#NatalDaMineiridade: Iluminação natalina enfeita Belo Horizonte e outras 200 cidades de Minas Gerais

dezembro 05, 2022


A tradicional decoração de Natal da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (MG), já está pronta para toda a população. Ela foi inaugurada no início deste mês de dezembro e, ao mesmo tempo, celebra os 302 anos de Minas Gerais

Em 2022, o tema da iluminação é “Natal da Mineiridade”, com cores e luzes que retratam as tradições e costumes que, além da capital mineira, vão enfeitar mais de 200 cidades do estado. A iniciativa é do @governomg, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Cemig

A proposta deste ano é que as múltiplas linguagens artísticas, como a música, o teatro, a literatura, as performances interativas e as artes visuais, a cultura popular tradicional em si, se reúnam na Praça da Liberdade proporcionando grandes encontros em torno dos festejos natalinos

Com a iniciativa, o espaço se torna vitrine para as tradições mineiras, conectando público, turistas, capital e demais cidades do interior em torno do grande patrimônio de Minas Gerais: a mineiridade

Em BH, os visitantes poderão se encantar com as Luzes de Natal na Praça da Liberdade e nos equipamentos do Circuito Liberdade. No interior também haverá decoração de Natal, iluminação de espaços e prédios públicos, cantatas e presépios, entre outras atrações que refletem religiosidade, hospitalidade e o jeito mineiro de viver. 

Ao longo dos próximos dias outros municípios, além dos já confirmados, poderão participar da iniciativa. A atualização da programação com fotos e informações detalhadas pode ser conferida no site oficial.

Segundo o Governo de Minas, a proposta do “Natal da Mineiridade” é estabelecer uma verdadeira integração entre a capital e as cidades do interior, fortalecendo não apenas o sentimento de amor à Minas Gerais, mas o turismo em todo o estado. 

"Hoje Minas Gerais é o segundo destino mais procurado para o turismo no Brasil. E é um turismo cultural, um turismo da mineiridade, do bem receber, da nossa cozinha e sobretudo de portas abertas. Este ano foi um ano de resgate, de pertencimento à nossa terra e dos valores que nós temos", explica o secretário de estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

Na Praça da Liberdade, cartão postal de BH e início da Via Liberdade, maior rota turística do Brasil, um mapa vai mostrar as tradições natalinas nas diferentes regiões do estado. O local será dividido por quadrantes e, em cada um deles, uma região será representada. O público poderá conhecer mais do espírito natalino em locais como Vale do Jequitinhonha, Sul de Minas e Zona da Mata, entre outros. 

Decoração

Guirlandas, estrelas, anjos e outros adornos estarão distribuídos em toda a extensão da Praça da Liberdade. Todas as artes do “Natal da Mineiridade” em BH foram desenvolvidas com iluminação cênica e luzes de LED, integrando os projetos ao contorno do Circuito Liberdade. Os demais equipamentos culturais apresentarão suas decorações a partir desta segunda-feira (05/12). 

"A Praça da Liberdade e os demais equipamentos do circuito se enfeitam para receber os belo-horizontinos e turistas em um momento de celebração do que há de melhor em Minas Gerais", disse Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação Clóvis Salgado (FCS), órgão responsável pela gestão do Circuito Liberdade.

No Palácio da Liberdade também haverá celebrações especiais durante o período natalino. Integrará a decoração já tradicional do espaço ala com presépios produzidos por artesãos do Vale do Jequitinhonha

Já o Centro de Arte Popular (CAP) receberá uma mostra, também voltada às tradições de presépios, em que o público poderá conferir os diferentes modelos já contemplados no concurso realizado pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop).

Ao longo do período das festividades, os visitantes poderão conhecer mais dos costumes em diferentes regiões do estado. Há desde destinos já tradicionais, como Ouro Preto, que vai celebrar o Natal com grandes eventos pela cidade e atividades diversas sediadas nos equipamentos culturais. 

Já no Museu Casa Guignard, será realizada a tradicional Oficina de Cartões Natalinos, direcionada ao público em geral.

Enquanto em Cordisburgo, o Museu Casa Guimarães Rosa encerra as celebrações do Natal com a tradicional visita da Folia de Reis para realizar a cerimônia de “desmonte do presépio”, ocasião em que representantes dos três Reis Magos prestam homenagens ao menino Jesus. Para ver a programação completa, clique aqui.



*Fotos: Cristiano Machado / Imprensa MG.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários