Rock in Rio 2011 – Evento musical se torna mundial graças à força da web

outubro 03, 2011



Multimídia, crossmídia, transmídia, além de ser uma experiência única para quem viu de perto as 160 atrações durante os sete dias de show. Foi essa a sensação que o #RockinRio2011 trouxe para o público
do Brasil e do mundo: seja para quem conseguiu garantir o ingresso e viu os shows pessoalmente, seja para quem acompanhou o evento musical pela internet. Além de empregos, os shows da Cidade do Rock movimentaram a economia carioca. Segundo informações da Riotur, o Rock in Rio atraiu 315 mil turistas nacionais e internacionais, gerando um impacto econômico de mais de US$ 400 milhões para a capital fluminense. Clique aqui e leia as impressões da jornalista @flavyapereira sobre os shows.


Entre os artistas que tocaram na 3ª edição brasileira do evento, estão Skank, Paralamas do Sucesso, Titãs, Katy Perry, Elton Jhon, Rihana, NX Zero, Capital Inicial, Red Hot Chilli Peppers, Slipknot, Metallica, Stevie Wonder, Shakira, Ivete Sangalo, Maná, Maroon5, ColdPlay, Detonautas, Pitty, Evanescence, System Of a Down, Guns N`Roses, entre outros. Uma curiosidade é que o Rock in Rio já teve nove edições, três no Brasil [1991, 2001 e 2011], quatro em Portugal e duas na Espanha. Em 2008, foi realizado pela primeira vez em dois locais diferentes, Lisboa e Madrid. A organização já confirmou a próxima edição brasileira do evento no Rio de Janeiro em 2013.

Transmitido diretamente do Parque Olímpico Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, o #RockinRio2011 gerou números impressionantes, segundo o organização: 700 mil ingressos vendidos; 4 mil pessoas diariamente na Área Vip; 4 milhões de visitas no canal oficial do Rock in Rio no YouTube, somente no primeiro final de semana do evento com internautas de mais de 200 países. Desde julho de 2010 até este domingo (02/10) o site oficial do Rock in Rio teve 71 milhões pageviews e 12 milhões de visitantes únicos.
Palco Mundo - Rock in Rio 2011. Crédito da foto: Bruno de Lima/R2.

Até a manhã desse domingo (02/10), o impacto causado pelo #RockinRio2011 em mídias sociais (principalmente Twitter e Facebook), segundo os organizadores, atingiu 150 milhões de pessoas (ferramenta de medição Scup). No total são 4,5 milhões de seguidores nas redes sociais do evento, 6,5 milhões de exibições de fotos e 4,5 milhões de visitantes únicos nos sete dias de festival. Além disso, bandas, músicas e acontecimentos relacionados ao Rock in Rio foram Trending Topics no Twitter em 10 países.

O portal de notícias da Rede Globo, o G1, teve exclusividade na transmissão do festival pela internet no Brasil, registrando entre os dias 23 e 26 de setembro, nove milhões de visitantes únicos ao conteúdo especial postado sobre o Rock in Rio. De todo o conteúdo do festival, incluindo fotos, vídeos e matérias exclusivas, a página com a cobertura ao vivo dos shows foi a mais acessada, com 5,2 milhões de pageviews. Nos três primeiros dias de show, o G1 registrou 18,4 milhões de visualizações de página.

Impressões

# O #RockinRio2011 foi um evento multimídia, crossmídia e transmídia. Multimídia porque na web, além da transmissão ao vivo, o internauta tinha acesso a entrevista, matérias, reportagens, fotos e vídeos; Crossmídia porque o evento foi pensando para TV (o canal pago Multishow dedicou boa parte da sua programação ao evento e a TV Globo exibiu alguns shows ao vivo em um compacto de madrugada), para internet (G1, YouTube, Twitter, Facebook, blogs, etc), para o rádio (transmissão ao vivo da Rádio MIX FM, por exemplo, para algumas cidades brasileiras) e para publicações impressas (jornais e revistas) que fizeram cadernos especiais ou dedicaram espaço nas suas publicações para cobertura em texto e foto; e Transmídia porque tanto na divulgação, quanto na transmissão, o Rock in Rio foi visto [e comercializado] nas mais diferentes plataformas de comunicação [celular, tablet, internet / redes sociais, TV, Rádio e impresso].
Coldplay – Rock in Rio 2011 – 01/10/11. Crédito da foto: Bruno de Lima/R2.

# Por ser uma das empresas apoiadoras do #RockinRio2011, a Rede Globo bateu o pé e conseguiu exclusividade na transmissão do evento pela internet. Consequencia disso, o internauta não pode assistir o evento de graça pelo YouTube e teve que ser um assinante da Globo.Com para poder ter acesso há algumas transmissões ao vivo e material jornalístico exclusivo.

# Pioneiro, o G1 fez uma boa transmissão do Rock in Rio. Apesar de alguns momentos a transmissão cair ou falhar, é compreensível até mesmo porque o número de acessos é de fazer inveja há muito site de notícias que se diz em crescimento por aí...rs. O ponto negativo foi a apatia da apresentadora do G1 que em muitos momentos dava a impressão de que não estava nem um pouco contente de desempenhar essa função. Cabe aos coordenadores do Portal avaliar, numa próxima oportunidade, um jornalista que realmente entenda de música e que demonstre mais simpatia....faltou tato nesse sentido.

# Apesar de não ter assistido a transmissão pelo Multishow, vários amigos meus e internautas reclamaram do excesso de euforia de alguns repórteres que insistiam em fazer perguntas redundantes ou que ficavam enchendo linguiça no intervalo entre um show e outro.
Roda gigante instalada no parque de diversões dentro da Cidade do Rock,
no Rock in Rio 2011. Crédito da foto: Glaucio Burle/Estácio.

# Todo mundo sabe o quanto a Globo é gulosa em relação à exclusividade de eventos. E querer o Rock in Rio para exibi-lo em compacto de madrugada é um desrespeito. Com toda a repercussão que o evento teve, creio que ele merecia uma janela ao vivo no horário nobre e um compacto de shows + programa jornalístico + entrevistas no horário vespertino, no mínimo. Se não tem espaço para exibir, porque não compartilhar com outra emissora? #FicaADica

# A estrutura do palco e da Cidade do Rock é algo que enche os olhos para quem assistiu o #RockinRio2011 de casa. No entanto, para quem esteve lá nos sete dias a realidade foi completamente diferente. Houve muita falta de organização, como bem relata o colunista da Veja Rio, Bruno Chateaubriand. Para ler os posts de críticas dele em relação ao evento, clique aqui.
Katy Perry beijando o Júlio de Sorocaba - Rock in Rio 2011 - 23/09/11.
Crédito da foto: Douglas Shineidr / Estácio.

# O Rock in Rio foi entretenimento da melhor qualidade para quem assistiu de casa e ficou plugado nas redes sociais. Depois de ser elevado à categoria de sub-celebridade por ter beijado Katy Perry no palco, o então anônimo Julio de Sorocaba [@julio_salvo] deu várias entrevistas e viu seu número de seguidores no Twitter quadruplicar do dia para a noite. Assista a entrevista de Julio sobre o beijo em Katy Perry:



# Não tenho dúvida: o esporte favorito do internauta, durante os sete dias do #RockinRio2011, foi trollar a cantora Claudia Leite. As tags #claudiarreia e #sentalaclaudia figuraram durante dias entre mais comentadas do Twitter. Com uma apresentação nada carismática e com um exagero de estilos, Milk (como a cantora foi apelidada nas redes) foi até vaiada durante o show. Mais tarde, a cantora foi ao seu blog desabafar e despertou ainda mais críticas piadas dos internautas.

# O ponto máximo de diversão e catarse coletiva foi a hilariante entrevista da atriz Christiane Torloni para o Multishow, onde ela soltou o bordão que virou hino dessa edição do Rock in Rio: “Hoje é dia de Rock, bebê!”. Assista o vídeo, abaixo:


# Como espectador do #RockinRio2011 gostei dos shows de Katy Perry, Red Hot Chilli Peppers, Ivete Sangalo, Shakira, Maná, Maroon5, ColdPlay, Detonautas, Pitty, Evanescence e System of a Down. Como fã, me decepcionei quando os artistas não cantaram alguma música que eu imaginava obrigatória no set list, mas tá valendo. Me surpreendi positivamente com os shows de Katy Perry e Detonautas, dos quais não esperava muita coisa e foram para lá de animados, conseguindo uma linda interação com o público.

# Não gostei da Shakira ignorando o público que pedia por “Rabiosa”, nem do show arrastado do Evanescence. Mas achei grandioso ver Shakira e Ivete no palco juntas...foi lindo! Gostei de assistir no palco os veteranos do System e Maná, e de ver a entrega de Chris Martin do ColdPlay, que dava para ver no rosto dele o quanto estava feliz de tocar para um público tão imenso.
Shakira e Ivete Sangalo juntas no palco do Rock in Rio 2011 - 30/09/11.
Crédito da foto: Glaucio Burle/Estácio.

# Entrei em estado de êxtase com Red Hot e Pitty – que me fizeram lembrar da minha adolescência. Não fui ao Rock in Rio, mas pela web assisti, praticamente, todos os dias do evento. Adorei a idéia de colocar um parque de diversão no evento e, de casa, fiquei morrendo de vontade de entrar naquela roda gigante...rs. Se Deus quiser, em 2013, EU VOU no ROCK in RIO! E você, vai? O que achou do evento musical?





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Muito boa a sua análise sobre o Rock in Rio. Tem coisas que eu nem sabia que rolaram pq a Globo só fala o que foi de positivo do festival....e ainda tem gente que acha que esse canal faz jornalismo isento...affff...rs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela análise. Nunca tinha parado para pensar nesse lado multimídia, crossmídia, transmídia do Rock in Rio. Para mim, seu post foi uma aula de comunicação.

    ResponderExcluir
  3. Wander, o que falar depois de ler o seu texto? Só posso mais uma vez te elogiar pela qualidade e dedicação que você sempre oferece aos leitores. Com toda certeza, quem ficou por fora do Rock in Rio ou quer estender o debate sobre o festival tem um lugar de ouro na internet, aqui no Café. Beijos e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Eu pegaria fácil, fácil o Julio de Sorocaba...ele é muito bonito....rs....mas falando sério, acho que ele pode ter uns minutinhos de fama se souber canalizar isso de forma profissional e querer realmente entrar no mundo da fama. Na hora que vi ele na TV pensei: e vai virar capa da Capricho ou sair na Junior....kkkk....só falta ano que vem ele entrar em A Fazenda, já pensou? No mais, parabéns pelo post. Beijos

    ResponderExcluir