Café Olímpíco: Pequim 2008 - Natação fatura mais um bronze ao Brasil

agosto 14, 2008


Cada segundo equivale a um troféu. O tempo é o senhor das piscinas e faz com que o atleta se esforce para superá-lo. Não é à toa que o nadador-torpedo Michael Phelps (EUA) se transformou em um grande recordisda, com 11 medalhas de ouro dentro da mesma edição olímpica. Ontem à noite (13/08), a natação trouxe mais uma alegria para a torcida brasileira.

O nadador César Cielo ganhou a quarta medalha de bronze do Brasil em Pequim 2008. Com o tempo de 47 segundos, Cielo ao lado so seu companheiro de equipe Nicholas Santos, conseguiram classificação para as semifinais da competição masculina dos 50 m livre - uma das especialidades de Cielo que chegou a prometer o ouro, em declaração à imprensa.

Outro feito que merece destaque da nossa natação, é que Cielo quebrou um jejum de oito anos sem medalhas nos Jogos Olímpicos. A última medalha brasileira foi em Sydney-2000, na qual a equipe brasileira, no revezamento 4 x 100 m livre, formado por Fernando Scherer, Gustavo Borges, Carlos Jayme e Edvaldo Valério, ficou em terceiro lugar e também conquistaram o bronze.



Feito inédito


Não foi dessa vez que uma medalha veio, mas o feito merece ser comemorado como se fosse uma medalha - e mostra o crescimento da equipe brasiliera dentro da disputa. As meninas da ginástica conseguiram a classificação inédita para o país na decisão por equipes e terminaram na oitava e última colocação no geral, com 174,875 pontos. O melhor desempenho do time brasileiro, formado por Daiane dos Santos, Ana Cláudia Silva, Daniele Hypólito, Ethiene Franco, Jade Barbosa e Laís Souza, foi no salto, onde Daiane, Jade e Laís colocaram a equipe na quinta posição, com 44,300 pontos.


Marketing


O Comitê Olímpico Brasileiro está investindo pesado em marketing para que a Olimpíada de 2016 venha para o Brasil. Para isso, em parceria com o Google, criou o Time Brasil: uma série de ações virais pela internet para chamar a atenção dos brasileiros em relação ao esporte. Além de disponibilizar um novo visual para o Orkut, também há um canal no YouTube para que os internautas possam intergir com os atletas. Clique aqui e fique por dentro das novidades!


Subliminar


Telespectadores reclamaram à TV Band da suposta mensagem subliminar da emissora durante a transmissão, ontem de manhã (13/08), do jogo da seleção olímpica de futebol masculino contra a da China. De acordo com a Folha Online, a palavra TORCIDA apareceu na tela várias vezes, quase que transparente. A Band informa que não houve mensagem subliminar e que, por contrato, não pode utilizar as imagens da Olimpíada para esse tipo de ação.


Preconceito


Um representante do Comitê Organizador da Olimpíada de Pequim defendeu, nesta quarta-feira (13/08), a decisão de substituir um menina que cantou na abertura da Olimpíada de Pequim por outra, considerada mais bonita. "Não vejo nada de errado nisso se todos os envolvidos concordarem", disse Wang Wei, vice-presidente-executivo do comitê. O fato é que a medida incentiva o preconceito num evento que prega bons valores ao mundo. Pegou muito mal mesmo, China!


Público


O Bocog (Comitê Organizador dos Jogos de Pequim) rebateu as críticas quanto à pequena presença de público nas competições. Segundo o comitê, foram espalhados vários telões pelas cidades que acontecem as competições e que a China em peso está envolvida com as Olimpíadas. Será?


Abandono


Em forma de protesto, o atleta de luta greco-romana, na categoria até até 84 kg, o sueco Ara Abrahamian atirou sua medalha no chão durante a cerimônia do pódio que premiou o italiano Andrea Minguzzi como campeão da categoria nos Jogos Olímpicos de Pequim. De acordo com o lutador, os juízes não agiram corretamente durante o seu embate com Minguzzi, pelas semifinais do torneio. "Eu não me importo com essa medalha. Eu queria o ouro", disse Abrahamian revoltado.


Pacotão


A Record estã vendendo ao mercado publicitário os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver de 2010, o Pan-americano de Guadalajara de 2011 e a Olimpíada de Londres de 2012, por cerca de US$ 52 milhões - o que equivale à aproximadamente R$ 84 milhões. A emissora da Barra Funda chamou o pacotão de Tripé Olímpico e oferece aos clientes a possibilidade de terem a sua marca divulgada por quatro anos consecutivos, a partir de 2009 - um ano antes da série de eventos, no qual pretende voltar a programação para a cobertura esportiva.


Assédio


O locutor esportivo da TV Globo Cléber Machado está sendo assediado pela Rede Record. Os planos da emissora do Bispo para Cléber é que ele seja a principal voz esportiva da emissora. Além disso, a Record pretende pagar um salário até três vezes maior do que ele ganha na Globo e pretende dar a apresentação de um programa ao locutor.




Quer saber mais detalhes? Siga-me no Twitter. Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

25 comentários

  1. Meu Deus!!!
    Isso sim é blog com recursos adicionais!!!

    Abraços

    Sou amigo do Filipe, do blog dele vim até o seu.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Wander!

    Obrigado pelo elogio de meu blog. Muito bacana seu projeto também. Monido de textos bacanas e análises coerentes.

    Um grande abraço,

    Alberto Ribeiro
    Jornalista
    www.torcida5estrelas.com

    ResponderExcluir
  3. Amigão! Pois é, o Cielo me emocionou tb, chorei com ele.
    Escuta, menino, a Record agora vai atacar pras cabeças do jornalismo da Globo??? Isso é bom, já pensou se a Globo começar a contratar de novo?? Eba!!! rs
    Esse lance da menininha pegou mal. Tem o lance das pegadas que parece que foram cg. É, na China, tinha que ser tudo pirata mesmo! rs
    E agora é o Cielo, rumo aos 50m!
    Adorei o post, super completo!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. bastante coisa interessante! muito bom teu blog, com certeza eu volto aqui.

    ResponderExcluir
  5. Sinistra essa coisa das mensagens subliminares na band.
    Agora, quanto ao Cléber machado estar sendo preterido pela record, um fato é conhecido: Quem paga bem é a record, a globo dá é status.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Poxa sou fã do seu blogg cara já tinha passado aqui outras vezes apenas como um mero leitor mas agora com um convite seu sempre estarei aqui vlwss post bacana Globo tá com nada não uahuha!

    ResponderExcluir
  7. Tomara que nossos atletas consigam mais vitorias nessa olimpiada..
    Abraço..

    http://rindonanet.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, muito bom e completo! Parabéns! Vale a pena visitar!

    http://papeisriscados.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. legaaaal seu blog !
    queria ter visto a abertura das olimpíadas... nem vi >.<

    beeijomeligaá :*

    http://kisscallmelater.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. O Cielo tem grandes chances de trazer essa medalha de ouro para o Brasil. Seu tempo é excelente.. ele está emparelhadinho com os demais nadadores.

    Como te disse, assisti à final da Ginástica Feminina por Equipes. Achei muito interessante a reação das japonesas ao perceberem que haviam ficado com a 5a colocação. Eufóricas, elas pulavam de alegria e comemoravam o feito. Classificado em 8º, o Japão surpreendeu ao deixar para trás as equipes brasileira, australiana e francesa.

    Vi o lutador abandonar a medalha de bronze. Lastimável, já que muitos gostariam de ostentar uma daquela no peito. Não assisti à luta, por isso não sei se ele foi "garfado" verdadeiramente.

    Quanto ao Cléber.. não nada mal, hem?!? hehe
    Ganhar 3 vezes mais, ter um programa.. no mínimo, a proposta é tentadora!! A Record está jogando pesado!

    É isso aí Wander!!

    Até mais!
    Ótimo post!!

    ResponderExcluir
  11. Tem tanta coisa pra comentar dessa vez... vamos por ordem:

    O marketing do Brasil é bom, mas não chega nem ao pé da China. Onde teremos estádios com 'efeitos-especiais' aqui no Brasil?

    Esse negócio de mensagem subliminar, já 'tá' dando no saco. No Youtube mesmo, encontra-se vários - muitos mesmo - vídeos de mensagens subliminares... como músicas da Xuxa, vinhetas da Globo, músicas, atuações e agora a Band. É coisa louca isso...

    Só o fato de substituirem a cantora-mirim feinha por outra mais 'bonitinha', já é preconceito total... não precisava do Sr. representante do comitê ter aberto sua boca para falar sobre o assunto. Cumpriu aquele velho ditado... quanto mais coloca a mão na bosta, mais fede. Pegou mal, China... muito mesmo!

    Ara Abrahamian... parabéns pelo seu feito. É assim mesmo que faz com esses juízes de merda. Se fosse eu no seu lugar, faria o mesmo... até um pouco pior. Arrancaria a medalha de ouro do pescoço do outro, nem que eu fosse preso!!!

    A Record (cujo detesto) não sabe o que fazer para ter tudo pra ela... mas ela que se cuide... quem muito quer, nada tem, até o que tem lhe será tirado!

    E a Record ataca de novo! Cléber Machado é uma âncora da Globo, mas a Globo, sabe fazer outro profissional da área, ser melhor que ele. Não viram Ana Paula Padrão que foi tirada da Globo pelo SBT? Simplesmente a Christiane Pelajo simplesmente ficou melhor e se tornou a âncora (junto de William Waack) do Jornal da Globo. Podem tirar até Willian Bonner e Fátima Bernardes. A Globo sempre fará de outro qualquer, o padrão de qualidade Globo. As outras emissoras, só têm dor-de-cotovelo, mas quem de fato pode, é a Globo.

    Wander, ótimo post!
    Amanhã, retornarei!

    abçs


    Lucas de Oliveira

    ResponderExcluir
  12. Primeiramente obrigado pelo comentário e fico feliz q tenha gostado do novo lay-out.

    Seu blog é muito, mas muito bom mesmo......
    Quanto ao post .. acho que para o Brasil organizar os jogos olimpicos tem que antes acertar e arrumar muita coisa.

    ResponderExcluir
  13. Nossoas atletas estam sendo classificados como bronze,melhor que nada mas acho que o governo brasileiro devia apoialos mais,envestir nos atuais e nas formação de novos atletas os E.U.A por exemplo tem uma grande numero de atletas e são muitos bons,la eles são muito bem remunerados.

    ResponderExcluir
  14. é Wander, daqui a quatro anos o Record vai dar um banho de audiência na Globo, o dia inteiro!

    ResponderExcluir
  15. Salve, salve Wander!

    Para os mais céticos quanto à natação brasileira, Cielo neles.O nadador brasileiro ganhou uma medalha em uma prova que não sua especialidade. Agora, dali 50 metros livre.

    Quanto ao esforço do COB, espero que essas ações mantenham o espírito olímpico vivo, mesmo após os Jogos.

    Já essa história de mensagem suliminar, está parecendo coisa de telespectador neurótico com Beatles e a capa de "Abbey Road".

    Em relação ao preconceito, você disse tudo: "Pegou muito mal mesmo, China!".

    O público é uma incógnita. Será por quê?

    O abandono, algo surpreendente, menos se tratando de China e de Jogos em países de política complexa e divergente do padrão mundial.

    E por fim, a Record, sempre a Record. Dinheiro correndo, crescimento rápido e assédio aos globais. Novas vagas devem se abrir pelos lados do Jardim Botânico. A classe comemora!

    Abraços e até mais amigo.
    ___________________________________
    http://semfronteirasnaweb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. acabei de assistir o Cielo ganhar a medalha de ouro, a primeira da natação brsileira.
    Eu chorei em ver a emoção do atleta (que chorou muito)

    ResponderExcluir
  17. Me alegrei muito ao saber dessa vitória do Brasil.
    E a China pisou feio na bola, hein?! Substituir o talento pela beleza não tá com nada. E logo no maior evento esportivo do Mundo que prega a paz e coisa e tal.
    E quanto a Record, fico feliz em saber disso. O jornalismo da Record é mil vezes melhor que o da Globo, e Cléber Machado irá ajudar muito a Record nessa fase que ela tá passando, a fase que a emissora do Bispo, está quase batendo a 'plim-plim'.
    Adorei sua postagem!!
    xD
    abraços


    POST NOVO, APARECE LÁ

    ResponderExcluir
  18. o quê mais me impressiona é ver como transformaram uma celebração entre povos numa guerra de vaidades. A China, querendo impressionar com seu espetáculo perfeito(e falso), juízes, que, segundo atletas, favoreceram outros.
    Fora a guerra dentro do Brasil por audiência e por patrocínio (dinheiro).
    Exclusividade, roubar empregados, preconceito contra os 'feios'? É isso que esperamos de olimpíadas? Espero que, mesmo assim, as olimpíadas tragam alguma coisa boa para o brasil , e para o mundo também , por que não?

    http://clik.to/otherside

    ResponderExcluir
  19. Seu blog é genial.
    Prefiro não comentar sobre nossos atletas.

    ResponderExcluir
  20. As Olimpíadas de novo trazem à tona discussões político-sociais relativas ao incentivo à prática do esporte no Brasil.
    Usarão o choro do Cielo como bandeira da vitória da determinação.
    Escolas certamente pipocarão olimpíadas estudantis.
    Estudarão os fracassos da ginástica e os resultados pífios em outras modalidades...
    Falarão da política para trazer ao Brasil os jogos de 2016.
    Mas aí vem outubro e todo mundo só vai querer saber de Natal, festas, viagens, férias... E esse assunto volta para o limbo. Até os próximos resultados em Londres, em 2012.
    Sempre foi assim, não será agora que deixará de ser, certo?

    ResponderExcluir
  21. Fala Wandão !!!
    Pensei que no NADO não iria sair NADA ... !rsrs
    os brasileiros merecem este momento e o Cielo repassou para o Mundo a nossa Caracteristica principal .... AMOR,GUARRA e FÈ !!!

    ResponderExcluir
  22. Wander, Cielo me emocionou profundamente. Não sei muito bem por que, mas me emocionou.

    Estou chateada com o erro da organização que provocou a desclassificação de Fabiana Maurer.

    Ainda hoje tem postagem nova lá no meu blog, com presentinho pra ti. Passa lá mais tarde!

    beijocas!

    ResponderExcluir
  23. Wabder, passa lá no Dos Crimes que tem presentinho pra ti!

    beijoca!

    ResponderExcluir
  24. Enquanto isso a "grande estrela" da natação brasileira ficou a ver navios.

    Um pouqinho de pé no chão não faz mal a ninguém, né?

    Abrazo!

    http://gambetas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. parabens pelo aniversario do blog :D



    retribuindo pela visita la no meu


    falOO

    www.splinterowned.com

    ResponderExcluir