#AFazenda3: Na reta final, reality show decepciona!

dezembro 18, 2010




A Record bem que tentou. Depois de um início surpreendente e bombástico, #AFazenda3 chega na sua reta final em pleno marasmo. A grande final acontece nesta terça-feira (21/12). Bocejo pouco é bobagem! Confesso que tem dias que não sinto a mínima vontade de assistir. Faço um resumão no R7, leio os blogs que resenham o reality e me basta. Também faz um tempão que não acompanho mais o “ao vivo” no Portal.

Quem acompanha o @cafecnoticias viu que parei de comentar as eliminações. Infelizmente, o programa está na UTI. O que é uma pena! Creio até que a produção da Fazenda jogou tudo nas mãos de Deus.....nada, absolutamente, NADA de interessante acontece. NADAAAA!!! Se não fosse a festa de natal dessa sexta-feira (18/12), que reuniu todos os ex-participantes desta edição, sei não...rs.

Provavelmente, o telespectador ia ver os gritos eufóricos do Britto Jr. e mais um dia de tarefas na roça. O clima de colônia de férias entre os quatro participantes que sobraram é entediante. Em plena reta final, não há torcidas fanáticas pela ruas (ou nas redes sociais), pois nenhum participante que sobrou foi protagonista da história. A produção tinha que ter usado alguns artifícios como prova de imunidade ou uma repescagem para trazer algum polêmico de volta. Infelizmente, o público não soube votar e estragou o programa.

Atualmente, temos: Sérgio de Abreu (um dos favoritos do público para ganhar essa edição, bom peão e passou 90% do programa dedicado ao hábito da leitura); Daniel Bueno (modelo boa pinta, estilo cigano Igor, que tem uma torcida expressiva entre a mulherada e o público gay); Lisi Benitez (ex-Panicat que movimenta a torcida entre algumas celebridades no Twitter) e Luisa Gottschalk (participante samambaia que tem engordado de forma assustadora e foi coadjuvante do Tico Santa Cruz na briga com o Dudu).

É muito ruim assistir um reality show de convivência que nada acontece. NADA!!! Culpa do público que não soube votar e tirou todos os participantes polêmicos. Mas, a CULPA MASTER – como diria a Janaína Jacobina, é da produção que não pensou em um Plano B para não deixar a peteca cair. Às vezes, a impressão que fica, é de uma produção acomodada que resolveu deixar as coisas como estão só porque o reality está bem de audiência e de faturamento comercial.

Em um momento onde a direção do programa deveria estimular conflitos entre os participantes para render “história” no programa e a instigar a competição entre os finalistas – no mínimo, a direção do programa resolve acabar com o voto do fazendeiro, o voto dos participantes e depositar a vaga dos finalistas no desafio semanal. Como assim, Bial?

Não dá para acreditar!!! Para piorar ainda mais a situação, enche o roteiro do programa com clichês insuportáveis na boca do Britto Jr.: “Abram-se as porteiras da Fazenda. Bem vindo ao Show!”; “Chegou a hora da fogueira das verdades”; “O bicho vai pegar, daqui a pouco”; “Ah, e o bicho está de olho nos dois milhões”; “Chove muito em Itu”. Poupe-me!

Aliás, creio que Britto Jr. – mesmo com todo marasmo da Fazenda, é o único empolgado ligado no 220 wolts....rs. Será que ele assiste o mesmo programa que o público? Meu Deus! Que saudade do texto do Bial e das traquinagens do Boninho. Que venha o #BBB11!!!!



Considerações finais

#1: Estou com medo da final de #AFazenda3. Provavelmente, vai ser mais frustrante do que a vitória do Max no #BBB9...rs

#2: Sei que o Britto Jr. é apenas o apresentador da #AFazenda. Mas, não há como negar, que a equipe de roteiristas mata o programa com esse tanto de clichê que dão para ele falar. Cadê o bom senso?

#3: Porque as samambaias de reality show sempre conseguem chegar a final? Tenho fé que um dia o público consiga entender que a graça do reality show são os conflitos, a novelinha gerada a cada dia. É como matar o vilão, a mocinha e o herói no início da novela? Você vai torcer para quem? Assim não tem graça, né!

#4: O @celebritto foi a coisa mais interessante criada nesta edição de #AFazenda3. Tanto a participação dele no Twitter, quanto na animação dele interagindo com os participantes no resumo diário é um barato!

#5: Assim como #AFazenda2 foi importante para a Record avaliar os rumos do programa pela falta de repercussão (e tédio total), a terceira edição foi um aprendizado importante para a produção não depositar todas as fichas do reality nos conflitos gerados entre os participantes. É preciso saber intervir quando necessário e ter um Plano B.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.







Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Eu avisei tã nã nã, avisei tã nã nã


    rs

    ResponderExcluir
  2. Espero sinceramente que o Endrigo não leia meu comentário, já que ele diz que avisou.

    Vi ontem a noite a festa pelo R7 e hoje alguns vídeos. A impressáo que fiquei foi que aquela turma que estava na festa, era outra. Alguns vídeos sáo vergonhosos. Por isso, acho que até hoje a Record não tem PPV. Ela só mostra o que quer, e para os votantes (não é meu caso), todos que passaram por lá sáo certinhos, bonzinhos, etc, etc. Apesar de ser a terceira ediçao, acho que a Record ainda tem muito a aprender sobre o assunto e pelo amor de Deus: tem que substituir o insuportável do Britinho. Ninguém merece!

    ResponderExcluir
  3. @Endrigo Annyston: É Endrigo, vc bem que visou no início desta temporada. Mas, mesmo assim, continuo dando uma chance ao reality...o formato da Fazenda é mto interessante só que a produção precisa ficar mais atenta e menos acomodada.

    @Maria Guilhermina: Vi uns pedaços da festa também hoje de manhã pelo R7. Esta temporada a Record inovou ao colocar o reality ao vivo, de graça, na internet. Mas, o pior erro desta edição foi o de roteiro. No início, era tanto acontecimento que eles não sabiam o que colocar ou juntar as histórias. Agora, como não acontece nada, eles se viram nos trinta. Ficam fazendo clip de um tanto de música enquanto os participantes cuidam dos bichos. è duro, viu! Não acho o Brito mal apresentador. Ele está sendo mal orientado, apenas. Para que tanto clichê neste roteiro da fazenda. Ninguém merece!

    ResponderExcluir