Seminário Redução da Mortalidade Materna em BH

maio 30, 2012


Promover o debate em torno da saúde da mulher e da criança na hora do parto. Este é o objetivo do Seminário Redução da Mortalidade Materna, que acontece nesta quarta-feira, 30 de maio, às 08h, na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Para ver a programação completa, clique aqui.

O encontro promovido pela Comissão de Diretos Humanos da, presidida pela Vereadora Neusinha Santos (PT), quer acender o debate em torno do Dia da Redução da Mortalidade Materna, comemorado no último dia 28 de maio.

Entre os assuntos a serem discutidos está a situação atual da mortalidade materna em Belo Horizonte, o trabalho desenvolvido pelos programas Rede Cegonha e Mães de Minas, além do papel da sociedade em torno deste tema. O Seminário é voltado para acadêmicos, profissionais e gestores da saúde, além do público em geral.


A ideia do Seminário surgiu após uma audiência pública onde foi discutido a importância do parto humanizado e o alto índice de cesarianas desnecessárias em Belo Horizonte. “A cesariana, quando feita sem necessidade, traz prejuízos à saúde da mulher e pode, inclusive, levar à morte, segundo os especialistas. A proposta do seminário é mostrar este e outros casos que podem levar à mortalidade materna com o intuito de alertar a sociedade em geral sobre o tema”, comenta Neusinha.

Entre os palestrantes convidados estão o Dr. Juan Cortez, da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde; a Dra. Márcia Rovena, referência técnica em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG); a Dra. Sônia Lansky, coordenadora do Movimento BH pelo Parto Normal e da Comissão Perinatal da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, entre outros.

Pesquisa

De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (25/05) pelo Ministério da Saúde, a mortalidade materna no Brasil caiu 21%. Entre janeiro e setembro de 2011, as mortes decorrentes por complicações na gravidez e no parto totalizaram 1.038, contra 1.317 no mesmo período de 2010. Em Minas Gerais, também foi registrado queda de 29%, no mesmo período.



Fonte: Site Neusinha Santos




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Interessante a proposta desse seminário em BH. O bacana é que é gratuito e as pessoas podem participar. Parabéns aos envolvidos.

    ResponderExcluir