Café vê TV – Telejornais mineiros, Eduardo Sterblitch, VMB 2012 e The Voice Brasil

setembro 17, 2012


Compartilhar informações sobre os bastidores da TV, além de opinar sobre lançamentos e atrações. Trata-se da proposta desta nova seção do blog @cafecnoticias, o Café vê TV. De forma semanal, você confere as principais notícias do mundo do entretenimento. Acompanhe:

Eleição

Nesta semana, de 17 a 20 de setembro, os candidatos à prefeitura de Belo Horizonte – cujos partidos têm representação na Câmara Federal, serão entrevistados no MGTV 1ª Edição, da TV Globo Minas. Cada um terá oito minutos para detalhar o seu programa de governo. A ordem das entrevistas foi definida por sorteio realizado na presença de representantes dos partidos. O primeiro a ser entrevistado, na segunda-feira (17) será o atual prefeito e candidato a reeleição Márcio Lacerda (PSB).  
Na terça-feira (18) será a vez do candidato Patrus Ananias (PT). Na quarta-feira (19), o entrevistado será Alfredo Flister (PHS) e, por último, na quinta-feira (20) é a vez da candidata Maria da Consolação (PSOL). O MGTV 1ª Edição vai ao ar ao meio-dia com apresentação de Artur Almeida e Isabela Scalabrini.

Isenção

Interessante observar, em se tratando de eleições municipais, os principais telejornais de Belo Horizonte tem dado pouco ou quase nenhum destaque à  corrida eleitoral. Foi-se o tempo em que apenas as reportagens policiais seguravam a audiência de um programa. O telespectador quer diversidade. E a nova Classe C pede para se ver na TV e saber o que anda acontecendo na cidade, e não só no plantão policial. Com isso, manifestações políticas e apartidárias passam desapercebido como é mostrado no vídeo abaixo. Aonde foi parar a isenção?

Imparcialidade

E por falar em isenção, outro assunto que pode ser observado esta semana nos telejornais mineiros é a imparcialidade. Belo Horizonte sofreu um apagão de quase uma hora na região centro-sul e oeste e, por incrível que pareça, isso não foi destaque na TV. No dia seguinte, na parte da tarde, outro apagão aconteceu e apenas os portais de notícia deram o ocorrido. Em qualquer outra Praça, o apagão renderia uma boa reportagem, movimentaria equipes e, no mínimo, uma entrevista ao vivo com um especialista para explicar as causas do pane à população. Infelizmente, não houve nada disso. 
Será que nenhuma emissora de TV tinha equipe de reportagem na rua no horário do apagão? Até quando os critérios de noticiabilidade vão ficar à mercê de outros interesses? O que está acontecendo com o telejornalismo mineiro? O telespectador não é mais passivo como antes. A internet está aí para todos das mais variadas formas e formatos. Não é a toa que o número de televisores ligados (share) vem caindo progressivamente. Já passou da hora de vermos uma mudança editorial, mais significativa. Afinal, temos bons profissionais para isso.

Pegadinha

Mais uma vez, a Turma do Pânico pregou uma pegadinha em toda a imprensa. Vazou na mídia que ator e humorista Eduardo Sterblitch – mais conhecido como Edu, do Pânico na Band, teria deixado o humorístico e assinou com a Rede Globo. A notícia foi publicada no jornal Extra, do último sábado (15). No entanto, a notícia não passava de uma pegadinha da atração que ridicularizou os profissionais que cobrem entretenimento que não checam as suas fontes. 
Fazendo piada com a suposta notícia, a produção do Pânico tirou sarro dos telespectadores simulando a contratação de um novo humorista mascarado que, no final das contas, era o próprio Sterblitch. "Nunca assinei com a Globo. Sou eternamente grato ao Pânico. Só assino [com a Globo] se for com a turma toda", disse no palco o interprete de Cesar Polvilho. Além disso, paralelo ao trabalho no dominical, o ator estuda retomar, em São Paulo, a peça teatral A Velha e a direção do espetáculo Xuxu e Xuxuzinho, sobre a arte de palhaço.

Infantil

Nesta segunda-feira (17), o SBT reestreia a novela mexicana Gotinha de Amor, às 14h15. Produzida em 1998 pela Televisa e transmitida pelo SBT pela primeira vez em 2001, a trama conta a história da pequena Belinha que mora em um orfanato e que sonha em ter uma família. A partir das 14h45 entra no ar o penúltimo capítulo de Pequena Travessa. A reprise da novela faz parte de uma estratégia do SBT de retomar a parceria com a Televisa, promovendo um horário vespertino para a exibição de tramas mexicanas voltadas para o público infantil.

Revelação

Envolvida com as gravações da novela Cachito de Cielo, da Televisa, a atriz e eterna RBD, Maite Perroni, 29 anos, afirmou à imprensa mexicana que nunca pensou em subir num palco para cantar e que o seu sonho sempre foi ser atriz. Ela ainda confessou que no início do RBD ela e Alfonso Herrera dublavam as músicas. Mas depois os dois intensificaram as aulas de canto para poderem dar conta do recado. 
“Nunca me imaginei fazendo um show, nem de longe. Mas aprendi muita coisa graças a esta oportunidade. Fizemos vários shows em muitos lugares do mundo. Mas hoje, me sinto mais realizada como atriz", revela. Recentemente, Maite participou do filme de época El Arribo de Conrado de Sierra, dirigido por René Pereyra, que deve estrear no final do ano.

"Acabei de chegar à Record, não dá nem pra pensar em elenco. Agora tenho
que pensar numa história. (...) Primeiro preciso conhecer o casting da Record.
Se precisar de mais gente, procuraremos no mercado", escreveu o autor Carlos
Lombardi no Twitter. O roteirista que ficou 30 anos na Rede Globo e assinou
contrato com a Record na semana passada. Clique aqui para ver a matéria.

Premiação

Nesta quinta-feira (20), às 20h, a MTV Brasil exibe ao vivo o Vídeo Music Brasil 2012. Inspirado na cultura de rua, a premiação musical não vai ter um apresentador, mas sim vários VJs e convidados se revezando na função de anunciar vencedores e os shows ao vivo. A partir das 17h, Didi Effe, Marimoon e Tatá Werneck, promovem um esquenta da festa e recepcionam os primeiros convidados na porta do evento. 
Já no final da noite, caberá Jana Rosa e China a missão de repercutir tudo que acontecer depois que a premiação acabar. Entre os shows já confirmados estão Planet Hemp, Racionais MC’s, Gal Costa, Karina Buhr, Marcelo D2, Projota, Bonde do Rolê, Agridoce, Emicida e ConeCrewDiretoria. O VMB 2012 acontecerá no Espaço das Américas, na Barra Funda, em São Paulo.

Sertanejo

Com transmissão ao vivo da Mix TV (canal 24 UHF) a partir das 19h30, o Sertanejo Pop Festival acontece neste sábado (22/09), no Espaço das Américas, na Barra Funda, em São Paulo. Para comprar o ingresso, clique aqui. Entre as atrações estão Gusttavo Lima, Fernando & Sorocaba, João Neto & Frederico e Thaeme & Thiago. 
O evento que já chegou a reunir mais de 40 mil pessoas em Belo Horizonte chega à capital paulista com boa infraestrutura, segurança e sete horas de diversão garantida. Para fazer um “esquenta” do festival, a Mix TV vai exibir durante toda a semana, de 16h45 às 17h, os clips dos cantores sertanejos que estão nas principais paradas de sucesso. Fique ligado!

Reality

No próximo domingo (23/09), estreia nas tardes da Rede Globo o The Voice Brasil. Sob a direção de núcleo de Boninho e direção geral é de Carlos Magalhães, a versão brasileira do reality musical terá como mentores Carlinhos Brown, Claudia Leitte, Daniel e Lulu Santos. Eles terão a missão de descobrir, treinar e fazer brilhar um novo cantor do cenário musical brasileiro. 
A apresentação será de Tiago Leifert, que dividirá o palco com os treinadores e com a atriz Daniele Suzuki que vai mostrar os bastidores do programa e boletins diários sobre os participantes. Além do treinamento, os técnicos também ficarão encarregados pela produção das apresentações de seus “alunos”, e terão carta branca para planejá-las. O campeão do The Voice Brasil ganha R$ 500 mil e um álbum gravado pela Universal Music. Para entender como funciona a competição.





Tem sugestões de pauta? Envie e-mail para wander.veroni@gmail.com




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

5 comentários

  1. Como o Lombardi tá velhinho rsrsrs concordo sobre A Grande Família, quinta estava bem bacana com a chegada do Porchat... sabem se reinventar!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela coluna de hoje, Wander. Só notícia quente. Adorei a sua crítica sobre os telejornais mineiros. Chega de só falar do plantão policial, né. Não vejo a hora de começar The Voice Brasil....vai ser mara. Bjs

    ResponderExcluir
  3. O Pânico vive pregando pegadinha em todo mundo...o pior é o povo da imprensa caindo nessas pegadinhas. Cadê a apuração?

    ResponderExcluir
  4. Acho que a Record comprou seis por meia dúzia ao contratar o Lombardi. As novelas dele são chatas e se repetem, não tem nada de engraçadas. Só quero ver se os bispos vão deixar que ele faça os apelos eróticos e estereótipos que ele adora colocar nas suas novelas.

    ResponderExcluir
  5. Posso falar uma coisa: a MixTV é melhor que a MTV. Pelo menos lá ainda tem música dos mais variados tipos. Detesto as novelas do Lombardi. A Record deu um tiro no pé.

    ResponderExcluir