#Cinema: Cine Santa Tereza, em BH, realiza a 3ª edição da Mostra Periferia Cinema do Mundo

dezembro 02, 2022


Entre os dias 03 e 11 de dezembro, o Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte (MG), realiza a 3ª edição da Mostra Periferia Cinema do Mundo. A mostra traz filmes que apresentam um panorama da recente produção cinematográfica realizada nas periferias, favelas e subúrbios da Grande BH, além de obras da Bahia e do Amazonas. Todas as exibições são gratuitas, mediante retirada prévia de ingressos pelo site.

A programação inclui filmes mineiros premiados, como “Marte Um”, dirigido por Gabriel Martins, da produtora Filmes de Plástico, que este ano foi indicado para representar o Brasil no Oscar; “Serrão”, de Marcelo Linn, que levou o prêmio especial do júri no 50º Festival de Gramado; e “Rachocracia”, de Artur Rane, eleito melhor curta-metragem da Mostra Competitiva Minas, no 24º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte.

"São muitos talentos revelados nestes últimos anos que vieram das periferias das grandes cidades; artistas que moram, ou mesmo que atuam nesse contexto social e cultural. A periferia sempre foi um lugar artisticamente pulsante e a mostra nos brinda com uma grande energia criativa desses realizadores. Há uma diversidade de olhares e abordagens, muita inventividade e originalidade narrativa e estética. Não à toa, muitas dessas obras têm ganhado reconhecimento nacional e internacional, arejando o cinema de maneira admirável", afirma Vanessa Santos, coordenadora do Cine Santa Tereza.

A programação começa às 16h30 de sábado (03/12), com uma sessão composta por cinco curta-metragens lançados em 2022. Em “APN, Manual de Ação Urbana”, do artista visual Desali, um grupo de eco-guerrilha rural que atua no bairro Nacional, propõe a limpeza em monumentos de um passado de opressão. 

Já em “Vigília”, dirigido por Rafael du Bronx e Camila Magalhães, mostra que, apesar do isolamento causado pela pandemia, as ruas das grandes cidades seguiram habitadas. 

Higor Gomes, em “Forrando a Vastidão”, nos apresenta a personagem Lia, que se prepara para o futuro, seja ele qual for. Já Karen Suzane, em "Abra-se", vai buscar inspiração em três mulheres moradoras de Contagem para produzir um documentário experimental. 

A sessão de abertura encerra com o curta-metragem “Agravo”, do cineasta Affonso Uchoa, que mostra jovens periféricos trocando suas memórias de violência e conversando sobre suas concepções de lei e justiça. 

Às 19h, no sábado (03/12), acontece uma sessão comentada com a presença do diretor Marcelo Lin. Serão exibidos dois filmes do premiado cineasta mineiro, ambos filmados no Aglomerado da Serra

“Abdução”, realizado em 2021, traz o personagem Vovozona, que suspeita de algo estranho na favela, mas ninguém acredita - até que, num final de semana, após o baile funk, ele desvenda o mistério. “Serrão”, lançado em 2022, conta a história de um homem que tenta recomeçar a vida e, perto de dar certo, perde seu olho. O filme levou o prêmio especial do júri no 50º Festival de Gramado.

No domingo (04/12), às 16h30, a Mostra apresenta uma sessão de curtas-metragens, com “Cobra Black" (Eberson Martins, 2022), uma narrativa “trash” em que uma serpente bizarra surge numa chácara no bairro Cabana; “Eu” (Marcus Vieira, Dea Vieira e Led Marques, 2022), que narra a história de um b-boy cuja dança mostra traços de uma vida marginalizada; “Caixote” (Marcus Vieira e Dea Vieira, 2015), um documentário poético realizado a partir de uma intervenção urbana feita pelo Coletivo Barco, no centro de Belo Horizonte. 

Integram também a sessão, mais três curtas-metragens do cineasta Marcus Vieira: “Dezcaminhos”, que tem a rotina como tema central; “Bai-gom”, que traz como o assunto o terror da morte e a angústia de tentar respirar; e “Rosa”, outra direção dividida com Dea Vieira, que apresenta três contos sobre três mulheres e suas memórias cotidianas, que misturam passado, presente e futuro. 

Às 19h, no domingo (04/12), será exibido o filme amazonense “521 Anos Siia Ara”, um curta-metragem dirigido por Adanilio, que anuncia o presságio de que os próximos 521 serão indígenas. 

Também faz parte da sessão o premiado “Rachocracia”, filme do cineasta mineiro Artur Ranne, que apresenta o “sistema de política de quem está no ‘corre’”; “Fragmentado”, dirigido por Israel de Oliveira, que propõe uma imersão na mente de um jovem periférico; e “Diário de um Cantor”, filmado por Kim Alecsander e Davi Nicácio, cineastas baianos que apresentam a história de um jovem cantor, que sai do interior da Bahia em busca de seus sonhos.

Programação

A 3ª Mostra Periferia Cinema do Mundo continua na terça-feira (06/12), às 16h30, com o documentário “Oca Ilê” (2022), de Polly Honorato, que apresenta matriarcas de territórios e comunidades tradicionais negra e indígena de Contagem. Compõe também a sessão o curta “Tirizil Homem Pássaro” (2021), de Saulo Pico, que conta a história de Geraldo Martins Nascimento, mais conhecido como Tirizil, músico autodidata, violeiro, congadeiro e brincante das festas populares. 

Às 19h, acontece a exibição do aclamado longa “Marte Um”, do cineasta Gabriel Martins, que narra a história de uma família negra de Contagem (MG), de classe média baixa, que segue a vida entre compromissos do dia a dia, desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que assume o poder no país. Abaixo, assista ao trailer:

Na quarta-feira (07/12), às 16h30, a Mostra Periferia Cinema do Mundo repete a exibição de “Oca Ilê”, dessa vez em sessão comentada com a presença da diretora Polly Honorato e de algumas matriarcas apresentadas no filme. Na sequência, “Tirizil Homem Pássaro” também será exibido novamente. 

Às 19h, a programação segue com “(Recortes de um) Abismo”, obra com direção da Breve Cia e atuação e dramaturgia de Amora Tito, artista trans, não binária, que investiga as dramaturgias contemporâneas por meio das Escrevivências, conceito cunhado pela escritora Conceição Evaristo

Outros dois filmes integram a sessão: “Talvez” (Breve Cia), obra que reflete sobre como o distanciamento social afetou os artistas; e “Válvula” (Grupo Miserável e Amora Tito), filme criado durante os últimos meses da pandemia, que tem como referência cenas-curtas e novelas de Samuel Beckett, um dos principais dramaturgos do século XX.

Alguns títulos exibidos em outros dias voltam às telas do Cine Santa Tereza no sábado (10/12), a partir das 19h. A sequência do dia será: “Abra-se”, “Agravo”, “Serrão” e “521 Anos Siia Ara”. Fechando a programação, no domingo (11/12), às 19h, é a vez da música ganhar destaque com a retrospectiva de videoclipes produzidos pelo artista P.drão

O produtor de BH é um dos maiores nomes nacionais da atualidade quando o assunto são clipes de funk e rap. De origem periférica, P.drão tem mais de 15 anos de carreira, já gravou mais de 1.500 clipes e coleciona quase 400 milhões de visualizações no YouTube

Em tempo

Projeto estratégico da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o Circuito Municipal de Cultura (CMC) tem como objetivo promover a descentralização e a democratização do acesso a uma ampla programação artístico-cultural, atendendo a todas as regionais, valorizando e fomentando a produção cultural local dos diversos territórios da cidade

O CMC oferece programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da Prefeitura de BH. São realizados shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação.

Lançado em dezembro de 2019, o CMC mantém, nessa nova etapa, iniciada em julho de 2022, o compromisso de oferecer programação cultural plural, com atrações gratuitas para todas as faixas etárias, destacando a produção local em todos os seus territórios e manifestações

O CMC já realizou 628 apresentações nos espaços públicos das nove regionais da cidade, alcançando um público de mais de 700 mil pessoas, e contou com a participação de mais de 3.700 trabalhadores, entre artistas, Mestres da cultura popular, produtores e técnicos, reforçando seu importante papel de fomento, principalmente no período da pandemia de COVID-19.

No ano de 2022, o Circuito realizou mais de 150 ações, com público acima de 25 mil pessoas. Foram mais de 400 artistas envolvidos nesse período e acima de 500 agentes da cadeia produtiva contratados, com maior destaque para artistas e fornecedores de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Serviço

3ª Mostra Periferia Cinema do Mundo 
Cine Santa Tereza | Circuito Municipal de Cultura
De 3/12 (sábado) a 11/12 (domingo), às 16h30 e às 19h
Evento gratuito mediante retirada de ingressos pelo site.
Clique aqui para conferir a programação completa.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários