O sincericídio das Redes Sociais

maio 08, 2012



De uns tempos para cá, tenho observado que os internautas tem levado muito a sério as redes sociais. Muito mesmo, principalmente do ponto de vista do relacionamento humano. E isso é preocupante, porque as relações pessoais diárias têm sido substituídas pelas redes, principalmente pelo Twitter e Facebook.

Tudo bem. Boa parte das pessoas não tem tempo para se relacionar com amigos, colegas e contatos profissionais o dia inteiro. Mas, em nome do trabalho ou de uma rotina corrida, quanto tempo você dedica a você mesmo ou aos seus amigos? O tempo que você fica online é o mesmo que você gasta vivendo offline? Vale a reflexão.

Pare e pense: deixar de seguir um amigo no Twitter por algum motivo; postar uma foto comprometedora de um colega sem autorização; não adicionar um colega de trabalho no Facebook; marcar pessoas nas fotos que não tem nada a ver com elas ou curtir um post de ex-namorado pode ser a declaração da Terceira Guerra Mundial nas relações humanas diárias, por exemplo. Isso é muito complicado. Será que esquecemos que cada um tem o livre arbítrio para fazer o que quiser? Estamos mais autoritários com a vida alheia e isso não é legal. Aonde foi parar o RESPEITO?

As redes sociais nos colocaram em um grande Big Brother para o bem e para o mal. Somos vigiados o tempo todo. As pessoas tentam bancar o detetive fuxicando a vida do outro na rede, tentando descobrir pistas da vida privada que só interessam ao dono do perfil e a mais ninguém. Nem tudo que é postado é uma indireta ou um código. 

Claro, há pessoas que adoram dar uma indireta nas redes. Acha que tudo que um desafeto postou tem a ver com você, que foi postado para te atingir diretamente. Peraí! Saia deste recalque e vai viver o mundo lá fora, de preferência o mundo real. Desligue esse computador e vai viver, gente. A internet é muito legal, mas não é tudo. Existe vida lá fora...

As redes sociais são excelentes ferramentas de comunicação e interação, mas não se esqueça: ela não substitui uma conversa olho no olho, um abraço apertado, um aperto de mão, um carinho. Sim, as redes diminuem as distâncias, mas não podem ser exploradas ao ponto de reduzir um relacionamento apenas ao campo virtual. Estamos correndo um sério risco de nos isolarmos cada vez mais na frente dos computadores, dos smartphones e dos tablets, ao invés de conversar pessoalmente.

Muitas vezes, estamos transferindo recalques da vida particular para as redes. Dar indireta em posts subliminares, falar mal de desafetos, reclamar da empresa que trabalha ou de um cliente nas redes sociais não é legal. É péssimo para a sua imagem. Na ânsia de parecermos sinceros, cometemos o chamado sincericídio que destrói, ao invés de agregar. Por isso, todo o cuidado com aquilo que você posta nas redes, principalmente porque isso pode ser usado contra você. E isso não é um clichê, acredite!



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Ei querido. Excelente artigo, viu. Acho que aos poucos as pessoas estão aprendendo a se relacionar nas redes. Eu ainda tenho um pouco de dificuldade, confesso...rs....mas as suas dicas são boas e pretendo colocar em prática. Beijos

    ResponderExcluir
  2. A grande questão é saber que tem coisas que não devem ser expostas nas redes, pq vc não está falando em privado, está falando para o mundo. Quando se saca isso, é meio caminho andado para surfar na onda das redes sociais. Excelente artigo, cara. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. No Twitter, pelo menos na minha TL, parece que o povo ama dar um cutuque alheio ou falar mal de alguma coisa. Você tem razão: tem muita gente recalcada e egocêntrica transferindo seus problemas para redes sociais. Gostei muito do jeito que escreveu, prende a atenção. Parabéns. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Wander... muitas pessoas "curam" sua solidão vivendo a rede social... é isto que precisa ser mudado, as redes devem ser mais um ponto de convivência e não o único.
    Beijo no coração.

    ResponderExcluir