band e a Nickelodeon foi indicada ao Kids Emmy Awards. A trama infanto-juvenil narra a história de Julie (Mariana Lessa), adolescente de 15 anos que nutre uma paixão secreta por Nícolas (Michel Joelsas) e um talento musical que só consegue ser expressado com a ajuda dos fantasmas.

Prêmio

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) conquistou o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em duas categorias e uma Menção Honrosa. A TV Brasil foi premiada na categoria TV/Documentário com a reportagem “Crimes da ditadura”, exibida no “Caminhos da Reportagem”, sob direção e edição de Conchita Rocha. Na mesma categoria, a emissora recebeu Menção Honrosa pela reportagem “A mão de obra escrava urbana”, também veiculada no “Caminhos da Reportagem”, sob direção e edição da jornalista Bianca Vasconcelos. Na categoria Rádio, a vitória foi da Rádio Nacional da Amazônia, com a matéria “Crimes contra indígenas da ditadura”, de Máira Heinen.


Tem sugestões de pauta? Envie e-mail para wander.veroni@gmail.com



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Para mim foi a Ivana que matou o Max na novela Avenida Brasil...o que ela estava fazendo com aquela arma na mão? Só pode ter sido ela mesma. Quanto ao Justin Bieber, isso é lamentável...um artista que usa esse tipo de mentira não tem o meu respeito. Parabéns pela coluna. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que bacana o Nordeste lançar um campeonato próprio e com possibilidade transmissão nacional. Tomara que alguma emissora de TV aberta também exiba o torneio.

    ResponderExcluir
  3. concordo sobre o Justin, seu publico é formado especialmente por crianças, pre adolescentes, mas ao msm tempo tb n dava pra imaginar que iriam surgir com imagens dizendo ser o cara pelado rsrsrs

    ResponderExcluir