Café com Notícias recebe liminar favorável da Justiça contra plágio da Rádio Itatiaia
maio 09, 2012
Após
alguns meses de luta na justiça – como pode ser lido
aqui, o blog @cafecnoticias recebeu medida cautelar (liminar) favorável da
Juíza Aída Oliveira Ribeiro, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no
dia 03 de abril de 2012, proibindo a Rádio
Itatiaia de usar o nome “CAFÉ
COM NOTÍCIA” no programa. Apresentado diariamente por Renato Gonçalves, de 04h às 06h
da manhã, se ainda continuar no ar utilizando de forma indevida o nome deste
blog, a atração radiofônica corre o risco de pagamento de multa indenizatória
no valor de R$ 500 a R$ 20 mil por dia.
Mesmo
com a medida a favor do blog, ainda cabe à rádio entrar com recurso. Isso pode
ser percebido porque, desde o dia em questão que a liminar foi promulgada, a rádio não tem acatado a decisão da
Justiça e ainda mantém o nome do programa no ar – como o blog e os
advogados do caso, Dr. Alexandre Carvalho Misk e Dr. Antônio Carneiro, especializados
em propriedade intelectual, vem acompanhando desde então.
De
acordo com a liminar emitida pela Juíza Aída Oliveira Ribeiro, “o requerente (eu no caso) é o legítimo
titular do nome Café com Notícias”.
Ainda, a magistrada levou em conta outro agravante: o fato dos profissionais da
emissora conhecerem o trabalho do blog por meio da minha participação de quase
quatro anos em outro programa da casa, o Rádio
Vivo, como debatedor convidado.
Naquela
época, sempre no final da minha participação, na hora de mandar abraços, fazia
o convite para ouvintes acessarem o blog Café
com Notícias. Além disso, outro agravante levado em conta pela Juíza é o
fato de conhecer pessoalmente o Renato Gonçalves por ele já ter substituir o
José Lino várias vezes no comando do Rádio
Vivo e, por conta disso, ter ciência da existência do meu blog.
Liminar favorável ao blog Café com Notícias expedida pela Juíza Aída Oliveira Ribeiro, do TJMG. Foto: Reprodução. |
Por
orientação dos meus advogados Dr. Alexandre Carvalho Misk e Dr. Antônio
Carneiro esperei um certo tempo para noticiar a liminar favorável da Justiça,
pois havia a necessidade da Rádio
Itatiaia receber a decisão judicial e acatá-la. Como isso não tem sido
feito há pouco mais de um mês, optamos por divulgar a ação como uma forma de
envolver os leitores deste espaço que desde o ano passado tem acompanhado esta
história.
Sem
dúvida, a liminar favorável da Juíza Aída Oliveira Ribeiro, é uma vitória significativa
para todos aqueles que acreditam que a internet não é uma “terra sem lei” e que
o direito intelectual de um projeto na web merece o respeito da chamada “mídia
tradicional”, que cada vez mais tem apelado para a internet para conseguir
ideias criativas para se manter. Mesmo sabendo de todo o agravante do caso, é
lamentável ver que a Rádio Itatiaia
prefere pagar multa e permanecer no erro, do que dar o “braço a torcer”.
Como
finalizei no post anterior sobre este caso, peço para todos os amigos e
leitores do blog Café com Notícias para
repercutirem esta história em outros blogs, sites, jornais, revistas e outros
programas de rádio ou TV, além, é claro, das redes sociais, para que possamos
combater a falta de ética e o desrespeito com a propriedade intelectual do
trabalho alheio. O plágio também pode acontecer com você, pense nisso. Vamos
juntos nessa luta!
Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta
a Fan Page no Facebook, circule o blog
no Google Plus, assine a newsletter e participe da comunidade
no Orkut.
Jornalista
26 comentários
Fiquei indignada quando a Rádio Itatiaia iniciou o programa com o nome do seu blog. Ainda mais quando o plágio é feito por pessoas conhecidas. A Itatiaia vem agindo de ma fé e merece pagar pelo seu erro. Uma emissora que faz tanta polêmica sobre Justiça não pode ser conivente com um erro tão grave como este. A luta continua, a justiça tem que prevalecer. Beijos
ResponderExcluirApesar de tardia, vejo essa decisão da Juíza como um grande avanço. Isso é uma conquista e tanto, parabéns. Em um mundo onde os valores estão cada vez mais invertidos, é louvável ver que existem membros do Judiciário conscientes que é preciso lutar contra a falta de ética. Parabéns por esta vitória, meu caro.
ResponderExcluirAmigo, boa sorte no processo! E nunca dê ouvidos a uns e outros que claro, gostam de criticar antes de saber do ocorrido. Poderia ser a Rádio Favela ou a CBN. Respeito é respeito. Ética é ética!
ResponderExcluirFico contente em saber que a sua luta não foi em vão e que a Justiça brasileira tem sido mais eficaz ao examinar casos qque envolvem a internet. O seu caso, por exemplo, tem vário agravantes onde é possível perceber má fé dos funcionários da Rádio Itatiaia. Boa sorte no processo!
ResponderExcluirSou leitor do seu blog a pouco tempo e não sabia dessa história. Tô chocado! Como pode uma rádio do porte da Itatiaia se prestar a um papelação desses? Isso é coisa de mal funcionário, só pode. Você fez bem de acionar a Justiça. Parabéns pela coragem de expor o caso e correr atrás dos seus direitos.
ResponderExcluirEi querido. Nossa que notícia boa que você trouxe hoje a nós leitores. Bom saber que a justiça tarda, mas não falha. Estou acompanhando esta história desde o início e imagino o quanto de desgaste isso tudo deve ter causado. Agora só espero que a Rádio tome vergonha na cara e reconheça que errou. Esta seria a atitude mais digna, imagino. Boa sorte no processo e parabéns por esta importante vitória que pode ser considerado algo inédito. Beijos
ResponderExcluirBoa, Wander. O que fizeram contigo foi o golpe mais baixa da falta de ética e do desrespeito com o trabalho alheio.
ResponderExcluirComo disse o rapaz acima, isso é falta de ética. Um desrespeito com um profissional como você, que é tão competente, dedicado e que leva seu trabalho tão a sério. Estou na torcida pra que a justiça seja feita e eles paguem pelo crime que estão cometendo.
ResponderExcluirWander, acompanho o seu blog desde o início e sei do empenho e da sua dedicação a este espaço. A decisão da Juíza em questão é nada mais, nada a menos, do que perceber que a sua luta não é só pelo nome, mas pela exigência de ética e respeito profissional. De verdade, estou feliz com a notícia.
ResponderExcluirParabéns Wander...
ResponderExcluirShowwwwwwwwwww
Fico muito feliz por você ter conquistado essa vitória numa luta onde muitas pessoas colocaram empecilhos. É mérito seu e de mais ninguém. É demérito da Rádio Itatiaia de não reconhecer que errou e, mais triste ainda, de não punir esse sacana que usurpou o nome do seu blog de forma indevida.
ResponderExcluirÉ vergonhoso ver uma rádio do porte da Rádio Itatiaia se prestar a um papel desse de não acatar uma decisão judicial por conta de ego. Grande vitória, Wander. Parabéns.
ResponderExcluirNossa, estou decepcionada de saber que a Rádio Itatiaia fez isso contigo Wander. Seria muito mais fácial criar um outro nome, sei lá...Manhã Itatiaia, Café Itatiaia, enfim...as particularidades do seu caso é o que mais me revolta. Estou feliz de saber que você está lutando pelos seus direitos. Beijos
ResponderExcluirQual é a credibilidade de uma emissora e de um programa que se presta a plagiar o trabalho alheio na cara de pau? Nenhuma. Essa vitória na Justiça é o reconhecimento do seu trabalho sério, competente e pioneiro. Não conheço nenhum blogueiro jornalista de BH que faz o mesmo que você faz. O Café com Notícias é único e tem dono.
ResponderExcluirGrande vitória parceiro. A Justiça dos homens tarda mas não falha. Tamos juntos!
ResponderExcluirNossa, a liminar foi favorável a vc e continuam mantendo o nome? Que cara de pau!
ResponderExcluirTomara que dê tudo certo e isso se resolva da melhor forma possivel!
Uh-huuuuu....grande vitória e motivo de comemoração, Wander. Parabéns pela liminar. O seu caso é pioneiro no Brasil. Não sei até agora como ninguém lhe chamou para fazer uma matéria sobre o ocorrido. Daria um bom VT. Abraço
ResponderExcluirSou leitora do seu blog há muito tempo, apesar de comentar pouco. É com grande alegria que leio sobre esta importante vitória na Justiça. Você é um batalhador e um empreendedor do jornalismo online. Parabéns!
ResponderExcluirBom saber que a justiça foi feita. Tenho certeza que esta será a primeira vitória de muitas. Tomara que a rádio tome vergonha na cara e acate a liminar, né. Força aí! Parabéns.
ResponderExcluirBrincadeira ver uma rádio do nível da Itatiaia fazer algo assim na sacanagem e ainda não se retratar....depois qual é a moral de falar de Justiça se faz algo tão rasteiro assim. Pô, vacilaram de com força irmão. Sucesso aí no processo. Boa sorte!
ResponderExcluirÉ deprimente ver a Rádio Itatiaia fazer pirraça por causa de um nome e não querer acatar a decisão judicial. Estou aqui escutando a rádio e vi que eles ainda estão usando o nome, mesmo a Justiça proibindo. Não sou advogado, mas acho que isso conta muito a seu favor durante o processo. Um veículo que passa por cima de uma decisão Judicial sensata não merece o respeito dos ouvintes, nem dos anunciantes.
ResponderExcluirParabéns por ter recebido a decisão judicial a favor do blog, Wander. Sabe, não me surpreende a Itatiaia não acatar a decisão judicial. No geral, a mídia tradicional é muito arrogante e prepotente. Mas você está certo de lutar pelos seus direitos. Boa sorte!
ResponderExcluirVejo essa vitória inicial na Justiça com grande alegria, Wander. O trabalho que você desenvolve é pioneiro e, por isso, invejado e copiado. Não desanime. Boa sorte.
ResponderExcluirLiminar mais do que merecida meu caro. Trabalho coerente e sério não merece passar por isso. Pena a rádio ser tão arrogante e não admitir que errou. Abraços
ResponderExcluirEstou decepcionado com a Rádio Itatiaia há um bom tempo. Parei de escutar por conta do sensacionalismo barato e pela sacanagem que fizeram com você. O seu processo é um semancol para a rádio voltar ao prumo. Boa sorte meu amigo.
ResponderExcluirWander, achei de muita má fé a atitude da Radio Itatiaia. Sacanagem mesmo, afinal como você disse, eles te conheciam e sabiam do teu blog o tempo todo. Estou na torcida pelo seu sucesso aqui. Pode contar comigo. Abraços.
ResponderExcluir