#Cinema: Cidade histórica mineira ganha projeção nacional com a 26° Mostra de Cinema de Tiradentes

janeiro 13, 2023


De 20 a 28 de janeiro acontece a 26ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes realizada pela Universo Produção. O evento apresenta a temática Cinema Mutirão, esta prática coletiva de grande empenho transformador que propomos olhar, participar, entender e debater. A programação é gratuita e apresenta o que vai ser destaque no cinema brasileiro de 2023. 

Mais de 100 filmes em pré-estreias e mostras temáticas, homenagens aos cineastas mineiros Ary Rosa e Glenda Nicácio, além de oficinas, performances, lançamento de livros, exposições, atrações artísticas. O 26º Seminário do Cinema Brasileiro, abre um espaço de encontros que exibe e discute a produção contemporânea do cinema brasileiro e suas formas de inserção no mercado audiovisual em conexão com o mundo.

Além disso, a Mostra de Cinema de Tiradentes projeta a pequena cidade mineira e seus encantos mundo afora, ampliando seu potencial turístico com nove dias de programação gratuita e diversificada. Tudo isso, certamente, é um atrativo para quem busca um roteiro para as férias de janeiro. A eles se somam as belezas de Tiradentes, conhecida pela sua arquitetura da era colonial barroca, que agrada públicos diversos e de todas as idades. 

“A Mostra de Cinema de Tiradentes é um programa para toda a família numa cidade que é um cenário de filme. É um festival que traz experiências enriquecedoras de encontros, compartilhamentos e celebração do cinema e da nossa cultura. Teremos, mais uma vez, uma programação abrangente e gratuita para convidados, moradores e turistas numa cidade que conta com ótima estrutura hoteleria e uma cena gastronômica reconhecida mundialmente”, destaca Raquel Hallak, coordenadora geral da 26a Mostra Tiradentes e CEO da Universo Produção.

Cidade histórica

Distante 188km de Belo Horizonte, Tiradentes carrega em suas construções - os antigos casarões e igrejas - um pedaço do passado do país. Visitar o município mineiro, localizado aos pés da Serra de São José, é como voltar no tempo e viver alguns dias como se estivesse no século XVIII, apreciando a arquitetura do período e passeando pelas ruas de pedras da cidade.

Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938, Tiradentes tem seu centro histórico como a maior atração para turistas brasileiros e estrangeiros que se encantam com seus becos e ruas, igrejas e edificações características, como o Largo das Fôrras, a Igreja do Rosário dos Pretos e o Chafariz de São José.

Mas não só de passado vive Tiradentes. A cidade oferece para seus visitantes experiências como uma tarde animada de bate-papos em meio a charretes e o pipoqueiro no Largo das Fôrras; apreciar galerias de arte, o artesanato local, manifestações culturais como o Congado e a beleza da fé em celebrações religiosas. 

O prazer de conhecer uma rica gastronomia, visitar museus, tomar banhos de cachoeira e contemplar o charme e as cores dos casarões coloniais são também experiências que Tiradentes proporcionam aos visitantes.

Infraestrutura

A infraestrutura da Mostra de Cinema de Tiradentes contará com quatro espaços de exibição. O Largo das Fôrras volta a receber o charmoso Cine-Praça, espaço de exibição de filmes ao ar livre, com capacidade para mais de 1 mil espectadores.

No Largo da Rodoviária, o Complexo de Tendas recebe um novo layout e a instalação do Cine-Tenda: sala de exibição com ar-condicionado e som digital e projeção de alta qualidade; e o Cine-Lounge, espaço onde serão realizadas rodas de conversa e bate-papos com realizadores, e circulação do público.

Cobertura

O programa Agenda sai do estúdio da Rede Minas e mostra, para o público, uma edição especial direto de Tiradentes. A jornalista Dani Vargas está lá para mostrar as novidades do maior evento do cinema brasileiro contemporâneo

A atração traz um bate-papo com a coordenadora da Mostra, Raquel Hallak d’Angelo, e as personalidades que serão homenageadas no evento dedicado à sétima arte.

A
Mostra de Cinema de Tiradentes exibe 134 filmes de 19 estados brasileiros selecionados para o evento, que também traz, na programação, debates, rodas de conversa, oficinas, laboratório, lançamento de livros, atrações artísticas, entre outras novidades. 

Além da edição especial do Agenda, na próxima sexta (20/01), ao longo da semana o programa da Rede Minas continua de olho no festival com a exibição de reportagens especiais.

O Agenda, em Tiradentes, vai ao ar sexta (20/01), às 19h, pela Rede Minas. O programa também pode ser conferido, nesse mesmo horário, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários