Band Minas estreia nova programação, mas esquece de investir em divulgação

setembro 19, 2011



Uma retomada ao telejornalismo local de forma bastante tímida. Foi essa a sensação que telespectador teve em relação às estréias dos novos noticiários da TV Band Minas, nesta segunda-feira (19/09). Na hora do almoço, às 12h30, entrou no ar o Jornal Band Minas, em novo horário, com a apresentação de Gisele Ramos e Daniel Fabris. O tradicional Minas Esporte, sob a batuta de Dimara Oliveira, passou para às 14h. Já às 17h, estreou o Brasil Urgente Minas, com apresentação de Marcos Maracanã.


Com uma estratégia de divulgação bastante estranha, a emissora não fez campanha em outdoors, busdoor, muito menos chamadas na grade da sua irmã caçula, a Rádio Band News FM de Belo Horizonte. Além disso, no site da Band Minas o telespectador não consegue achar nenhuma informação sobre os novos telejornais. O blog apurou que a divulgação dos novos noticiários da emissora se limitou a posts no Twitter e Facebook.

Hoje de manhã (19/09), em resposta ao meu questionamento sobre a falta de chamadas na rádio pelo Twitter, a equipe da rádio avisou que eles iriam abordar as estréias durante o Jornal Band Minas – 1ª edição. Apenas o Brasil Urgente Minas ganhou publicidade em alguns jornais impressos de grande circulação na capital mineira, como o Super Notícia. A impressão que fica é que Band Minas jogou contra si mesma ao optar por divulgar de forma tímida os novos programas: soou esquisito. Talvez, um trabalho de divulgação de maior alcance despertaria muito mais interesse do público.

Outro fato que chamou bastante atenção é que, em nenhum momento, falou-se o que aconteceu com os programas Tudo de Bom, de Bianca Lage, e o falecido Minas Urgente – que saíram da grade sem ao menos dar tchau, avisando ao público que estavam sendo cancelados. Para falar que não houve chamada, o blog encontrou na internet este vídeo, datado de sexta-feira (16/09):




Os noticiários

# Em meio ao vale-tudo que se tornou os telejornais da hora do almoço, o Jornal Band Minas estreia com uma proposta mais leve, com os apresentadores de pé, tentando repercutir assuntos que realmente tocam a cidade, e não focando apenas em polícia.

# Mesmo para um telejornal de estreia, acredito que, no futuro, ainda poderemos ver uma melhor desenvoltura dos apresentadores do Jornal Band Minas no cenário, de forma mais descontraída. A participação da moça do tempo e de Dimara Oliveira comentando as notícias do mundo esporte, traz um tom informal interessante.

# Como telespectador [e jornalista], senti falta na estreia do Jornal Band Minas de uma boa reportagem exclusiva, uma vez que a concorrência na hora do almoço é muito maior e, para se justificar entre o público, seria uma forma de chamar a atenção da audiência. No entanto, a produção foi acertiva em repercutir os novos investimentos do tão sonhado metrô de BH.
O apresentador Marcos Marcanã assume a versão mineira do Brasil Urgente.
Foto: Divulgação.

# O Brasil Urgente Minas é um projeto desenvolvido em várias Praças da Band (Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador) que terão, a partir dessa segunda-feira (19/09), uma versão local de uma hora do noticiário policial. Desse modo, José Luiz Datena passa a comandar uma versão local para São Paulo e outra nacional. Nas Praças, o programa das 17h às 18h, é apresentado por Marcos Maracanã, Fábio Barreto, Paulo Bogado e Uziel Bueno, respectivamente. Datena fica em rede de 18h às 19h. E depois de 19h às 19h30 apenas para São Paulo, onde as Praças retomam o horário. Confuso isso, não?

# Conhecido entre os telespectadores de Uberlândia – e região do Triângulo Mineiro, a Band Minas contratou, em julho deste ano, o apresentador Marcos Maracanã, que até então comandava o Balanço Geral, TV Paranaiba afiliada a TV Record em Uberlândia. Dono do bordão “Me chama que eu vou”, Maracanã foi mais feliz na sua estreia na TV belo-horizontina ao conseguir, ao vivo e com exclusividade, uma entrevista no estúdio com o prefeito de BH, Márcio Lacerda, e com o governador de Minas, Antonio Anastasia. 

# O Brasil Urgente Minas conquistou 7 pontos de audiência, uma média até então nunca vista na Praça de Belo Horizonte nesse horário. Houve muita comemoração na Band Minas, pois o programa, durante a exibição, alcançou o 2º lugar no Ibope.

# Tenho para mim que, finalmente, Mauro Tramonte, da Record Minas, tem um concorrente à altura. Com personalidades diferentes e estilos parecidos, os dois apresentadores conseguem unir gritos, expressões de senso comum, bom humor e crítica social aos seus comentários que possuem uma linguagem bem próxima do povo. Pelo menos nas redes sociais, houve bastante comentários positivos em relação ao novo apresentador.

# Descontraído, Maracanã entrevistou Márcio Lacerda na redação da Band Minas, elogiou a gravata de Anastasia e elegeu a um suspeito de um crime, mostrado em uma das reportagens exibidas no programa, o Troféu Cara de Pau. Na euforia da estreia, Maracanã esqueceu de avisar ao público que o programa é dividido em duas partes: a primeira de 17h às 18h; e a segunda de 19h às 19h30, o que deixou muita gente irritada.

# Acertada a escolha dos repórteres do Brasil Urgente Minas, Jaques Leal e Camila Dias. Jaques é um experiente repórter e que estava fazendo falta no vídeo. Já Camila Dias, dispensa elogios, e ficou conhecida por ser a repórter policial corajosa do Itatiaia Patrulha, da Rádio Itatiaia.

Mudanças

Desde que assumiu a direção geral da TV Band Minas – no lugar de João Salles Martins, que esteve à frente da empresa durante mais de 20 anos; o advogado paulistano, José Saad Duailibi, 31 anos, está promovendo uma série de mudanças na emissora que envolve um novo posicionamento do Grupo Bandeirantes em Minas Gerais.
José Saad Duailibi é o novo diretor geral
da Band Minas. Foto: Divulgação.

Para isso, há um intenso trabalho de fortalecimento que começou em novas contratações, no início do ano, na Rádio Band News FM, na TV Band Minas e a polêmica onda de demissões no primeiro semestre. Mas, a grande novidade de investimentos do Grupo Bandeirantes em Minas é o lançamento, em breve, da edição belo-horizontina do Jornal Metro, além do novo site da Band Minas.

A frente desse ambicioso projeto está Teodomiro Braga – diretor de Jornalismo da TV Band Minas, da Rádio Band News FM e o Jornal Metro BH. Dentre as mudanças, o jornalista Emerson Penha assumiu o posto de chefe de redação da TV, enquanto a também jornalista Ivana Moreira foi nomeada editora-executiva do Metro, acumulando às funções de chefe de redação e colunista da Rádio Band News FM.






*Atualização: 08h, 20 de setembro de 2011.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Divulgaram assim no Super Notícia: o Maracanã é nosso. Uma referência ao apresentador do Brasil Urgente MG, Marcos Maracanã, que é um desconhecido em Minas...vai entender essa publicidade.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não entendi a estratégia de divulgação muito tímida da Band Minas. O Maracanã é conhecido na Band Triângulo, mas aqui em BH, o telespectador comum ainda nem sabe quem é ele....daí que caberia uma divulgação mais positiva para aproximá-lo do público.

    ResponderExcluir
  3. Realmente a falta de divulgação foi uma falha estratégica muito importante. É a única forma de fidelizar o telespectador que deve ter estranhado as alterações, além de ser uma ótima oportunidade para atrair uma nova audiência que deve sentir falta de programação local aberta de qualidade.

    ResponderExcluir
  4. Acho que a emissora pode colocar a programação às uma e quize, mas para mim destaco positivamente o programa do Marcos Maracanã que está conquistando o público com seu talento. Destaco negativamente a mudança do horário do Minas Esporte com a competencia de Dimara Oliveira que acabou com meu hrário de almoço uma vez que sou apaixonado pelo programa desde quando começei a entender por esporte. Pena que, depois de algum tempo, o programa acabou. Quando o programa me conquistou e me fez programar meus trabalhos só para acompanhar todos os dias. Agora duas horas da tarde não tem como programar um almoço não é mesmo? Estou vendo um programa em outra emissora mas não é a mesma coisa. É muito triste. Geraldo de Barbcena.

    ResponderExcluir