Café nas Eleições 2010 – Dilma Roussef é a nova presidente do Brasil

novembro 01, 2010




Após uma campanha eleitoral marcada por uma guerra de acusações entre petistas e tucanos, Dilma Roussef (PT) é eleita a nova presidente do Brasil. “Nunca antes na história desse país”, como diria o atual presidente Lula, uma mulher ocupa o principal cargo do executivo brasileiro. Apesar das diferenças políticas de cada um, o fato merece ser comemorado como uma conquista histórica da nossa sociedade, de um modo geral. O anúncio foi feito pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, por volta das 20h, quando já haviam sido apuradas quase 100% das urnas.

Dilma foi eleita com 56,05%, enquanto o José Serra obteve 43,95% dos votos válidos. Já os votos brancos somaram 2,3% e nulos chegaram a 4,4%. Este segundo turno teve abstenção recorde, mais de 29 milhões de eleitores deixaram de votar, número que representa 21,5% do eleitorado. De acordo com o TSE, a nova “presidenta” do Brasil deve assumir o cargo no dia 1º de janeiro de 2011.




De novo, sem palavras p/ agradecer a todos os que estiveram a meu lado nessa caminhada. Hoje é #13neles e #dilmaday.less than a minute ago via Mobile Web



O voto de MG

Mineira de Belo Horizonte, Dilma venceu Serra, no segundo turno em Minas Gerais (MG), por 58,45% dos votos, contra 41,55% do tucano. A apuração estadual acabou à 0h17 desta segunda-feira (01/11). Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), foram registrados 2,59% votos em branco e 4,62%, nulos. As abstenções atingiram 20,98%.

Já em Belo Horizonte, o candidato do PSDB venceu a petista. Com 100% das urnas apuradas, foram 10,2 mil votos de diferença, segundo o TRE-MG. Serra teve 50,39% dos votos válidos, enquanto Dilma conquistou 49,61%. De acordo com o tribunal, 193 urnas apresentaram problemas e foram trocadas. Apenas uma seção, em Guaxupé, no sul do estado, teve que realizar a votação em cédula de papel.

Segundo a Polícia Militar, foram atendidos 89 chamados de confusões ou irregularidades na votação deste domingo (31/11). Ao todo, foram 33 boletins de ocorrências e 31 pessoas conduzidas a delegacias para prestarem esclarecimentos. Segundo o TRE-MG, a maioria das ocorrências foi por boca de urna e por venda de bebida alcoólica durante a votação – prática que é proibida pela Lei Seca. As ocorrências aconteceram em três regiões da Grande Belo Horizonte e em 11 regiões da PM no interior.

Presidenta

Eleita, Dilma pretende descansar nos próximos. Porém, logo em seguida, no fim de semana, ela inicia as atividades como sucessora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, onde ambos viajarão à África e Ásia. No sábado (06/11), Lula e Dilma vão para Maputo, capital de Moçambique, onde será inaugurada uma fábrica de medicamentos. Depois da África, eles participam das reuniões do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) em Seul, na Coreia do Sul. Assista, na reportagem abaixo, como foi o dia da vitória da primeira mulher presidente do Brasil:

















Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Enfim, adeus Serra; e não é até logo, é vá logo!
    É … a “vitória” dos tucanos foi imensa, pois agora eles governam pra a maioria dos brasileiros. Mas uma coisa é governar, outra coisa é presidenciar.

    Brasileiros estão divididos entre os que preferem quem sabe fazer(federal) e os que sabem falar(estadual).

    Está implícito aí a disputa ricos x pobres, escolados x analfabetos, chiques x rotos. Depois de tanta injustiça com tanto uso da máquina(jornais, revistas, emails, padres…), foi isto o que resultou: uma guerra ganha. Mas como admirador das reformas, fico com as batalhas “perdidas”, fico com Dilma.

    ResponderExcluir