Café vê TV – Desgaste de programas, Rodrigo Faro, Gusttavo Lima, TV Paga e Carrossel

maio 14, 2012



Compartilhar informações sobre os bastidores da TV, além de opinar sobre lançamentos e atrações. Trata-se da proposta desta nova seção do blog @cafecnoticias, o Café vê TV. De forma semanal, você confere as principais notícias do mundo do entretenimento. Acompanhe:

Não adianta querer pensar diferente. A lógica da TV aberta segue duas cartilhas: a do Ibope e do bom desempenho comercial. Mas, mesmo quando isso acontece, alguns executivos inventam estratégias maliciosas que irritam o telespectador que acabam, por muitas vezes, desgastando a atração até que ele perca a repercussão e a audiência conquistada pelo trabalho árduo da equipe.

Entre os internautas nas redes sociais, dos críticos de TV e jornalistas, há um consenso repercutido há exaustão: mudar um programa de horário sem avisar o telespectador, não dá! Além disso, viver a lógica de horários em função da concorrente é, praticamente, um tiro no pé. O telespectador da TV aberta quer ser respeitado e quer se ver mais na televisão.

Tem executivo que ainda não entendeu isso. E, por não entender, compromete a qualidade do Jornalismo apresentado na emissora, no horário dos programas exibidos e no conteúdo das atrações. Afinal de contas, os programas são feitos para quem? Não é a toa que a televisão está perdendo público para a internet, para os smartphones e para os tablets. É preciso respeitar o público e propor atrações criativas, ao invés do mais do mesmo. A TV aberta, mesmo com todos os aviso, ainda não acordou. Assim fica difícil!

Desgaste

Aproveitando o fato do apresentador Rodrigo Faro ser bem quisto pelo público, a Rede Record anunciou esta semana que ele terá um programa solo. Nada contra o apresentador. A coluna, inclusive deseja boa sorte na nova empreitada. No entanto, é fato que a Record está com a estranha mania de usar à exaustão o que está dando certo. "Será [um programa] diário e ao vivo, mas não temos o horário. Está previsto para estrear no segundo semestre. Quero buscar formatos no exterior. Trazer uma pitada de jornalismo. Eu nunca tive um programa ao vivo. Quero poder exercitar outras facetas. (...) Mas uma coisa eu sei: os três juntos [Ídolos, O Melhor do Brasil e a nova atração] não vai rolar", diz Rodrigo Faro à Coluna Zapping, da Folha.Com.

Rural

A Record marcou para uma quarta-feira, dia 30 de maio, por volta das 23h, a estreia da 5ª temporada do reality show A Fazenda. De acordo com o diretor Rodrigo Carelli, o programa, que terá 16 participantes, terá uma dinâmica diferente das edições anteriores e cerca de 60 animais. 

A ideia dos diretores da emissora é estrear antes do remake de Gabriela na Rede Globo, para frear o sucesso da concorrente. No entanto, nos bastidores o papo é outro. Por conta do baixo desempenho no Ibope, principalmente no horário nobre, a meta dos Bispos é que o reality rural consiga turbinar a grade e melhorar a média-dia.

Volta Chaves

Ao que parece, não foi só a campanha #VoltaChaves feita pelos telespectadores que fez o SBT voltar a reprisar o seriado mexicano. O baixo desempenho de audiência do Roda-Roda e do telejornal SBT São Paulo falou mais alto e Silvio Santos voltou atrás e colocou o humorístico novamente no início da noite, além de tirar os dois programas do ar. Será que a grade voadora está de volta?

Estátua

A polêmica construção da estátua do cantor sertanejo Gusttavo Lima, na cidade mineira de Presidente Olegário, ainda está dando o que falar. Agora, o vereador Antônio Camargos Neto (PV) disse que não vai usar dinheiro público, mas sim colher doações entre os fãs do artista e buscar parcerias. 

O artista já chegou a declarar na mídia que se sentiu honrado com a homenagem, mas que preferia que o dinheiro fosse usado em obras públicas de necessidade do município. A construção, que deve ser feita em parceria com a iniciativa privada, ficará na entrada da cidade. E a pergunta que fica: será que vale homenagear com uma estátua um artista tão novo ainda em vida?

TV Paga

A Lei 12.485/11 (Lei do SeAC), que estabelece novas regras para o setor de TV por assinatura, tem sido motivo de briga entre SKY e Ancine. Tudo porque a nova lei proíbe que uma operadora programe um canal de TV por assinatura. Com isso, a SKY que é controlada pelo DirecTV, teria que parar de exibir o campeonato espanhol, as eliminatórias sul-americanas e alguns torneios de tênis em canais criados exclusivamente para exibir estes eventos esportivos em sistema de Pay-per-view (PPV) ou não. O mesmo acontece com os canais de filme que vivem repetindo a mesma seleção o dia ou a semana. E o público que paga sobre o conteúdo será que foi consultado a respeito?

Remake

A partir do dia 21 de maio, o SBT vai exibir na faixa das 20h, o remake da telenovela Carrossel, sucesso mexicano exibido pelo canal há mais de 20 anos atrás. A versão que é escrita por Íris Abravanel e dirigida por Reynaldo Boury terá cerca de 260 capítulos, sob o custo de R$ 200 mil cada um. Com convite para voltar ao Brasil ainda este mês, a atriz mexicana Gabriela Rivera, 47 anos, que interpretou a versão original da professora Helena, pode fazer uma participação especial no remake. Será?

A Voz

Depois de quase perder o formato por conta de não ter espaço na sua grade por conta das Eleições, a Rede Globo voltou atrás a decidiu produzir a versão brasileira do The Voice. A título de teste, a emissora carioca escalou o domingo à tarde, por volta das 15h, para exibir o programa que seleciona cantores de voz singular por meio de audições as cega feitas por mentores já consagrados no mercado fonográfico. As inscrições começaram no último domingo (13/05) e vão até o dia 10 de julho. 

Por ora, não foi divulgado quem será o apresentador, nem os mentores dos artistas. Desde já, a coluna torce por Otaviano Costa comandar a atração e os cantores Lenine, Vitor Chaves (da dupla Vitor e Leo), Ivete Sangalo e Thiaguinho (ex-Exalta Samba) estarem entre os possíveis selecionados. Quem já viu a versão americana, sabe que os mentores não precisam ser apenas famosos, mas serem, sobretudo, bons produtores musicais nas suas respectivas áreas.


Tem sugestões de pauta? Envie e-mail para wander.veroni@gmail.com





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

8 comentários

  1. The Voice é um programa cheio de potencial e merecia o horário nobre. Tão jogando o programa para os leões.

    ResponderExcluir
  2. Sacanagem fazerem uma estatua do Gusttavo Lima ao invés de se preocuparem em fazer alguma melhora significativa para a cidade.

    ResponderExcluir
  3. Ei querido. Para variar, a coluna bombando de tão boa. Concordo contigo sobre o desgaste de alguns programas, reprises, mudanças de horário, isso só piora ao invés de ajudar. É uma dó ver o The Voice Brasil passando no domingo a tarde...vamos ver no que vai dar. Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Tenho medo do que vai ser a versão brasileira de Carrossel. O SBT ainda não aprendeu fazer novelas. Quanto A Fazenda 5 estreando numa quarta-feira é por pura estratégia dos bispos de concorrer diretamente com o futebol.

    ResponderExcluir
  5. Francisco Bertoletta14 de mai. de 2012, 18:06:00

    A Record é mestre no desgaste dos seus produtos e artistas. Vai colocar o Rodrigo Faro diário para que? Preparem para mais uma overdose de A Fazenda na programação. Eles precisam praticar o desapego...rs

    ResponderExcluir
  6. Caro,

    Nem uma palavra sobre o lançamento da Veja BH? Algum tipo de preconceito contra a publicação? Ou pior: auto-censura? Você pode até não concordar com que a revista escreve, mas ela é sim a maior da América Latina e uma das maiores do mundo (para desespero dos petistas e de qualquer um que está no governo). É o seu caso? Se não for, perdeu o bonde. Se for, perdeu um leitor. Afinal, que tipo de crítico de mídia comente uma omissão dessa (só o principal lançamento de imprensa no ano em Belo Horizonte)? Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi André! Obrigado pelo comentário. O meu próximo post (o de amanhã) é sobre a estreia da Veja BH. Não o coloquei aqui porque se trata de uma coluna sobre TV, além do fato do lançamento da revista merecer um post único para análise. Abraços

    ResponderExcluir