Café vê TV – Gabriela, Fátima Bernardes, Na Moral, Esquenta, True Blood e Plágio

junho 18, 2012



Compartilhar informações sobre os bastidores da TV, além de opinar sobre lançamentos e atrações. Trata-se da proposta desta nova seção do blog @cafecnoticias, o Café vê TV. De forma semanal, você confere as principais notícias do mundo do entretenimento. Acompanhe:


Não tem jeito. As expectativas para o remake de Gabriela, do livro homônimo de Jorge Amado, são muitas. A começar pela escolha de Juliana Paes como protagonistas e as novidades colocadas no remake escrito por Walcyr Carrasco e dirigido por Roberto Talma e Mauro Mendonça Filho. Para a estreia desta segunda-feira (18), a Rede Globo preparou um capítulo especial a ser exibido logo após Avenida Brasil.
Mas, será que o remake será tão bom ou melhor do que o original? Pelo trailer disponibilizado no site oficial é possível um nítido esforço no capricho das cenas e na composição dos personagens. Acredito que o público irá se surpreender com Juliana Paes que construiu uma Gabriela sensual, mas com fibra de uma sobrevivente do sertão.

De acordo com o site G1, "a história de Gabriela, Cravo e Canela transcorre na década de 1920 em Ilhéus, uma pequena cidade do sul do estado da Bahia, e se situa no meio dos tempos dourados que essa região viveu quando chegou a ser uma das grandes produtoras de cacau do mundo". Clique aqui para ler a matéria completa.

Rural

Estreia nesta segunda-feira (18), às 20h, a Revista do Campo, no canal RIT TV, com a apresentação de Dimas Augusto. De acordo com a repórter da atração em Minas, Flávya Pereira, o programa terá matérias sobre a área rural e agronegócios de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Goiânia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A atração pode ser vista nos canais UHF 40 (BH e região), Sky 6 (verificar pacote) e Parabólica 24 (ver região). Veja o vídeo abaixo:


Matutino

Depois de diversas especulações sobre o formato e o horário de exibição, finalmente a Rede Globo bateu o martelo e programou a estreia do Encontro com Fátima Bernardes para o dia 25 de junho, às 10h45, logo depois de Bem Estar. Pela primeira vez na televisão brasileira, um programa vai usar a técnica de 3D Mapping para promover a troca de cenários virtualmente, em projeções texturizadas, dialogando com as cores do programa. 
Fátima Bernardes no centro e equipe de seu novo programa.
Foto: TV Globo / Divulgação
"Quando sonhei em ter um espaço como este, não imaginei o trabalho que daria. É muito diferente participar da elaboração de tudo, desde o início. Transformar ideias em algo interessante para o público. Não estamos fazendo apenas um talk show. Vamos agregar muita informação de fora com reportagens e teremos convidados para ajudar o desenvolvimento desse bate-papo. Eu gosto de dizer que não vou ter uma plateia, mas convidados. Quero trazer a rua para dentro desse espaço. E assim continuar exercendo algo que eu sempre adorei fazer: ouvir e contar boas histórias", diz Fátima Bernardes que, em dezembro do ano passado, largou a bancada do Jornal Nacional para se dedicar ao novo projeto. Clique aqui e assista à entrevista que Fátima deu  a Angélica no Estrelas.

Experiência

Com estreia prevista para o dia 05 de Julho, o programa Na Moral, do jornalista Pedro Bial, quer debater um tema polêmico a cada semana. O programa vai ao ar na quinta-feira à noite, logo depois de Gabriela, na segunda linha de shows da Rede Globo, e na estreia vai falar sobre moral. 
A atração que ser mais do que um talk show ou um programa de debates, segundo Bial, que continuará a frente do Big Brother Brasil. “Trata-se de um programa diferente, pois não queremos conversar ou debater só por reunir pessoas. Queremos mostrar pessoas que viveram de perto uma experiência e são autoridades numa determinada experiência”, conta o jornalista. Ainda, o programa vai misturar elementos de docudrama, reportagem, dramatização ou musicais.

De volta

Assim como aconteceu no ano passado no período de Festa Junina, a Rede Globo exibe, no próximo dia 24 de Junho, o programa Esquenta, em edição especial de São João. A atração substituirá As Aventuras do Didi e Os Cara de Pau no horário. 
Com excelente repercussão e audiência, o Esquenta de Regina Casé já está com a sua 3ª temporada garantida e a ideia da Globo é estende-lo para além de um programação no período do verão. Prevista para retornar à grade em dezembro de 2012, o programa deve ficar no ar até junho 2013. Mesmo com o aval da direção para torna-lo semanal no ano que vem, a produção optou por fazer o programa por temporada por entender que uma parada é o ideal para manter o gás da atração.

Sangue

No domingo passado (10), a HBO estreou a 5ª temporada de True Blood. Nos Estados Unidos, a série continua bombando e foi vista por 6,3 milhões de telespectadores  o que representa uma queda de 4% em relação à estreia da temporada anterior. É o primeiro ano em que a volta de True Blood não supera a estreia do ano anterior. 
No primeiro episódio desta temporada, Sookie e Lafayette tentam transformar Tara em vampira com a ajuda de Pam, depois do tiro que ela sofreu de Debbie. Sam assume o crime cometido por Alcide. Enquanto isso, Bill e Eric tentam fugir das autoridades vampirescas após ter matado uma importante chefe. Foi um dos melhores capítulos de volta da temporada da série, mas muitos fãs ficaram divididos nas redes sociais. Particularmente, curti. Para assistir este episódio, clique aqui.

Despedida

Numa situação completamente inusitada, faltou tato e sensibilidade para a produção de #AFazenda5 tratar de forma mais respeitosa a morte da irmã da participante Angela Bismarchi, que foi assassinada de forma cruel pelo ex-marido. Além de colocar a condicional de que se ela fosse ao enterro estaria eliminada do reality, faltou – pelo menos no vídeo, um suporte psicológico à Angela e aos participantes. 
Sem contar que nem foi oferecido uma maneira para que ela pudesse fazer a despedida da irmã. A situação ficou tão fora de controle que, logo após a notícia, os peões desencadearam uma briga por conta de um comentário desnecessário que Shayene Cesário fez sobre a votação. Tudo porque Felipe Folgosi teria salvado por engano Angela da última roça e a peoa não sabia dessa informação. Pegou muito mal!


A Band estreou no último sábado (15), às 14h15, o programa esportivo
Deu Olé, sob o comando de Felipe Andreoli, Paloma Tocci, e Denilson.
Segundo dados do Ibope, a estreia marcou 2,5 pontos de média, com picos
de 5 pontos, ficou vários minutos em terceiro lugar vencendo o SBT.
Na foto acima, Andreoli aparece ao lado do jogador Kaká durante a
gravação de uma matéria para o programa. Foto: Divulgação / Instagram.

Paródia

Desde que o clipe Vida de Empreguete foi lançado na novela das 7, Cheias de Charme, da Rede Globo, não para de pipocar na internet várias paródias da música. No entanto, uma tem chamado atenção e já tem mais de um milhão de visualizações. Trata-se da paródia Eu sou mesmo Periguete, do Canal 5inco Minutos, do YouTube, da atriz Kéfera Buchmann, 19 anos, de Curitiba. Ao lado dos também atores Maicon Santini e Leo Dalledone, eles fazem uma sátira da música da novela global. “Desde o início, queríamos fazer uma brincadeira saudável que rimasse exatamente com empreguete. Logo, veio à mente a palavra periguete. O intuito da letra da paródia era descrever como é o comportamento de uma mulher periguete. (...) Tudo foi feito muito rápido e com muito empenho. Tívemos produção e ajuda da voz guia da cantora profissional, porque nenhum de nós, os atores do vídeo, somos cantores”, conta Kéfera, em entrevista ao UOL. Abaixo, assista o clipe:

Conectados

Aos poucos, a internet já começa a superar a TV em números de usuários. Apenas no trimestre de 2012, foram 82,4 milhões de pessoas conectadas à internet no Brasil. Os dados foram divulgados pelo Ibope Nielsen Online, joint-venture entre o Ibope Media e a Nielsen Online, na última semana. De acordo com a pesquisa, as pessoas já acessam a internet de casa, do trabalho e, principalmente, via celular e outros dispositivos móveis como tablets. Para se ter uma ideia, em relação ao mesmo trimestre do ano passado o crescimento foi de 5%, pois no período anterior o número de internautas totalizou 78,2 milhões.

Portal

De forma tímida e sem fazer muito alarde, a Record Minas estrou na segunda-feira (11) passada, o R7 Minas, braço regional do portal R7. O portal mineiro é o terceiro regional criado. O primeiro foi o R7 Rio, no ar desde 2010, seguido pelo R7 DF, em Brasília, criado em abril deste ano. Na produção do R7 Minas, trabalham sete jornalistas e cinco blogueiros. 
Com layout simples e investindo nas cores escuras que marcam a identidade visual da parte de notícias do R7, o R7 Minas tem conteúdo diversificado e, nesse primeiro momento, se voltou a repercutir os principais assuntos veiculados na grade de programação local da Record Minas. Falta independência para tratar de outros temas e investir mais em conteúdo exclusivo nas redes sociais.

Mudança

E a grade voadora volta a atacar novamente nos corredores da Barra Funda. Desta vez, a Rede Record resolveu mudar os horários novamente da sua grade matutina e noturna com o intuito de frear os avanços do SBT e da Band, uma vez que ela já perdeu a vice-liderança em diversos horários. Desta vez, a principal mudança será no tempo do Hoje em Dia, na parte da manhã, e a volta da série policial CSI, além dos novos horários do Jornal da Record , agora às 19h45, e da novela teen Rebelde, às 20h30, que a partir desta segunda-feira (18), passa a concorrer diretamente com Carrossel, no SBT. Será que vai dar certo? Em tempo, o blog Cena Aberta calculou em números, quantas horas de desgraça são exibidas pela Record diariamente. Vale a pena conferir!

Plágio

De acordo com coluna Radar, da Revista Veja, a Rede Record perdeu um processo contra a Rede Globo por usar de forma indevida o nome Esporte Fantástico, devido à semelhança de nomes com duas atrações da grade dominical da Globo, Esporte Espetacular e Fantástico
Coube ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) avaliar o caso e decidir pela punição que envolve, não só um valor financeiro, mas a proibição de utilizar o nome. Mesmo com a medida punitiva, a Record ainda pode entrar com recurso. Devida às proporções, o caso é muito semelhante ao que acontece com este blog que teve o nome copiado de forma indevida por um programa de uma tradicional rádio mineira, conforme você pode ver aqui.



Tem sugestões de pauta? Envie e-mail para wander.veroni@gmail.com




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. Já trabalhei na Record de São Paulo há muitos anos atrás e posso falar uma coisa: tem gente competente por lá. O que estraga o processo são algumas pessoas sem competência em cargos de chefia que deixam o ego falar mais alto do que a qualidade do trabalho. Prova disso é o que estamos vendo no vídeo ultimamente: uma trapalhada atrás da outra. Torço para que isso mude um dia, pois o sinal vermelho já está aceso.

    ResponderExcluir
  2. Ei querido. Não estou botando muita fé no novo programa da Fátima Bernardes. Pela propaganda que vi na TV poderia ser semanal tranquilamente. Está sem sal. Quanto ao plágio da Record é visível que eles queriam tomar uma puniação. Já quanto ao seu, tô aqui na torcida para um desfecho justo. Afinal vc foi na rádio durante um tempão e eles conheciam o seu blog. Muita sacanagem, né. Mas Deus é justo...confia nele sempre. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não acredito muito nesse programa do Bial, tem tudo pra deixar a Record sambar no horário, tem cara de TV paga. Falando em Record, adorei você comentando o levantamento, obrigado! =)

    ResponderExcluir
  4. Ai que linda essa foto da Gabriela e do Nacib. Assisti a estreia ontem e pareceu novela das 7 do Walcyr Carrasco...hehehe

    ResponderExcluir
  5. Ebaaaaaa...vou assistir True Blood....não sabia que a série tinha voltado. Quanto a Record e a Rádio que plagiou o nome do seu blog só sinto uma coisa: pena. Quem semeia vento, colhe tempestade.

    ResponderExcluir
  6. Nem sabia que existia o R7 Minas. Bacana. Pelo menos é mais um campo de trabalho em comunicação se abrindo em BH.

    ResponderExcluir