#NovosNegócios: Três dicas de séries sobre marketing para se inspirar e empreender em 2023

janeiro 03, 2023


Você já parou para pensar que as séries de TV podem ensinar lições valiosas sobre marketing e empreendedorismo? Além de entreter, esses programas trazem histórias inspiradoras que podemos colocar em práticas nas nossas vidas profissional e pessoal ou, quem sabe, abrir um novo negócio

Então, por que não tirar aquela ideia do papel e começar a se planejar para ter uma renda extraO Brasil está em quinto lugar no ranking de países que mais empreendem no mundo, mostrando que pequenos negócios desempenham papel importante para a economia nacional

Os dados são da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), e avalia a Taxa de Empreendedorismo Total (TTE) de 47 nações. 

Para Fernanda Hermanny, CEO da Afilio, empresa de marketing de performance que conecta anunciantes a uma rede própria com mais de cem mil afiliados, os números são consequência da vontade que o brasileiro tem de crescer e conseguir melhores oportunidades de trabalho

“O empreendedorismo sempre nasce de uma boa ideia que, muitas vezes, precisa ser lapidada até o produto final. Algumas pessoas podem pensar que as melhores lições e aprendizados para a vida corporativa estão no LinkedIn, mas elas podem estar na televisão, como em séries e filmes inspiradores”, analisa a executiva. 

Como as inspirações para uma mente empreendedora vêm de lugares distintos, Fernanda separou 3 séries sobre marketing para inspirar novos e antigos empreendedores em 2023:

1. Mad Men (HBO Max e GloboPlay)

Ambientada na década de 1960, em que muitas leis e tendências eram diferentes das atuais, como a então liberação das propagandas de cigarros, a série se passa em Nova Iorque e tem como personagem principal Don Draper (Jon Hamm), um dos maiores nomes da cena publicitária da cidade. 

Entre campanhas comerciais, ideias geniais e desentendimentos na empresa, a trama envolve a vida particular e profissional dos funcionários da agência Sterling Cooper, que lidam com problemas pessoais ao mesmo tempo que precisam captar mais clientes. 

2. Emily em Paris (Netflix)

Original da Netflix, a série acompanha a vida de uma jovem executiva de marketing, Emily Cooper (Lily Collins), que se muda de Chicago para Paris devido a uma proposta de trabalho inusitada. 

Ao longo de três temporadas, a personagem principal enfrenta desafios na carreira e na vida pessoal, e está sempre em busca do equilíbrio entre estes dois pontos. Emily em Paris ensina também que muitas ideias ou soluções para nossos problemas podem estar diante de nós e podemos encontrá-las no dia a dia.

3. Silicon Valley (HBO Max)

Com seis temporadas completas disponíveis no HBO Max, Silicon Valley é ambientada no Vale do Silício, região da Califórnia fértil em inovações tecnológicas e científicas. 

Ela mostra um grupo de desenvolvedores que criam um programa para impressionar um bilionário do ramo tecnológico, mas, para isso, eles terão que usar estratégias de persuasão que estejam ao nível do executivo excêntrico.



Tem alguma outra série que você gostaria de indicar? 
Faça a sua indicação nos comentários.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários