Café nas Eleições 2010 – Após ser eleita, Dilma Roussef dá entrevista ao vivo no Jornal da Record e Jornal Nacional

novembro 01, 2010




Não tem como fugir. Hoje, todos os principais noticiários estão tratando deste assunto: Dilma Roussef é eleita a primeira presidenta da história do Brasil. Apesar das visões políticas (ou apolíticas) de cada um – seja petista, tucana ou qualquer outro segmento, o fato é que esse momento político do país precisa ser retratado de forma atípica e com uma cobertura que consiga mostrar a densidade que esse fato tem perante a história de lutas e anseios da nossa nação.

Na noite desta segunda-feira (01/11), a presidenta eleita Dilma Roussef (PT) deu uma entrevista ao vivo para o Jornal da Record (JR) e Jornal Nacional (JN). Na Record, a entrevista deu oito pontos de audiência. Já na Globo, 33 pontos. Uma diferença gritante que mostra o quanto a emissora carioca ainda é líder na TV aberta. Não é preciso trabalhar com jornalismo para saber que, historicamente, todos os ex-presidentes do Brasil, quando eleitos, deram uma entrevista exclusiva para o JN. Quando falo exclusiva, não se atende ao fato de quem apenas vai falar primeiro, mas sim quem vai ter essa declaração em primeira mão, antes dos outros veículos.

Pois bem, dessa vez Dilma quebrou a corrente. Não deu exclusividade, nem para a Globo, nem para a Record. Falou com as duas emissoras. Agradou aos Bispos e aos Marinho. A emissora da Barra Funda falou primeiro, simplesmente, porque o jornal começa antes do da Globo. Não houve teoria da conspiração, apesar de que o tempo dado a presença de Dilma ao vivo, nos dois noticiários, terem sido diferentes.

Repito: a aparição de Dilma nos dois telejornais não tem nada a ver visões políticas partidárias explícitas ou veladas. Mas, sim pelo fato da presidenta eleita ser a “pauta do dia”. Agora que as cartas foram colocadas na mesa, faça a reflexão de como os dois noticiários trataram essa pauta. Perceba que a diferença foi gritante, tanto de conteúdo, como a de registro informativo. Assista abaixo a entrevista de Dilma ao Jornal da Record:



No JR, Adriana Araújo e Ana Paula Padrão entrevistaram Dilma ao vivo, dando a liberdade para que a presidenta eleita respondesse as perguntas com tranquilidade e sem a interferência de um cronômetro. Por estarem entre mulheres, a conversa foi livre e tocou em vários pontos, desde a emoção pessoal de Dilma ao que ela fará neste novo desafio político como presidente. Em meio a entrevista que abriu o primeiro bloco, o Jornal da Record fez várias matérias repercutindo a vitória de Dilma no Brasil e no mundo. Pena que a entrevista foi por pouco tempo, pois Adriana e Ana Paula conduziram o bate-papo muito bem e com segurança.

Já o JN optou pelo caminho mais cômodo. Requentou as matérias exibidas no Fantástico do dia anterior, convidando Dilma para assisti-las ao lado de @realwbonner, na bancada do estúdio da Globo em Brasília-DF, no maior estilo “arquivo confidencial” – quadro do Faustão que presta homenagem histórica a personalidades no palco do programa. Focando mais no lado emotivo e na vida histórica de Dilma, o JN não aprofundou as discussões políticas, numa tentativa de colocar “panos quentes” à preferência explícita ao candidato tucano, o que é uma pena. Veja a entrevista de Dilma ao Jornal Nacional:




Pra fechar com chave de ouro a noite #dilmaday só faltou a presidente ao vivo no sofá da Hebe, dps do JN...hahaha. Já pensou? ;)less than a minute ago via twitgether







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Não poderia mesmo deixar de ser, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não ter votado na Dilma no primeiro turno, e sim na Marina, confesso que votei nela no segundo turno. Não queria que o Serra ganhasse. Só espero que ela faça um bom governo. Quanto a entrevista, também gostei mais a do Jornal da Record. O papo foi muito mais inteligente!

    ResponderExcluir
  3. A eleição consagradora de Dilma foi a cereja no bolo daqueles, como eu, que esperaram tanto pra ver a dona Globo definhando. O ano de 2010 mudou a forma como o Povo Brasileiro se relaciona com sua principal opressora.

    Ano trágico pra eles, nenhuma cruzada que eles se envolveram eles tiveram sucesso. Muito pelo contrário, até. Suas até então invictas credibilidade e padrão de excelência tecnológica e de conteúdo se esvaiu nesses últimos 10 meses. A Globo hoje não é nada, ninguém dá o menor valor pra eles. Se continuar nesse ritmo, eles não chegam vivos em 2020. Ainda bem pro Brasil!
    Como diria o Lula, “nunca antes na história desse país” o povo pôde bradar orgulhoso que “o povo não é bobo, ABAIXO A REDE GLOBO!”

    ResponderExcluir
  4. É um resultado histórico, com a primeira mulher chegando ao Planalto. Agora não hora de lamentar se o candidato perdeu ou ganhou, devemos todos nos unir para fazer deste Brasil um lugar melhor. Abraços.

    ResponderExcluir