Café Musical – Wagner Moura se une à Legião Urbana para Tributo

junho 01, 2012

Foto: Marcos Hermes / MTV Brasil.

Diferente de outros tributos feito por cantores e/ou bandas famosas [ou não], a MTV Brasil resolveu fazer um tributo à banda Legião Urbana bastante inusitado: convidou o ator Wagner Moura – famoso por interpretar o personagem Capitão Nascimento, no filme Tropa de Elite, para cantar e liderar o grupo formador por Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá e cia.

O show, que ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter, aconteceu nessa terça-feira (29/05), no Espaço das Américas, em São Paulo, e foi transmitido ao vivo pela emissora musical. Teve gente que gostou, na mesma intensidade que odiou. Mas Renato Russo era assim. Ame ou odeie! Não tinha meio termo, até porque o cantor tinha uma personalidade forte que transcendia isso. O tributo conseguiu essa façanha.

Sou fã da Legião Urbana. Difícil achar quem não seja. Ainda, mais quem nasceu no final da década de 1970 e início de 1980. Cresci ouvindo o álbum “Dois”, um dos melhores na minha opinião. É um disco só de hits. É gratificante ver que mesmo depois de mais de 20 anos as músicas da Legião ainda são cantadas, lembradas e ainda presente no coração das pessoas. Mesmo aquelas que não puderam ver a magia da banda com o Renato Russo no vocal.
Foto: Marcos Hermes / MTV Brasil.

No entanto, muito me estranha a escolha de Wagner Moura e o modo como foi composto o Tributo. Tudo bem, o cara é fã da banda. Além disso, ele também se arrisca como cantor na banda “Sua Mãe” de vez em quando. Ok. Mas, porque não fazer um acompanhamento vocal para o desafio de homenagear Renato Russo? Wagner desafinou em vários momentos. Vários mesmo. E isso não é falar mal, é constatação.

E desafinou, principalmente, por falta de técnica vocal. Ele deixou o lado de fã falar mais alto e a MTV comprou essa ideia. Talvez, essa seja a ideia do Tributo: um show de fã para fã. Justo, mas poderia ter sido melhor. No vídeo abaixo, Wagner Moura fala sobre homenagem da MTV à Legião Urbana:





Acredito que se o ator tivesse feito um preparo vocal para a empreitada, o resultado teria sido tão bom ou melhor quanto foi no vídeo. Não digo que não houve entrega de Wagner. Claro que teve, principalmente nos ensaios. Mas a atuação profissional com a música não é só ligar o microfone. Outros fatores devem ser levados em conta. E a técnica vocal conta muito. O que percebi de Wagner foi uma postura de fã que foi escolhido para prestar esse tributo, e não a de um ator-cantor. Wagner passou emoção, mas deixou muito a desejar como cantor.

Dava para ver a alegria dele de estar no palco. De celebrar com quase oito mil pessoas a história musical da Legião Urbana. Isso foi muito lindo! Mas um show profissional não se firma apenas na emoção. A voz é um instrumento também. E o que percebi é que faltou esse carinho como forma de respeitar o público que compareceu a apresentação, principalmente.
Foto: Marcos Hermes / MTV Brasil.

Não assisti o show pela TV, apenas acompanhei a repercussão na internet. No dia seguinte, no YouTube, já tinha vários trechos onde foi possível acompanhar todo o show. No mais, teve desafinação, falhas técnicas, mas muito calor humano. E homenagem sem emoção não vale. Wagner cumpriu esse papel com êxito.

Teve coro do público cantando todas as músicas. Teve bis. Teve coração aberto. Teve a possibilidade de ver Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá juntos novamente no palco celebrando à Legião. E como homenagem, o tributo cumpriu o seu papel. Deixou a nossa Legião Urbana mais viva do que nunca. Salve, Legião! Salve, Renato Russo!




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Tive a oportunidade de assistir ao show na íntegra, Wander, e também aos bastidores. Sou fã incondicional do Legião, pois fez parte da minha juventude inteira e faz até hoje. E fiquei boquiaberta quando soube que Wagner Moura subiria ao palco, uma vez que ele é o meu ator PREFERIDO, por inúmeros motivos. Para mim, uma santa coincidência em ver unidos justamente os meus ídolos, e em uma oportunidade única, provavelmente.

    Porém, realmente foi isso aí que você falou: inúmeras falhas técnicas e desafinos infinitos - um verdadeiro fiasco neste sentido. Fiquei com pena, confesso. Mas a presença do Dado, do Bonfá, do Wagner e a realização de todo o Tributo em si, acabou fazendo a coisa valer a pena no final das contas. Foi muita emoção, achei tudo muito tocante (apesar dos pesares). O Wagner conseguiu transmitir uma energia tão boa, mas tão boa, que me emocionei. Mas, enfim... eu acho que o Dado e o Bonfá, mesmo sozinhos, conseguiriam um resultado maravilhoso nesse tributo. Não compreendemos a causa de ter sido como foi...mas, quer saber: fechei "os olhos dos ouvidos" para as coisas que não ficaram legais e fiquei muito feliz por isso. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. Nobre colega, seu texto é tão bem escrito que o evento em questão quase pareceu menos deplorável do que realmente foi.
    Tá certo, vc relatou os erros todos ocorridos, mas de uma forma tão leve que quase me esqueci do que tinha visto.
    Vi os dois shows transmitidos pela MTV, dois dias consecutivos, e posso te dizer.. foi decepcionante, para não falar revoltante.
    Quem realmente conhecer a Legião não pode ter se contentado com isso.
    No primeiro dia, Wagner e todo o resto davam a entender que ele era cantor e tinha sido O escolhido. Patifaria!
    No segundo, ele deve ter visto a m%*&# que deu e resolveu falar O TEMPO TODO que era só mais um fã da Legião realizando um sonho.
    Desculpa, mas o Renato merecia mais.
    Desculpa, eu merecia mais... queria ter uma ultima lembrança/referência da Legião com um gênio e não com o Capitão Nascimento desafinado e sem alcance vocal! kkkk

    De qquer forma, PARABENS pelo texto.
    Ótimo, como sempre!

    ResponderExcluir
  3. Pensaram que o carisma fosse vencer a técnica vocal. Wagner se esforçou bastante, mas foi na onda errada da MTV.

    ResponderExcluir
  4. Passando para desejar Um Ótimo Final de Semana!!!
    Uma mensagem...
    Só os sonhadores podem nos ensinar a voar." (Anne Marie Pierce)
    BJs
    http://www.luceliamuniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir