Projeto Fashion – Reality show da Band mostra um novo olhar sobre a moda, mas é exibido em dia equivocado

setembro 18, 2011



Mostrar que o mundo da moda não é só futilidade, mas também um negócio muito promissor, se levado a sério. Esta é a proposta do reality show Projeto Fashion, que estreou neste sábado (17/09), às 22h45, na Band. Apresentado por Adriane Galisteu, o programa tem como mentor o estilista Alexandre Herchcovitch, e como jurados o também estilista Reinaldo Lourenço e a editora de moda da Revista Elle, Susana Barbosa.


No programa, 12 novos estilistas/participantes concorrem a um prêmio de R$ 100 mil, um carro zero km, fazer o editorial (Capa) da Revista Elle, além de desenvolver uma coleção para as Lojas Marisa e um curso de moda no Instituto Europeu de Design (IED), de Milão, na Itália. A proposta é bastante objetiva: os participantes competem entre si para criar as melhores roupas e são geralmente limitados por tempo, material e tema. Os designs dos competidores são julgados e um estilista/participante é eliminado a cada semana.

Após uma verdadeira novela nos bastidores quanto à estreia da versão brasileira do Project Runway – cujo formato já foi da Rede Record no passado e que nos Estados Unidos já está na 7ª temporada, o Projeto Fashion, da Band, surpreende pela qualidade da proposta do reality e a forma segura e carismática de Adriane Galisteu e Alexandre Herchcovitch [como mentor dos estilistas/participantes] de conduzirem a atração.
Projeto Fashion, da Band: Susana Barbosa, Reinaldo Lourenço,
Adriane Galisteu e Alexandre Herchcovitch.

No entanto, a emissora do Morumbi peca por jogar para o fim da noite de sábado um programa que tem todo perfil de horário nobre [de segunda a sexta-feira], uma vez que logo na estreia já conseguiu uma boa gama de patrocinadores e anunciantes. A impressão que fica é que faltou coerência da direção artística da Band em valorizar o seu próprio produto.

Além disso, por mais que o Projeto Fashion tenha se mostrado um programa interessante – principalmente por ser um reality profissional como O Aprendiz, a audiência da estreia não foi nada animadora por conta dessa tática equivocada: na estreia, marcou 1,2 pontos no Ibope, deixando a Band em 5º lugar.

Mais do que uma versão, o Projeto Fashion conseguiu mostrar no primeiro programa uma valorização à moda brasileira, além de gerar uma interessante vitrine para futuros estilistas que já ensaiam projetos independentes no mundo da moda de forma profissional. Outro ponto interessante é que o reality consegue passar, de uma forma didática e bem conversada, conceitos de moda para um grande público que nem sempre tem acesso a esse tipo de informação.
Participantes da 1ª temporada do Projeto Fashion, da Band.

Como telespectador, confesso que o acabamento final do programa me surpreendeu positivamente em todos os sentidos....esperava bem menos. Mas isso foi uma grata surpresa, principalmente pela forma dinâmica do roteiro do programa de apresentar os estilistas/participantes, o que já rendeu alguns bons conflitos por ego extremado.

Projeto Fashion tem a pegada dos realitys produzidos pelo SBT – que em muitos momentos poderiam ser um quadro de programa de auditório, por exemplo. Trata-se de uma atração diferenciada e que tem tudo para ser um sucesso. Basta a Band mudar o dia do programa e apostar em boletins na programação para popularizar o reality show. Se você gosta de moda ou quer quebrar preconceitos em relação à editoria, vale a pena acompanhar! Clique aqui e assista o episódio de estreia do Projeto Fashion




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Assisti ontem o novo programa da Galisteu e gostei da proposta. É como vc disse, parece um O Aprendiz de moda. Só achei estranho a Band passar esse programa tão bom no sábado a noite....vai entender...rs

    ResponderExcluir
  2. Já assisti a versão gringa, chama-se Project Runaway, e é muito bacana....ainda não vi a versão brasileira, mas pelo o que você escreveu parece promissor. Vou conferir!

    ResponderExcluir
  3. Não gostei do programa....se você assisti o Project Runaway na TV a cabo vai ver que o assunto é completamente outro. Mas concordo contigo: A Band deveria ter colocado o programa em outro dia. Escondido no sábado a noite é sacanagem....rs

    ResponderExcluir