Mais mineiros em São Paulo

julho 01, 2011


Na quarta-feira (29/06) à noite, as amigas @flavyapereira e @elis_amancio chegaram a São Paulo para participar do 6º Congresso de Jornalismo Investigativo da Abraji, assim como @leticiacastro e eu (@wanderveroni). Marcamos de nos encontrar na Padaria Galeria do Pães – por sugestão do amigo @jarbas_ayala no Facebook. 

Ninguém ainda tinha ido nessa padoca e achamos que seria mais um bom lugar para se conhecer em São Paulo. Ficamos noite à fora na padaria, colocando o papo em dia e provando os mais variados quitutes....estava tudo de bom.

No dia seguinte, depois de poucas horas de sono, acordamos cedo e fomos para o primeiro dia do @congressoabraji. Na parte da manhã, participei de uma palestra sensacional com o promotor de justiça de São Paulo, Roberto Liviau, que falou sobre Introdução de Direito para Jornalista. 

Liviau falou sobre termos jurídicos que são empregados no jornalismo, principalmente em coberturas policiais. Fiz várias anotações! Ele também nos disponibilizou uma cartilha com histórias simples para que possamos entender os termos do direito e não escrever mais errado.

Já na parte da tarde, fiquei frustrado com a péssima qualidade do treinamento do Google Tools e Tips para Jornalistas apresentado por Félix Ximenes e Emmanuel Evita, ambos do Google. 

A minha frustração se deu pelo fato deles fazerem uma propaganda da marca Google e suas funcionalidades, ao invés de mostrar para os jornalistas como ir além com as mais variadas ferramentas gratuitas que a Google oferece. Por exemplo, não foi se falado das funcionalidades do Google Docs e do Google Agenda, que além dos buscadores otimizados, auxiliam muito no dia-dia dos jornalistas.

Outra coisa desagradável do @congressoabraji esse ano foi a tirada das mesas e cadeiras no espaço de convivência, além da lanchonete / restaurante interna não servir almoço. Esse ano, apesar da linda estrutura dos stands da Band, Record e Folha, uma coisa tão simples foi deixada de lado.....espero que no próximo ano eles revejam isso, pois o espaço de convivência é um momento importante de bate-papo informal, impressões e network profissional.

Após o Congresso, reunimos um bom grupo de amigos e fomos para uma padoca (sentiu a vibe paulista, meu? Tá ligado?). Demos boas risadas e jogamos muita conversa fora da melhor qualidade....mas a padaria serviu de “esquenta” para o próximo programa, que foi o fino da estampa: o musical Evita, no Teatro Alfa. Mas isso fica para o próximo post....






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitterassine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Galeria dos pães é perfeita. ADorei o Congresso e adorei conhecê-los. Abraços

    ResponderExcluir