Facebook cresce entre os internautas brasileiros

julho 15, 2010




Foi-se o tempo em que o Orkut reinava sozinho entre as redes sociais mais acessadas no Brasil. Agora, a nova onda do momento atende pelo nome de Facebook. Trata-se de um site de relacionamento, criado em 2004, por Mark Zuckerberg, um ex-estudante da Universidade de Harvard. Apesar de contar com menos usuários brasileiros do que o Orkut, o Facebook vem crescendo timidamente.

Hoje em dia, o site divide as atenções ao lado do Twitter e do Youtube, em um país em que 38 milhões de pessoas acessam a internet por mês, seja de casa ou do trabalho, com o intuito de ficar pelo menos quatro horas online nas redes sociais.Esses números tão expressivos fazem parte dos dados da empresa Ibope Nielsen Online. Segundo a empresa, de maio de 2009 a abril deste ano, o percentual de usuários brasileiros do Facebook cresceu quase quatro vezes, de 7,9% para 26%. Nesse período, o Orkut se manteve estável, em torno dos 70% de usuários.

Enquanto isso, lá fora o Facebook está em primeiro lugar na lista dos mil sites mais acessados no mundo. No Brasil, o Facebook tem apresentado um crescimento diferente da Europa e dos Estados Unidos, onde é a rede social mais acessada. O Facebook teve 540 mil visitas únicas, o que representa um alcance global de 35,2%, e 570 bilhões de acessos em abril, mas tem mantido um crescimento mensal constante entre 10% e 15%.

De acordo com o site Alexa.com, que mede a audiência de sites pelo mundo, o Facebook está em 17º lugar em audiência no Brasil, duas posições à frente do Twitter. Ainda, segundo o Alexa, no Top 20 de sites mais acessados, a página de pesquisa da Google Brasil aparece em primeiro lugar, seguido do Orkut. Já em terceiro lugar vem o Google em inglês, seguido do portal Uol, Windows Live, YouTube, Globo.com, MSN, Blogger, Yahoo, Terra, iG e Mercado Livre. Ainda no top 20 estão 4shared, Wikipedia, Doubleclick e o site da Abril.com.

Para a gestora de criação da agência DigiPronto, Marina Frederico, que trabalha como analista de mídias sociais, o Facebook traz para o internauta uma possibilidade de interação muito mais amigável, relevante e inteligente. Ela aponta ainda algumas diferenças entre Facebook e Orkut. “O nome Facebook remete ao livro que os estudantes americanos fazem com fotos de seus amigos no final de cada ano letivo, o que já propõe um ambiente diferenciado em relação ao Orkut. A discrepância entre os sites de Zuckerberg e da Google já diminuiu bastante, mas a verdade é que o Facebook continua mais clean e fácil de navegar. Usando basicamente as cores branco, azul e tons de cinza, é muito fácil encontrar o que você quer nele”, avalia Marina Frederico.

Já a estudante de nutrição Nayara Simões, 32 anos, vai mais além. Ela acredita que o Facebook tem ganhado adeptos brasileiros porque o público adulto sentia falta de um espaço onde pudesse trocar idéias, fazer contatos entre os amigos e integrar serviços de outras redes sociais, como o Twitter. “Pelo menos no meu caso, até bem pouco tempo atrás, achava que o Facebook só era útil para passar o tempo naqueles joguinhos, como o Farmville. Mas, de um tempo para cá, comecei a interagir no site e fiquei apaixonada com as possibilidades, principalmente porque o Facebook não é evasivo como o Orkut e possui um público mais adulto, se compararmos com o Orkut. Além disso, o internauta pode twitar pelo Facebook e anexar as fotos do Flickr numa boa. Até a parte de publicidade foi bem pensada, pois os anúncios são relevantes ao gosto do internauta”, diz.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

9 comentários

  1. Realmente o Facebook tá ganhando terreno no Brasil. Eu torço por isso, pois a concorrência sempre trás benefícios para nós usuários.

    Abraço,

    Luz na mente e Paz no coração.

    ResponderExcluir
  2. Wander,
    para nós blogueiros, o Facebook é muito mais interessante, eu mesmo consigo um número razoável de visitas provenientes dessa rede social, e sem ter tempo para interagir diariamente com meus seguidores. A integração com outras plataformas como Twitter e Formspring então são fantásticas,
    parabéns pela matéria,
    um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Atualmente ando mais pelo Facebook que pelo orkut.
    Gosto do mode de utilizaçao de contatos com e ele e nao dispenso um joguinho por lá!!!
    Abços

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca gostei do Orkut, mas sempre adorei o Facebook. É lá que vou "distrair" a mente! E vai ter um filme a respeito. Claro, vou assistir.
    Houve um encontro de inscritos no FB, maio passado, eu fui. Dos 480 confirmados somente 40 foram. Ok.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu entrei no Facebook e não "me senti em casa", coisa que aconteceu com o Orkut e Twitter. Só que eu já meio que me cansei desses dois também, especialmente do segundo. Virou uma baderna, não existe respeito.

    ResponderExcluir
  6. Há rumores que o Facebook está pensando em agregar buscas em seus serviços.
    Se isso é verdade não sei, mas será que não iria fugir de seu nicho de mercado.

    ResponderExcluir
  7. As Redes Sociais de um modo geral chegaram para ficar. Esses modelos que encontramos hoje, cito: o orkut, twitter, facebook e you tube por serem mais usadas, tenderão a aprimorar os seus serviços, devido a outras ferramentas que deverão surgir nos proximos 5 anos. Arrisco-me a dizer que de todas essas que citei as duas que irão permanecer crescendo em proporção e disseminação são o Facebook e o Twitter, haja a vista que as demais tenderão a permancer em modelos "tradicionais" e não atenderão a demaanda crescente com o passar dos anos. Em breve o formato em vídeo que o You Tube nos apresenta perderá espaço para outras ferramentas bem mais interativas que esta que estar sendo apresentada, com isso só haverá dois caminhos: ou acompanha a demanda ou será sulgado por outras bem mis interativas que certamente surgirá.


    Priscylla Duarte - Jornalista.
    @priscylladuarte.


    Wander, eu e o William te enviamos uma cópia do livro: Redes Sociais. Segmentando o Nicho das Empresas que foi escrito por William e hoje estamos disponibilizando o E-book para divulgação e venda. Espero que curta a leitura.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  8. Eu acho o facebook mais legal, mas não sei mecher muito bem UHSUHASU' comicandoo.blogspot

    ResponderExcluir
  9. O Facebook veio pra ficar. Na minha opinião ele é melhor que o orkut (tanto no aspecto visual quanto funcional). Não duvido que ele vai crescer com o passar dos tempos. Uma das causas da queda de prestígio do Orkut foi o fato do site tornar-se muito popular, que fez com que muita gente procurasse uma rede social nova. Abraço.

    ResponderExcluir