Consciência política no Twitter vira pauta nos noticiários

julho 02, 2009


Há algum tempo, as redes sociais e a blogosfera já podem ser vistas como um espaço informativo e gerador de notícias para os meios "tradicionais" de comunicação, como TV, rádio e impresso. Depois da explosão dos blogs e do Orkut, agora chegou a vez do Twitter fazer um enorme barulho na sociedade. O site de relacionamentos que anda conquistando várias celebridades ao redor do mundo fez com que muitos jornalistas começassem a ver a internet com os outros olhos.

Não dá para negar: a web se firmou como mídia, e não apenas como uma plataforma de entretenimento ou de convergência. É possível encontrar de tudo, desde humor, diversão, cultura, jogos, venda de produtos, opinião, consciência política, informação e prestação de serviço. Ao contrário das chamadas "mídias tradicionais", o público é quem faz a sua programação (por assuntos) enquanto navega pela internet. Então, se você só consome "lixo" na web, é porque você gosta disso. Não, necessariamente, é culpa da internet. A pesquisa por conteúdos de qualidade, talvez seja a palavra de ordem do internauta que está disposto a ter lazer, entretenimento e informação.

Ao contrário do que muitas pessoas difundem, o Twitter não vai matar os blogs, muito menos o Orkut. Muito pelo contrário: a ferramenta serve como uma forma direta de aproximar o produtor de conteúdo de seus leitores - tanto para blogueiros, como para personalidades que conseguem fazer do Twitter uma extensão para difusão de ideias com mais comodidade e personalidade, pois as atualizações podem ser feitas via celular, por mensagem de texto, por exemplo.


Na última segunda-feira (29/06), o movimento Piratas do Twitter - TW Piratas, formado pelos atores Bruno Gagliasso e Pedro Nescheling; os músico Júnior Lima e Tico Santa Cruz; os humoristas Rodrigo Scarpa (Pânico na TV) e Marco Luque (CQC); o VJ da MTV Felipe Solari e o apresentador da TV Globo Luciano Huck, se apropriaram da campanha #fora sarney - criada por alguns internautas e blogueiros. Com muito bom humor e ingenuidade, a campanha fez barulho dentro e fora da internet. Para você ter uma ideia, a tag #fora sarney conseguiu ser por algumas horas uma das mais populares no mundo, passando a morte do rei do pop Michael Jackson. Clique aqui e leia este artigo que fez um apanhado geral sobre essa movimentação no Twitter.

Na tarde desta última quarta-feira (01/06), várias cidades do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte - entre outras, realizaram manifestações em praça pública pedindo o afastamento do Presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP) depois do senador estar envolvido no escândalo dos atos secretos e de supostamente estar beneficiamento financeiramente seus familiares. A pressão feita no Twitter - que passou para as ruas, mostrou o tanto que a internet consegue se fortalecer como mídia e como espaço difusor de ideias.


Chupa, Ashton!


Com o intuito de dar repercussão mundial ao #fora sarney, os "Piratas do Twitter" tentaram convencer o ator e humorista norte-amerciano Ashton Kutcher a postar algo relacionado a esta campanha no Twitter dele que possui mais de 2,5 milhões de seguidores. Anteriormente, os mesmos "Piratas" ironizaram Ashton durante o jogo entre Brasil x Estados Unidos, na Copa das Confederações, onde a seleção canarinho ganhou a partida por 3 x 2.


O marido de Demi Moore torcia fervorosamente para a seleção de seu país pelo Twitter, enquanto o jogo era transmitido para todo mundo. Não só os piratas, mas vários seguidores brasileiros enviaram mensagens com a tag #chupa - no qual se abriu uma verdadeira zoação ao ator que levou a brincadeira na esportiva. Depois de ter feito essa aproximação, os "Piratas do Twitter" tentaram convencer Ashton a participar do #fora sarney, mas o ator deu uma resposta à altura. "Só vocês têm o poder de expulsar seu senador. É o SEU país e VOCÊS tem de lutar por aquilo em que acreditam. Eu não tenho votos."


Agressão no Senado



Ao que parece, o Presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP) não está nada contente com toda essa mobilização em torno da sua renúncia. Mesmo sendo eventos distintos, não dá para negar a aproximação dessas notícias. Nesta última quarta-feira (01/06), o apresentador José Luiz Datena, no Brasil Urgente, da Band, informou que o humorista Danilo Gentili, que atua como repórter do "CQC - Custe o Que Custar", sofreu agressões de seguranças de Sarney, após ter tentado entrevistar o senador com perguntas que iam diretamente na "ferida" do político.



Mesmo sabendo que o tema é sério - e que prova que este tipo de assunto, por parte de Sarney, é resolvido na base do coronelismo, Gentilli ao dar entrevista para Datena - e também para outros colegas da imprensa, insistia em tentar fazer piadas com o ocorrido. Não que fazer piada seja ruim, muito pelo contrário: o humor é uma arte que consegue levar a informação e a crítica de uma forma mais leve e caricata. Mas, tudo tem a hora certa. E o momento - com tantos apelos feitos na internet e nas cidades exigindo a renúncia de Sarney como forma de tentar fazer um legislativo mais sério e coerente, foi jogado por baixo pelo humorista.

Fico me perguntando se realmente o #fora sarney é um movimento de promoção da conciência política ou para humoristas terem pauta de piadas. Independente da resposta, o bom é que a politica seja discutida pela sociedade. E isso já é um caminho importante para que tenhamos no futuro uma sociedade mais consciente na hora da eleição e que fique instigada a pensar sobre o nosso Congresso e Senado. Será?




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

27 comentários

  1. Maravilhoso o texto, vc expoe muito bem suas idéias.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Realmente o Twitter tá revolucionando muita coisa, nunca tivemos uma mobilização contra pontos da política no orkut por exemplo.

    Sobre a agressão no senado, uma hora ia acontecer isso, os caras são folgados mesmo! hahahaha. Mas é lamentável que aconteça, um órgão de imprensa não pode sofrer agressão física, independente de o cara ser ou não folgado.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Assunto mais que atual e oportuno. O twitter é uma das idéias mais brilhantes da internet, como o CQC é uma das idéias mais brilhantes da Tv Pública Brasileira. Nos dois casos, tanto o twitter como o CQC tem defeitos e podem melhorar, mais mesmo assim sou fã dos dois...

    ResponderExcluir
  4. Caramba quanta polemica, mas muito legal, pelo menos não esta sendo só pra relacionamentos e pa.
    tem pessoas mais concientes fazendo algo a mais, e o bom, que isso vai espalhando e mais pessoaas podems ajudar!

    muito legal!

    ResponderExcluir
  5. Eu tava neste minuto pensando em escrever sobre isso, a maneira como os brasileiros querem manipular o Trending Topics é vergonhosa. Quer mudar o Brasil?Tome uma atitude efetiva!

    heauaehea

    vou guardar minha revolta pro post de amanha que farei.


    Sou novo na blogosfera por sinal e curti teu blog, tbm to te seguindo la no twitter.

    Se qser dar uma visitinha no meu, tamos ae


    Um abração, vou te favoritar pra voltar sempre por aqui!

    ResponderExcluir
  6. Concordo contigo, Wander. O Twitter veio para somar, não destruir.
    E a resposta do ator Ashton foi sensacional. O óbvio é forte e nós fazemos questão de ignorar isso!

    Abração

    ResponderExcluir
  7. O Twitter esta sendo usado para tudo, e no próximo ano deve entrar com tudo na política, como fez Obama em sua eleição.
    Agora tentam derrubar o Sarney e depois irão tentar eleger seus candidatos.

    ResponderExcluir
  8. Mais um ótimo artigo parceiro. Ashton está certíssimo e deu um tapa na cara nesses tais piratas. Ker dizer um americano falando do senador de outro país. Oh gente sem noção até envergonha o país.

    SObre o Twitter roubar espaço dos blogs, isso só um louco diria e como tu apontou não tem como.

    Isso porque primeiro a taxa de mortalidade do Twitter é altíssima. Muita gente desiste porque o Twitter é chato.

    Segundo que Twitter só serve pra passar informações de ultima hora. Só.

    Terceiro que Twitter é modinha e logo vai cair em desuso, anotem o que eu tô falando.

    ResponderExcluir
  9. Por sinal fiz um resumo com riqueza de detalhes desse TUMULTO que ocorreu por esses dias no twitter, inclusive a campanha que foi uma tentativa que não certo chamada #mimimi lançada pela Rosana Hermann.

    Passei a madrugada em claro escrevendo sobre, se quiser conferir depois tá aqui o link.

    http://drwhatever.wordpress.com/2009/07/03/como-envergonhar-o-brasil-via-twitter/

    Abração!

    ResponderExcluir
  10. O twitter realmente tem o poder de informar em questão de segundos milhares de pessoas do mundo todo.
    Qto ao #forasarney, acho que agora ja virou deixa para fazer piada, principalmente depois da agressão gratuíta do Gentili ao tentar entrevistar o Sarney

    ResponderExcluir
  11. o que mais me preocupa sobre o piratas é que eles estão prometendo novos ataques. Ou seja, a vergonha pública de dias atrás não foi o bastante para eles.

    Abraçoo

    ResponderExcluir
  12. Oi, Wander!

    Pois é, eu até me surpreendi com o Twitter, sabia? Diziam que só tinha bobagem, coisa e tal...mas o que acho mais bacana é o fato de funcionar como um indexador de notícias. E com fontes diversas, com links, enfim, muito bom mesmo.

    Lembrou um pouco os blogs. Quando os blogs "estouraram" na rede, diziam que era coisa de adolescentes desocupados, etc e tal. Bom, vai que seja meia-verdade...rsss...o fato é que os blogs hoje são excelentes meios de opinião e mídia independente, até.

    O Twitter pode "revolucionar" a vida política no dia a dia? Ainda é cedo pra dizer. Não sei se há esse poder, mas que tem bons indícios aparecendo aqui e ali, isso é verdade.

    abração!

    ResponderExcluir
  13. o twitter vai ser a forma mais rapida de informação vi outro dia um debate na MTV sobre rede de relacionamentos , e um jornaalista que não gostava do twitter, orkut ...se viu tendo que buscar informaçõe no que era para ele antes uma modinha de modernismo . e agora passa a ser uma de suas fontes para jornalismo

    abrç

    www.celebritypoke.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. O Twitter está realmente se tornando uma ferramenta bastante relevante, ainda to engatinhando lá, mas jaja aprendo hehe
    Abração do Saci :D

    ResponderExcluir
  15. Olá Wander,

    Só queria saber se esse povo famoso, que agora se mete a posar de politizado, sabe a diferença entre um deputado e um senador, por exemplo. Creio que não, sobretudo quando levantam a voz para expulsar um e não vários. Há uma crise estrutural no senado e há, principalmente, uma crise de consciência política na gente, que não deriva de dias e sim de décadas.

    Sarney se tornou, digamos, o "trouxa na roleta". O cara que no cassino fica jogando sabendo que vai perder.

    A saída dele não vai melhorar nada. Há outros caciques tão perversos quanto ele prontos para assumir o posto.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  16. se você só consome "lixo" na web, é porque você gosta disso. Não, necessariamente, é culpa da internet.

    concordo plenamente com isso cara.
    Mas algumas coisas tipo inscrições para cursos por exemplo estão feitas somente pela internet, não axo certo esquecer os outros meios que foram tão utéis até hoje.

    ResponderExcluir
  17. Puxa, eu naum sabia que o Twiter tava fazendo tanta mobilização de consciêncai política. Mto bacana isso. òtimo saber tbm q a mídia tradicional está levano a internet taum a sério. Não acredito que o movimento #foraSarney seja apenas pauta para piada, até pq, o nosso país é uma grande piada. Nuncaaa falta pauta para isso. Mto bom o blog!

    ResponderExcluir
  18. Adorei seu texto, mas eu acho q estão exagerando mto, não é só o Sarney q é corrupto, a mioria da corja é... temos q colocar mais nomes na lista...

    ResponderExcluir
  19. A da tag chupa foi legal, huahuahua!
    Bom, não acho que o Tico Santa Cruz ou o Vesgo são capazes de debater política; creio que é um lance muito mais complexo...
    Mas não há dúvida da capacidade de mobilização dessa nova ferramenta- o Twitter veio para ficar.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  20. É inegável que o Twitter tem se mostrado como uma boa ferramenta de troca de opiniões e contatos. Acho válida essa consciência política de alguns usuários, porém tá na cara que alguns são só revolucionários de butique.

    Visite o Menu Mulher e conheça o melhor do jornalismo social:
    http://menumulher.wordpress.com

    ResponderExcluir
  21. Sem sombra de dúvidas, a internet é um meio que revolucionou a democracia em todo o mundo. No Irã, são as pessoas que têm documentado o processo político conturbado que marcou as últimas eleições no país.
    A web é um local onde todos têm vez e voz e isso é muito bom, em parte, já que nem todos têm noção de limites, direitos e deveres.

    Vejo com muita satisfação essas manifestações virtuais em prol de uma moralização política. Isso é ótimo e tem encorajado muitos a ir às ruas, o que é melhor ainda! Tomara que o espírito de mudança, aquele espírito inquietante, irreprimível de mudança que pudemos sentir na segunda metade da década de 80.. esteja pairando sobre nós novamente. Só assim conseguiremos uma pátria justa e digna.

    Wander, te escutei no sábado!

    Abraço

    ResponderExcluir
  22. Pois é, o Twitter mostrou-se uma ferramenta muito eficaz para ampliar um pouco a mente das novas gerações acomodadas. Fiquei impressionado com a quantidade de #forasarney que vi por lá, de pessoas que eu jamais imaginei que acompanhassem qualquer ato político no Brasil. Acho isso interessantíssimo.

    Acredito que as ações da população iraniana têm influenciado bastante nessa pró-atividade do brasileiro.

    Espero que continue assim e melhore.

    Agora, a parte do #chupa eu prefiro deixar de lado hahaahaha

    []'s

    Musikaholic

    ResponderExcluir
  23. os caras do cqc tão certos, tem q zuar esses politicos mesmo!

    ResponderExcluir
  24. Inicialmente, parabéns pelo Blog.
    Quanto ao texto - muito bom, por sinal -, ainda não embarquei no Twitter (o que não vai demorar), mas acho que tanto ele como os blogs até o Orkut são coisas distintas e que podem servir positivamente, desde que bem usados.

    ResponderExcluir
  25. não poderia concordar mais. foi no mínimo interessante a campanha pelo Twitter e a sua fase nas ruas. agora tudo tem limite, até piadas. Danilo pode ser humorista por natureza, mas a situação do país está mais para chorar que para rir...

    ResponderExcluir
  26. É muito interessante esse protesto via Twitter. Antigamente, (início do ano passado) eu achava essa rede meio inútil, mas hoje vejo o Twitter como uma excelente ferramenta.
    Até mesmo um protesto político, que muitas vezes não acontece por comodismo geral, acaba sendo manifestado de forma prática e relevante.
    Bom saber que a população quer ter voz.
    A resposta do Ashton foi bem adequada.
    Ótimo texto - como sempre.
    Beijos, Carol.

    Filhas da PUC
    www.filhasdapuc.com

    ResponderExcluir
  27. o Twitter é a onda do momento e parece-me que está suplantando em popularidade os blogs e outras redes de relacionamento...

    Eu AINDA não Twittei. Vou me articulando por aqui mesmo...POR ENQUANTO.

    ResponderExcluir