10ª edição da Semana Nacional de Museus

maio 10, 2012



Uma possibilidade de entender o presente através do passado. Ou ainda, vislumbrar um futuro melhor por meio do presente. De 16 a 20 de maio, acontece a 10ª Semana dos Museus que envolve 1.114 instituições culturais em todo o país com a programação de 3.420 eventos, que vão desde visitas guiadas até apresentações de filmes e espetáculos.

O tema deste ano é “Museus em um Mundo em Transformação: Novos Desafios, Novas Inspirações” e pretende incentivar cada vez mais as pessoas para que conheçam e gostem da vida cultural. Ainda, para estimular a visitação aos Museus em todo o país, acontece de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro, o Roteiro de Museus para a Conferência Rio + 20.

Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, Gilberto Nascimento Júnior, o objetivo do evento é tornar à ida ao Museu mais atrativa, além de aumentar o interesse do público por cultura. "O brasileiro sempre teve interesse em cultura, mas não tinha condições de vivenciar isso, agora com as novas políticas culturais essa situação tem sido modificada. (...) As instituições culturais têm revisto muitos aspectos e a questão [de tornar os espaços mais atrativos] sempre está em debate", diz o presidente do Ibram.
Sede do Museu de Artes e Ofícios localizado na Praça da Estação, em Belo
Horizonte, Minas Gerais. Foto: Adilson Rezende / Panorâmio.

A primeira edição da Semana dos Museus foi realizada em 2003, pelo Departamento de Museus (Demu/Iphan), atual Ibram, quando contou com a participação de 57 museus, realizando cerca de 270 eventos em 36 cidades brasileiras. Hoje, as dez edições da Semana de Museus totalizam mais de 5.000 participações e aproximadamente 15.700 eventos realizados em todo o território nacional.

Na página do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) está a programação completa para a 10ª Semana dos Museus. Clique aqui para saber a programação dos Museus da sua cidade. Em Belo Horizonte, por exemplo, haverá programações especiais no Akala, Centro Cultural da Praça da Liberdade, Galpão Cine Horto, Museu de Artes e Ofícios, Museu de Arte da Pampulha, entre outros. Participe, chame os seus familiares e amigos e vá ao museu!


Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

5 comentários

  1. Ei querido. Nem sabia que existia esse evento de mobilização para levar as pessoas ao museu. Eu mesma nem me lembro mais da última vez que fui em um. Adorei a dica! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sério, não sabia que esse prédio da Praça da Estação em BH era um museu....rs....nossa, tô envergonhado. Vou aproveitar para ir lá nesta Semana do Museu e conhecer um, afinal. Abcs

    ResponderExcluir
  3. Faz tempo que não vou a um Museu. Com essa programação especial da semana acho que vai ser uma ótima pedida. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Creio que o que falta no Brasil é um incentivo maior à educação, à cultura. Essa Semana do Museu é um incetivo importante e que tem o meu aplauso como educadora.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, tô morrendo de vergonha. Nunca fui a um museu na minha vida. Sei que aqui em BH tem um monte, mas nunca fui. Não sei nem como é que é ou o que tem lá dentro.

    ResponderExcluir