Prainha Paulista, Pão de Açucar Carrefour e a pseudo-morte de Amim Khader

junho 29, 2011


O bom de estar de férias, principalmente para quem é jornalista, é a possibilidade de poder se desligar das notícias do dia. Isso é muito bom porque chega um momento na vida que o "HD mental enche". E são as férias o melhor momento para esvaziar a mente e renovar as energias. Ontem (28/06), assim como nos outros dias da semana em que estou de férias, me desliguei quase que totalmente do mundo das notícias. 

Depois de um dia agradável de passeio por São Paulo, onde pude conhecer a querida blogueira @rosana, chego em casa e, sem querer me deparo com duas notícias que estavam no ápice das discussões nas redes sociais: a fusão entre o Pão de Açucar e o Carrefour e a pseudo-morte do promoter Amim Khader, que é contratado da Record como humorista e repórter de variedades.

Mesmo com um vontade de louca de pesquisar sobre os dois assuntos, dei uma segurada porque lembrei que estou de férias....preciso desse tempo para descansar a mente, passear pela cidade e ecrever no meu blog....me senti um paciente em reabilitação: "mais 24 horas". Consegui não me abitolar...rs. Me contentei com o noticiário da TV, assim como qualquer outro telespectador. No entanto, fiquei pensando: Carrefour e Pão de Açucar juntos me cheira monopólio e dos grandes, hein....isso ainda vai render muita pauta.

Ah, e outro assunto, apesar de fútil, não poderia passar em branco: como é que  todos os portais de notícias compram essa história de "pseudo-morte" do Amim Khader, baseando-se num tweet do David Brasil. Ninguém liga para a família do Amim? Ninguém conversa com o médico legista que, provavelmente, teria dado o laudo do óbito? Gente, será que todo mundo esqueceu como é que se apura uma notícia e eu virei um E.T? 

Sem brincadeira, me assusta muito essa preguiça do jornalismo atual. Só porque o portal de notícias X publicou uma nota isso é verdade absoluta? O mundo está perdido....por outro lado, o Datena ontem deve ter bombado em audiência ao colocar o Amim ao vivo, direto do calçadão no Rio de Janeiro, para falar que não morreu......depois tem gente que ainda se escandaliza com a TV aberta...rs. O Brasil tornou-se o país da piada pronta! Só Jesus...rs.

Agora, mudando de assunto, e voltando a falar das Férias em SP. foi uma delícia conhecer a turma de pós-graduação dos amigos @letíciacastro e @muraldoantena....o encontro da turma de amigos aconteceu numa região de bares que tem um nome muito pitoresco: "prainha paulista". Achei um barato o nome, pois em BH também há a brincadeira "já que Minas não tem mar, eu vou para o bar". E os paulistas, assim como os belo-horizontinos, adoram bar e uma boa rodada de conversa entre os amigos.

Adorei conhecer pessoalmente o Antenor, que escreve o blog Mural do Antena, que eu já leio há algum tempo. Sempre conversamos online e, dessa vez, pude conhecê-lo pessoalmente. Também adorei conhecer a turma toda, que me recebeu de braços abertos. Também conheci o jovem Daniel, nos seus 20 e poucos anos, que está fazendo pós para se aperfeiçoar no jornalismo e, desse modo, buscar uma colocação no mercado.

Me identifiquei com Daniel porque vi muito dele em mim. Quando sai da faculdade de jornalismo estava deslumbrado com tudo e achava que poderia mudar o mundo. Ledo engano....não se muda o mundo sozinho. Mas, no meio das minhas experiências profissionais, tive alegrias e tristezas, como qualquer outro colega, e percebi que podemos sim fazer o jornalismo que acreditamos, mesmo que seja de modo independente no blog ou em atitudes profissionais no dia-dia de trabalho. 

Hoje, mais maduro, já sei o que quero e o que não quero profissionalmente falando, e isso já é um passo importante. Ao conversar com Daniel, ele me confessou que deseja abrir um blog com outros amigos e, desse jeito, dar visibilidade ao trabalho dele. Trocamos figurinhas, dei alguns conselhos e ele também me fez voltar a crer na importância de acreditar que ainda podemos mudar o mundo, mesmo que seja um trabalho de formiguinha e secular. O importante é nunca deixar o sonho morrer!

Hoje a tarde (29), vou ao Museu da Língua Portuguesa e dar mais uns "perdidos" por Sampa....depois conto mais detalhes......fuuuuui.... :)





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitterassine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Wander querido, acho que vc não consegue desligar das notícias....só de entrar no seu blog a gente tem uma prova disso....mesmo pincelando, vc acabou nos informando e isso é o melhor do Café. Estou adorando ler o seu relato de viagem....parece um reality show. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pura verdade o que você fala sobre a preguiça do Jornalismo atual. Depois da Revolução com a bunda no sofá é o jornalismo com a bunda na cadeira. Mas, acho que isso é culpa das próprias empresas que abriram mão dos repórteres de rua e da investigação jornalística para economizar caraminguás.

    ResponderExcluir