Café Musical – Psy leva a música "Gangnam Style", da Coreia do Sul, para o mundo

outubro 14, 2012



Não é americano, nem europeu. A origem do dono do hit de sucesso do ano é sul-coreano e atende pelo nome de Psy. Atual representante de maior visibilidade do K-popestilo de música pop da Coreia do Sul que mistura elementos de hip hop, pop, rock, R&B e música eletrônica; o rapper Psy ajudou a difundir mundialmente o som da Coreia do Sul em todo o mundo, mostrando que a internet está sendo um instrumento facilitador para romper as barreiras do idioma. Clique aqui para conferir sete curiosidades sobre Psy.

O clipe da música Gangnam Style já vai entrar para o Guinness Book como o vídeo com o maior número de “Likes” da história do YouTube por ter conseguido superar a marca de mais de 455 milhões de visualizações. No final de setembro, o hit dele alcançou a segunda colocação da Billboard. Antes dele, somente o grupo de K-pop Wonder Girls havia representado, em 2009, a Coreia do Sul na listagem com o hit "Nobody". Na época, a banda ocupou a 76ª posição. Abaixo, assista o clipe:


Por conta desse enorme sucesso, Psy é hoje um dos artistas mais requisitados do mundo. O jornal Folha de S. Paulo publicou uma linha do tempo contando como começou o sucesso de Psy, clique aqui. Em setembro, ele apareceu em vários programas da TV norte-americana – como por exemplo o Today, além de ter ensinado a apresentadora Ellen DeGeneres e a cantora Britney Spears os movimentos da dança que tornou a faixa famosa. Veja como foi a participação de Psy no Today e no The Ellen DeGeneres Show:





No Brasil, o programa Pânico na Band, da TV Bandeirantes, pode ser apontado como um dos maiores divulgadores da música de coreografia engraçada, que lembra uma cavalgada. Ainda no nosso país, o cantor Latino causou polêmica na internet ao fazer uma versão da música chamada de “Despedida de solteiro”.

A prévia da música foi lançada no Canal do YouTube oficial de Latino e teve o maior número de “Deslikes” (desaprovação) da história da internet brasileira, mostrando forte rejeição dos internautas, inclusive com uma grande campanha na internet e nas redes sociais. De acordo com o jornal Correio do Estado, a nova música de Latino está sofrendo rejeição por parte das emissoras de TV por conta da suspeita de plágio.

Crítica

Psy conseguiu o estrelato internacional com a música “Gangnam Style” por fazer uma crítica social, de forma bem humorada por meio do K-pop, aos novos ricos da Coreia do Sul, da região de Gangnam, em Seul. Considerado o local com o metro quadrado mais caro da cidade, Gangnam atraiu os novos ricos que queriam um lugar de conforto e alto padrão de luxo.

Em Seul, morar em Gangnam é visto como sinônimo de poder, luxo e riqueza, principalmente pelo fato dos moradores estarem sempre preocupados com a beleza, aparência e, principalmente, em educação. Uma pesquisa divulgada pela Coreia do Sul mostra que em Gangnam existe um alto investimento das famílias em educação, não só no alto nível das escolas de lá, mas na demanda crescente de professores particulares dos mais variados tipos de cursos. Clique aqui para ler uma reportagem completa sobre a influência de Gangnam na música de Psy.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

5 comentários

  1. Que legal essa postagem, Wander. Eu descobri o Psy no Pânico na Band. A música é muito boa...coloquei como toque no meu celular.

    ResponderExcluir
  2. O legal dessa música é que ela não é vazia, falando só de sexo e mulherada....é uma crítica ao alto padrão de luxo de Gangnam. Adorei a foto do início da postagem e morri de rir do Psy ensinando a Britney a dançar na Ellen. Parabéns pelo post, Wander. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito dessa música do Psy e gostei de saber um pouco sobre o artista. também adorei a foto do início da postagem. Show!

    ResponderExcluir
  4. Essa música é um fenômeno! Gosto muito e fiquei indignado quando vi o Latino, pra variar, tentando pegar carona no sucesso. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Não sei pq o Latino se presta a esse tipo de coisa, de ficar copiando hits internacionais para fazer versão. Ele nem precisa disso....fica se desgastando a toa. Adoro o Psy! Beijos

    ResponderExcluir