Obituário – Morre humorista Chico Anysio

março 23, 2012


"Não vejo TV aberta, porque tenho proibição contratual de não poder comentar sobre outros programas. Então, para não me ver tentado a fazer comentário, não vejo TV. Mas digo uma coisa: não existe humor novo. Existe humor engraçado e sem graça. O humor novo é uma bobagem. Se os Três Patetas aparecessem hoje, eles seriam engraçadíssimos", Chico Anysio em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, em 22/3/2009.


O humor brasileiro está de luto. Na tarde desta sexta-feira (23/03), faleceu o ator e humorista Chico Anysio, aos 80 anos. Após 112 dias internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, Chico enfrentava uma hemorragia digestiva desde dezembro do ano passado. Os últimos boletins médicos davam conta que o estado de saúde era crítico. Chico morreu por conta de falência múltipla dos órgãos decorrente de choque séptico causado por infecção pulmonar.

O Ceará e o Rio de Janeiro decretaram luto oficial de três dias. O velório será realizado neste sábado (24), no Teatro Municipal, na cidade do Rio de Janeiro, às 12h. A partir das 14h, o espaço ficará aberto ao público para que os fãs se despeçam do humorista. O corpo será cremado neste domingo, no cemitério do Caju.

No Twitter, a hashtag Chico Anysio ocupou durante todo o dia as primeiras posições de termos mais comentados no microblog. No Facebook, internautas postaram e compartilharam banners em homenagem ao artista que foi ícone do humor brasileiro.  

Roteirista, artista plástico, radialista, compositor, comentarista esportivo e dono de centenas de personagens, Chico Anysio foi um dos artistas mais singulares que o Brasil já teve. Além de ser considerado um dos mestres do humor e ter sido um dos pioneiros no país no stand up comedy, Anysio foi um dos que mais abriu espaço para outros humoristas brasileiros se lançarem no mercado como foi o caso de João Kléber, Tom Cavalcanti, Cláudia Jimenez, Heloisa Perissé, entre outros. Chico é pai dos atores Lug de Paula, Nizo Neto e Bruno Mazzeo.

Apesar do talento extraordinário para a criação de personagens e programas, desde o final da Era Boni, Chico foi perdendo espaço na TV Globo, até que o seu programa solo foi extinto. O humorista foi rebaixado a participações no Zorra Total e atuou nas novelas Sinhá Moça e Caminhos da Índia. Tenho a impressão que lá no íntimo, Chico ficou magoado com a emissora carioca e, no decorrer dos anos, sobre reconsiderar, seguir em frente.
Chico Anysio e a esposa Malga Di Paula, casados
há 13 anos. Foto: André Durão/UOL.

Quem trabalha em Televisão sabe que dependendo da direção, tudo pode mudar, mesmo que a audiência e faturamento sejam altos. Chico era campeão de audiência e foi retirado do ar, mas não desistiu de fazer humor ou expandir ainda mais o seu horizonte profissional. E isso é algo que sempre admirei nele.

Foi comovente assistir o Jornal Nacional o homenageando. O principal noticiário da TV aberta dar dois blocos somente para falar de Chico, atitude mais do que justa e merecida. O Brasil inteiro parou para acompanhar essa homenagem. Como fã e telespectador, sempre vou lembrar com carinho da Escolinha do Professor Raimundo e do personagem Alberto Roberto, que era um dos meus favoritos. Chico vai fazer falta, muito falta. Que descanse em PAZ!



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

5 comentários

  1. Francisco Bertoletta23 de mar. de 2012, 23:13:00

    Lamentável a morte deste grande humorista, ícone de toda uma geração do humor brasileiro na televisão e no teatro. Bela homenagem aqui do Café com Notícias, Wander. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Ao mesmo tempo que fiquei triste pela morte de Chico Anysio, fiquei aliviado de saber que ele não ia mais sofrer, que ia poder descansar em paz. Para mim, ele adoeceu de desgosto porque a Globo o colocou em escanteio.

    ResponderExcluir
  3. Ei, Wander! Sabia que você não ia deixar de fazer uma homenagem ao Chico Anysio aqui no blog. Adorei o post: informativo e objetivo. Chico vai deixar muita saudade....saudade eterna da Escolinha do Professor Raimundo. Adorava esse programa! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi amigo! Sempre digo que esse espaço não é um blog é um encontro cultural e intelectual do mais alto nível. Bom acerca do Chico até hoje vejo a Escolinha do Professor Raimundo no Canal Viva. Isso sim é humor. Continuo dando boas risadas com ele e sua turma. Acho que não tem sentido dizer que foi por causa da GLOBO que ele adoeceu, ele era maior que isso, não vamos transforma-lo nessa coisa diminuta após sua morte. As pessoas morrem por que essa a lei natural da existência. Todos a seu tempo morrem.

    ResponderExcluir
  5. Chico é um dos maiores gênios que esse mundo já viu. Vai fazer falta, mas seus personagens continuam vivos e são eternos como ele. Abraços.

    ResponderExcluir