O que é um Feed e o que ele pode fazer por você?

março 13, 2009




Ele está por toda internet. Seja em blogs ou em sites, o Feed ou RSS é aquele ícone laranjado com riscas brancas, que estão no canto pedindo para o leitor assiná-lo. Mas, para que serve o Feed? O que ele pode fazer para me ajudar, seja como internauta ou produtor de conteúdo?

Mas antes de explicar um pouco desse interessante aplicativo, quero lhe fazer uma pergunta: você assina o Feed do Café com Notícias? Não? Então, depois desse post espero que você sinta vontade de subscrever-me.

Muitos leitores do Café, nessas últimas semanas, me perguntaram como utilizar um Feed ou para que ele serve. Pensando nisso, o blog resolveu dar algumas orientações para o internauta que ainda não descobriu a funcionalidade desse aplicativo. Lembrando que essas dicas são de acordo com a minha experiência e que existem uma infinidade de recursos e funções.

Para os usuários da plataforma Blogger, o recurso de Seguidores, funciona como uma espécie de Feed, no painel de controle do blog. Lá, o blogueiro consegue receber atualizações dos blogs preferidos, do mesmo jeito que no Feed. Se você quer saber mais sobre esse recurso, leia o artigo Seguidores do Blogger se integram ao Google Friend Connect.

Só para ativar a memória - ou mesmo para quem não conhece, o Feed, nada mais é, do que um "alimentador" de conteúdo - que inclusive é a tradução da palavra, em inglês. Ou seja, por meio de um endereço eletrônico, o aplicativo se "alimenta" de todas as atualizações recentes de blogs ou sites preferidos, mediante de uma breve inscrição.

Lembrando que, por uma questão estratégica, alguns webmasters oferecem apenas a sinopse do post (artigo/matéria) no feed para que o leitor sinta curiosidade em ir até lá no blog ou site para conferir na íntegra o conteúdo. Já outros autores, oferecem o conteúdo completo. Para entender o funcionamento do Feed, assista o vídeo abaixo:



É por isso que o Feed é tão importante: ele é uma espécie de apurador de conteúdo. Por exemplo: se você tem um blog de tecnologia, deve assinar o Feed de pelo menos uns dez blogs ou portais de notícias que tratam desse tema, até mesmo para você ter noção das novidades em torno desta editoria (assunto).

Toda vez que aparecer uma atualização, o leitor de Feed mostrará as últimas notícias em ordem descrescente. Ao mesmo tempo, serve como parâmetro para você ficar por dentro do que anda acontecendo sobre um determinado tema sem precisar ficar horas e horas navegando pela web, procurando uma ideia do que escrever para o seu blog, por exemplo.

Já para internautas, o Feed permite que você tenha mais comodidade para acompanhar um blog ou portal de notícias, sem ter que abrir um navegador - caso você tenha um agregador de notícias instalado e adicionado os feeds dos blogs ou sites que você mais gosta.

Outra dica é que a partir dos assuntos que são mais frequentes em uma determinada editoria, você pode pegar um gancho para escrever um post diferenciado e original. Lembrando, que o Feed trabalha com atualizações em manchete.

Para ver o post ou matéria é preciso clicar nela, onde a URL do título, o redirecionará para o site ou blog desse conteúdo. Muitos turoriais só ensinam como fazer um feed ou o porque de você colocar ele no blog ou site. Mas deixam a desejar, para o leigo, como é o seu funcionamento e o que ele permite fazer na vida do internauta.

Para os editores de um blog ou site, o Feed permite que você tenha um controle do número de leitores que acompanham o seu blog de perto. Um dos serviços mais usados na blogosfera é o FeedBurner, da Google, que também oferece ao internauta a assinatura do Feed via e-mail, por meio do sistema de newsletter, caso ele não queira instalar um agregador de notícias no computador. Inclusive, se você ainda não assina a newsletter do Café com Notícias, vá até a coluna da direita e inscreva o seu endereço de e-mail para receber todas as atualizações deste blog.



O Feed e o mundo das notícias


Existem vários programas na internet que oferecem esse leitores de Feed, gratuitamente. No Baixaki, por exemplo, há vários agregadores de notícias compatíveis com a realidade ou configuração do seu computador.

A minha dica pessoal é instalar o Google Desktop, que vem com vários outros aplicativos interessantes e, um desses é uma barra na lateral flutuante na esquerda ou direita do seu desktop (área de trabalho).

Lá, você pode adicionar o leitor de Feed e ter as atualizações do seus sites e blogs preferidos, na tela do seu computador. O que é muito mais cômodo, pois o internauta consegue ficar por dentro de tudo o que acontece relativo a um determinado assunto na web.

Para aqueles que não querem instalar nenhum programa no computador, o interessante é usar o sistema de leitor de Feed que já vem embutido em muitos navegadores, como o Mozilla Firefox e o Internet Explorer, por exemplo.

Quando um site ou blog possuírem esse recurso, o quadradinho ficará colorido. E, a partir disso, você pode adicioná-lo ao leitor de Feed. Quando um site ou blog não possui esse sistema, o ícone do Feed fica cinza ou simplesmente avisa que não é possível assinar este conteúdo.

Para quem trabalha com internet, principalmente com produção de conteúdo, saber usar o básico do Feed é fundamental para o trabalho de apuração e pesquisa em tempo real. Mas, para assuntos, que envolvam mais profundidade a dica ainda é usar os buscadores, como o Google, Alta Vista e Yahoo!, etc., por palavra-chave.

Pense nas palavras que tenham a ver com o assunto. A primeira vista, pode parecer um dica idiota, mas isso faz toda a diferença no filtro de sites que realmente tenham a ver com o que você pesquisa. Portanto, o Feed/RSS é uma ferramenta que contribui muito para o acompanhamento das últimas notícias de um determinado tema ou editoria e que pode fazer a diferença no seu dia-dia. Experimente!





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

34 comentários

  1. Não sei o que faria sem o Feed!!!! hehehe

    Acompanho tanto blog de amigos, como o Café, quanto portais e sites de design em geral.

    E dá-lhe Google Reader!! hehehe

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Caro Wander, muito bom mesmo este post, olha que já vi dezenas, mas que existem na verdade milhares de artigos falando sobre o assunto desde o seu surgimento no início de 1999, que por alguns foi chamado de "RDF Site Summary", outros a denominam "Really Simple Syndication".
    Mas também é conhecido como "Rich Site Summary".
    Hoje em dia o RSS é mesmo conhecido como "Really Simple Syndication" e já está na versão 2.0, logo, logo vem aí a 3.0 que acredito pode vir junto com a tal Web 3.0, ou "WEB Semântica", assim espero.
    Ficou muito bem explicado, este seu post, agora acho que os que ainda não assinaram seu Feed/RSS irão assinar, eu já assinei e acompanho sempre inclusive pelo Newsletter.
    Saúde, paz e sucesso!
    Abraço
    Jose Moura
    http://www.blogomoura.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Sabe, eu até conhecia o feed, mais não na integra, assim! Tem muita coisa que li, que eu não sabia. Muito bom! O fazer o meu, porque vi que é uma ferramenta fundamental para blogueiros.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Realmente o feed é de grande importância.
    Atualmente só utilizo os seguidores, mas ainda tenho que colocar os feeds.
    É de grande importância!!!
    =)

    ResponderExcluir
  5. Bom post meu caro.
    Pois é.
    Deus abençoe o feed e todas as ferramentas que façam desta grande rede algo sempre mais útil e com menos lixo.
    E vamos tocando nossos Blogs e mostrando ao mundo que temos o que falar e o que trocar idéia.

    Beleza?

    se quiser, apareça!

    http://martonolympio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, Wander. Sabe de uma coisa? Eu sou meio tapado em relação a alguns aplicativos de blogs e sites. Eu sempre [sempre] me perguntei sobre o a função do Feed [até sobre o que era] - li a explicação do Blogger, mas não me foi muito útil. Aí, "para não fazer perguntas idiotas", a dúvida continuou e continuou até agora. Seu post me salvou!
    uhahuahuaahuauhauhahu
    Muito bom, xará, valeu! hehehe

    -----------

    Ah, obrigado pelo incentivo lá no meu Café :D Vc tb já ta linkado.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Feed é muito util!

    www.casadobesouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda estou descobrindo as funcionalidades dos feeds.

    Mas com certeza é uma grande ferramenta, que pode nos auxiliar bastante.

    O feed do café eu já assinava. Além de ser seguidor. ^^

    Abraços!

    http://solucomental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ótima postagem. Faz um tempão que não visito o café!
    E viva ao feeds, sempre quis saber o que era isso , mas tive preguiça de pesquisar. Valeu vander!

    ResponderExcluir
  10. Feed facilita muito a vida das pessoas. Por enquanto não sinto a necessidade de usar, mas mesmo assim deixo disponivel os feeds do site.

    ResponderExcluir
  11. Boa a postagem pra esclarecer mais o que é RSS.



    Abraço e visite-me se não for muito incomodo...

    http://saulolopes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Bah! Que tri! O FEED, na verdade, serve como um livro que está sendo constantemente construído, através do qual o leitor pode se inteirar de novidades. Serve como um jornal... Legal msm. Valeu pela dica para quem nunca conseguiu entender direito para que servia um FEED.

    ResponderExcluir
  13. Olá Wander!
    Obrigado pela sua visita. Olha, sou meio novo em blogs e já percebi que fazer comentário as vezes é uma mão de obra. No seu por exemplo, custei a conseguir, achei bem confuso. Isso foi uma das coisas que disse no meu post sobre blogs que vc comentou. Quem não tem vivência com blog fica perdido em mta coisa, os tais dos "universos" né? No espaço para comentários até criei um textinho didático, pq mta gente me liga ou manda e-mail sem saber como fazer prá comentar.
    Gostei mto das suas dicas, umas coisas concordei, outras não, como o caso lá de textos longos. Eu acho que quem lê na internet não tem paciência para textos longos, até eu mesmo não tenho, pensa bem, e não sou cria de internet. Daí minha opção por textos curtos.
    Vou aproveitar algumas das suas idéias de divulgação, na verdade não idéias, mas os espaços que vc sugeriu. No mundo virtual fiquei mesmo em torno das comunidades do orkut, onde a maioria é meninada mesmo, e o blog mais uma entre tantas brincadeiras.
    Bem, prá quem não gosta de textos longos, já me estendi bastante neste comentário...
    Aguardo sua presença mais vezes lá no Beagá Que Eu Vejo.
    Abração!

    ResponderExcluir
  14. É sempre bom postar informações sobre feed, algo que pouca gente conhece. Acho que nem todo blogueiro conhece, inclusive!
    E esse vídeo é muito bom. Também o postei no meu blog.
    Abs.

    http://sarapateldecoruja.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Luiz!

    Fico feliz que as dicas o ajudaram de alguma forma. Ao ler o seu comentário fiquei pensando onde você achou confuso comentar no blog? Ainda mais por vc tb ser blogueiro.

    Sem brincadeira, por mais que alguns autores falem que o modelo da janela pop-up está em desuso, ainda creio que ele é o mais cômodo pq evita que o blog fica carregando toda hora para tecer um comentário. Mas isso é um gosto. Cada um com seu cada qual, né?

    Criou-se um mito na internet de que textos longos são chatos e que ninguém lê. Dependendo do assunto ou da disposição do leitor, se o texto for interessante ou assunto ainda pouco explorado, creio que vale a pena investir em pesquisa e profundidade na produção de conteúdo. Isso é um diferencial que pode ser interessante para o trabalho e para garantir um público mais qualificado.

    Os blogs podem ser um espaço de discussão e profundidade. Mas também podem ser um espaço para o entretenimento e diversão. Depende do que cada autor quer para a construção do seu espaço e do público que pretende atingir.

    No caso desse post sobre Feed o que observo é que muitas pessoas que tem pouca vivência de internet não sabem utilizar o aplicativo. Quis mostrar várias formas do uso e funcionalidade. Espero que isso ajude os internautas, de alguma forma.

    Abraço

    ResponderExcluir
  16. Ultimamente estou meio que por fora dos FEEDs. Até tenho um, mas deixei de lado. De certa forma, não ligo muito pra isso.

    ResponderExcluir
  17. O Feed, de fato, é uma das coisas boas que inventaram. Ainda não sei muito sobre, mas o pouco que uso já me adianta muito.

    Eu leio o café com notícias com frequencia, mas de maneira muda :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Opa, voltei! Fazia tempo que não passava por aqui... aliás, até o meu blog ficou abandonado um tempo...

    O Feed é muito útil... Melhor que ficar procurando conteúdo novo toda hora... ele já tra tudo pronto pra ti!!

    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  19. É isso aí, muito bom explicar para os novos na blogosfera o que é feed! E aposto que muitos leitores (nao necessariamente só os novatos) não sabiam! Feed é tão útil =D

    ResponderExcluir
  20. Ola Wander!!

    O Feed com certeza é uma excelente ferramenta de aivso de atualizações. Economiza mais tempo além de ajudar na divulgação do seu site/blog.

    Também só comecei a ficar mais por dentro do assunto recentemente. Excelente post sobre o assunto, já que muitas vezes quando procuramos algo relacionado, os textos utilizam uma linguagem muito técnica, como se fosse direcionado a alguém que manja muito de net, e nao para pobres mortais como nós...rsrsrs

    Abçs!!!!

    http://blogpontotres.blogspot.com/

    atualizado hj 15-03

    ResponderExcluir
  21. Eu adoro FEED, me economiza muito tempo com besteira que se fazem obstáculos ..
    abçs

    me visite:

    www.bsproducao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Não trabalho, especifiamente, com o feed, mas com o que foi citdo tbm no post: os seguidores do portal Blogger. Não sei, exatamente, a diferença deles, mas continuarei me interessando. Quem sabe um dia eu aprenda ? nsahsuahusha

    flw
    visita o meu blog e comenta sobre sabedoria :
    www.tonblogando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. so passei p/ fala q seu blog ganho um selo,
    pega lah
    http://sonabrisa.nomemix.com/

    xD

    ResponderExcluir
  24. Muito bom seu post sobre Feed. Ajuda bastante quem nunca tinha ouvido falar nele. Abraços e sucesso com o "Café"!

    ResponderExcluir
  25. acho que sou a única pessoa no mundo que não usa o feed.

    ResponderExcluir
  26. Compadre, vc explicou, mais uma vez, didaticamente, tudo o que se é preciso saber sobre um feed. É um instrumento valiosíssimo de copilação de notícias mesmo e, depois de garimpar sites de relevância sobre os assuntos de interesse, não há como não ficar atualizado sobre uma determinada editoria, como vc disse.
    Eu faço essa garimpagem diariamente para a MNM BR e se tivesse que buscar as mesmas informações, procurando um por um dos sites, não conseguiria chegar na mesma quantidade de notícia, nem fazer um filtro adequado do que é realmente importante.
    Parabéns pelo tema!
    Beijocas mil procê!

    ResponderExcluir
  27. Oi, Wander. Essa é a melhor matéria que já li sobre Feed ou RSS. Geralmente, tudo é muito técnico e não explica o porque e o seu funcionamento. O vídeo então é maravilhoso e muito divertido. O Café com Notícias já é uma opção de conteúdo diferenciado e inteligente na internet. Toda vez que venho aqui me surpreendo com as abordagens e notícias. Parabéns! Beijos

    ResponderExcluir
  28. Depois que comecei a descobrir o universo mágico da blogosfera que vi a importância dos feeds, hahaha!
    Descobrei que descobri o Google Reader, a vida de leitor dos blogs facilitou bastaaaante, hahaha!

    ResponderExcluir
  29. Muito oportuno este post sobre o feed. Completo, bem informativo e esclarecedor. Abraço!

    ResponderExcluir
  30. Mto interessante este post, não tenho no meu blog, maas vou pensar melhor agora.....bjs

    ResponderExcluir
  31. Feliz Daquele que inventou o Feed!! =)

    beijos, Wander!

    ResponderExcluir
  32. o Feed é a melhor ferramenta de divulgaçao para os nossos blogs,ainda bem que inventaram o feed, parabens pelo post, esta bem explicado

    ResponderExcluir
  33. O bom de passar por aqui para tomar um café é a certeza de poder encontrar algo relevante para servir de acompanhamento, rs...

    Mais uma vez, valeu pelas dicas! Esta matéria sobre feeds acumulou informações importantes para quem gosta do mundo virtual...

    Abração!

    ResponderExcluir