Ponto de Vista – 61 anos de TV no Brasil e seis décadas de telenovelas

setembro 17, 2011



São mais de seis décadas de intensa produção na “fábrica de sonhos”. Nela, o brasileiro já se emocionou e se informou. Neste domingo, dia 18 de setembro, a TV brasileira comemora 61 anos de vida. Na primeira transmissão, na época da saudosa TV Tupi, o empresário Assis Chateaubriand espalhou 200 televisores em diversos pontos da cidade de São Paulo. Hoje, com a popularização da mídia Televisão, esse cenário já não é mais o mesmo. Segundo o último censo do IBGE, de 2010, o Brasil possui mais de 193 milhões de pessoas, sendo que, até 2009, 95,7% dos domicílios declaram ter um aparelho de TV em casa.

Esse número mostra a força que esse veículo ainda possui na sociedade, mesmo com o crescimento da internet e da multiplicidade de opções midiáticas que é possível através do celular e tablet. Só a título de curiosidade, em 2010 o país registrou 9.768.993 domicílios com TV Paga, o que indica um crescimento de 30,7% no ano. A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que o Serviço de TV por Assinatura alcança mais de 32,2 milhões de brasileiros.

Mesmo ainda sendo o principal veículo de mídia eletrônica, tanto de faturamento, quanto de visibilidade, aos 61 anos, a TV brasileira está querendo se reencontrar. Numa incansável tentativa de seduzir a Nova Classe C, a Televisão – tanto a Aberta, quanto a Paga, está apostando mais nos formatos estrangeiros e valorizando cada vez menos a oportunidade de criar produções originais e personalizadas. 

A justificativa é que fazer TV é algo caro, e não pode errar. O caminho mais fácil foi apostar em produtos consagrados lá fora. Mas, até quando essa possível solução irá resolver o problema? Outro possível caminho da TV no Brasil é se integrar, cada vez mais, com outras plataformas e apostando no lado transmídia e crossmídia dos seus produtos.

Nesses anos todos, a TV brasileira pode se orgulhar de ter construído uma história única em dois pilares: as telenovelas e o telejornalismo. Ambos inspirados em modelos estrangeiros, cada um, a sua maneira, conseguiu ganhar linguagem própria e, desse modo, ganhar o carinho do público. Em 21 de dezembro de 1951, a TV brasileira comemora 60 anos de telenovelas. Em função disso, a Globo escalou o ramake de "O Astro", de Janete Clair e adaptada por Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, criando uma nova faixa das 23h, para a novela que terá cerca de 80 capítulos.

De "Sua Vida Me Pertence” à "Fina Estampa", do “Repórter Esso” ao “Jornal Nacional”, o brasileiro já se encantou por muitas histórias que ganharam brilho e o seu devido destaque na telinha mais comentada do país. O fato é que o ano de 2011 marca uma nova postura dos diretores e donos de televisão de encarar a internet como parceira, arriscando novas possibilidades de negócios e produções. A Televisão no Brasil está passando por um processo intenso de transição. Para aonde vai, só o tempo dirá. No mais, parabéns pelos 61 anos! Realmente, a fábrica de sonhos não pára.


___________________________________________

*Observação: Este artigo faz parte da minha participação na seção Ponto de Vista, do site do Cena Aberta, onde três jornalistas publicam um artigo mostrando pontos diferenciados sobre o mesmo assunto. Todo sábado você vai encontrar artigo escritos por Endrigo Annyston, Emanuelle Najjar e Wander Veroni.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitterassine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.




Wander Veroni

Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Se você não tivesse feito esse post, nem ia lembrar do aniversário da TV brasileira amanhã....acho que ninguém falou sobre isso....rs. No mais, parabéns para a nossa TV que, infelizmente, passa por uma crise por culpa dos donos que colocam pessoas que não entendem do riscado em cargos estratégicos.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de atualmente estar assistindo muito menos TV, reconheço a força desse veículo na vida do brasileiro. Basta entrar no Twitter e ver que em muitos momentos ele vira um fórum aberto para discutir o que se passa na telinha. Parabéns pelo post, Wander. Abraço

    ResponderExcluir