3º Fórum Mundial de Sustentabilidade em Manaus discute os desafios da economia verde

março 24, 2012


Discutir propostas para um planeta mais sustentável. Este é o objetivo do 3º Fórum Mundial de Sustentabilidade que acontece entre os dias 22 a 24 de março, no hotel Tropical, em Manaus (AM). Cerca de 900 lideranças empresariais, políticas, pesquisadores e organizações socioambientais vão trocar experiências de gestão durante o evento que tem como tema central a “Economia Verde e Desenvolvimento Sustentável”. No evento, estão sendo debatidos temas como a Rio+20, o desenvolvimento sustentável e humano em sintonia com a preservação do meio ambiente, agricultura de baixo carbono, entre outras propostas de sustentabilidade para todo o mundo. 

O @FMS_2012 conta com a presença de nomes como da ativista social e política, fundadora e presidente da Fundação Bianca Jagger pelos Direitos Humanos, Bianca Jagger; o diretor-executivo do Greenpeace Internacional, Kumi Naidoo; o coordenador executivo da Rio+20, Brice Lalonde; o empresário de comunicação José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni; o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso; o cacique e líder maior do povo Suruí, Almir Suruí; o presidente do SOS Mata Atlântica e do LIDE Sustentabilidade, Roberto Klabin; o diretor do programa marinho da Conservação Internacional (CI) no Brasil, Guilherme Dutra; entre outros.
Sylvia Earle, oceanógrafa, fala sobre a preservação da
vida marinha. Foto: Divulgação.

Neste sábado (24), último dia do evento, a oceanógrafa Sylvia Earle fez uma palestra sobre o extermínio das espécies marinhas e a importância da manutenção da biodiversidade dos oceanos. Logo depois, em entrevista coletiva, a ativista social Bianca Jagger falou à imprensa sobre a viagem de dez dias que fez pelo Pará e Rondônia, pontuando principalmente o impacto que as barragens de Belo Monte e Madeira podem provocar nas comunidades ribeirinhas e tribos indígenas.

Veja também:

Participando do Fórum nessa sexta-feira (23), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que os líderes mundiais, de uma maneira geral, ainda não colocaram a questão de preservação ambiental como prioridade, pois no final do século passado muitos países estavam passando por uma transição política e econômica. Para ele, será necessário uma nova trabalhar uma nova postura social com a sociedade e com os governantes.
O governador do Amazonas Omar Aziz e o ex-presidente
da República, Fernando Henrique Cardoso. Foto: Divulgação.

"Precisamos trabalhar a forma como injetar na cabeça do povo essas questões e não só do povo, mas dos nossos governantes. Temos que mudar a mentalidade da população. Não é só preservar a floresta. É preciso pensar a questão energética, a poluição urbana, a economia sustentável e isso perpassa não só como uma atitude dos governantes e sim de toda a sociedade", comentou o ex-presidente.

Já ex-primeiro-ministro da França, Dominique de Villepin, que também estava presente no Fórum Mundial de Sustentabilidade, teme que a Rio+20, que será realizada no Brasil em junho, não passe de um debate sem avanços concretos no futuro, assim como aconteceu em outros eventos mundiais que trataram do mesmo tema.

"Talvez a Rio+20 não seja de grande atrativo. Os governos não são pautados por grandes temas estratégicos, mas sim pelas grandes urgências. A economia sustentável e o meio ambiente ainda não estão na pauta dos grandes líderes. Vai entrar em pauta quando se tornar emergente, quando começarmos a sofrer com os impactos do desmatamento e da escassez de recursos naturais. Só vão se atentar para o tema quando perceberem que lucros podem tirar da economia verde. Não era pra ser assim", diz Villepin.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Apesar de ser lá no Amazonas, eu gostei muito da proposta desse Fórum. Creio que é uma oportunidade das pessoas entenderem que é possível gerar economia preservando a natureza. Parabéns por divulgá-lo, Wander. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito do FHC, mas ele está certo. Falta uma consciência do povo e dos governantes a respeito do crescimento sustentável. Bacana este evento, hein.

    ResponderExcluir