#Exposição: Tons terrosos se destacam no trabalho feito por grupos de artesãs do Vale do Jequitinhonha

dezembro 16, 2022


Até o dia 05 de março de 2023, o BDMG Cultural recebe a exposição "Bordados da Terra e do Céu", em que apresenta o primoroso trabalho de dois grupos de artesãs do Vale do Jequitinhonha: as Bordadeiras do Curtume e as Mulheres da Ponte. A mostra conta com áudio descrição em algumas obras. A entrada é gratuita.

As peças bordadas, carregadas de simbolismos, narram um cotidiano regido pela ancestralidade, em que saberes e conhecimentos são passados de geração em geração. 

A mostra ficará em cartaz na Galeria de Arte BDMG Cultural, diariamente, e dialoga com o encerramento do Ano da Mineiridade, tema proposto pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais para o ano de 2022.

Os três conjuntos que compõem a exposição "Bordados da Terra e do Céu" têm em comum os tons terrosos que caracterizam a paisagem do Vale do Jequitinhonha. Antigamente, usada para pintar paredes e fogões, as terras coloridas da região estão sendo usadas para dar cor aos tecidos que, posteriormente, são bordados pelas artesãs.

Os formatos das peças bordadas celebram a tradição popular dos estandartes e das bandeiras. Elementos simbólicos que comunicam a devoção, são amplamente usados nas festividades religiosas do Vale do Jequitinhonha e das demais regiões brasileiras, como a Festa do Rosário, o Congado, a Folia de Reis, entre outros.

Para Susyane Calácio, diretora presidente do @BDMGCultural, os desenhos, fotos e bordados traduzem não apenas o resultado artístico, mas a economia criativa e o desenvolvimento de uma região marcada pela força, pelas raízes e ancestralidade das @MulheresDoJequitinhonha.

As mulheres bordadeiras são também agricultoras, conhecedoras das plantas e das sementes, benzedeiras, parteiras, batuqueiras, jogadoras de verso, tecelãs, fiandeiras, mães, devotas. Essa infinidade de seres e de saberes se manifestam cotidianamente e de forma integrada. Os bordados trazem toda a força e a beleza desse modo de viver, que ainda se encontra preservado.

Bordadeiras do Curtume

As Bordadeiras do Curtume são um grupo que reúne mulheres residentes na comunidade quilombola de mesmo nome, no município de Jenipapo de Minas, no Médio Jequitinhonha.

Composta por 41 peças, a coleção de bordados assinada por este grupo e intitulada, "O que sou, o que sei", joga luz sobre os saberes e os fazeres das mulheres do Vale do Jequitinhonha, celebrando a imensa variedade de conhecimentos passados de mãe para filha e de vó para neta.

Mulheres da Ponte

Mulheres da Ponte é um grupo de bordadeiras composto por oito mulheres, todas de uma mesma família.  Dona Tereza, a matriarca, é uma senhora de 78 anos. Maria é a filha, as demais são netas. Além do bordado, herdaram o amplo conhecimento que Dona Tereza e Maria têm das plantas, com todas as suas propriedades de cura; e da terra, com as suas infinitas tonalidades.

A coleção ‘Sobre Terra, Plantas e Pássaros’ destaca os pássaros e as árvores da região de Diamantina - são sabiás, bem-te-vis, canários-da-terra, sangues-de-boi e pássaros pretos que voam por pequizeiros, amoreiras, ipês e jaboticabeiras. As ilustrações, carregadas de simbologia, traduzem a essência dessas mulheres. Firmes e ao mesmo tempo delicadas; fortes em suas raízes, mas dispostas a alçar voos.
Os bordados trazem o conhecimento local das plantas e das ervas, semeadas em hortas ou coletadas no mato, usadas para a fabricação de remédios caseiros que aliviam os males do corpo e da alma. 

Susyane reforça que a exposição é fruto da dedicação de muitas mãos, tanto das que bordaram quanto das que produziram, para chegar a esse resultado final tão bonito e primoroso. E afirma que em breve, a mostra vai chegar ainda mais longe, por meio de um site exclusivo, e do lançamento do catálogo.
 
Mulheres do Jequitinhonha

As Bordadeiras do Curtume e as Mulheres da Ponte integram o projeto Mulheres do Jequitinhonha, que busca o fortalecimento de mulheres rurais e quilombolas a partir da valorização dos seus saberes e da cultura local.

O projeto é uma iniciativa da @tingui_org, organização sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento de projetos socioculturais e socioambientais, visando proporcionar melhoria na qualidade de vida de moradores de comunidades rurais do Vale do Jequitinhonha.

Serviço

Exposição "Bordados da Terra e do Céu"
Galeria de Arte BDMG Cultural
Até o dia 05 de março de 2023 // Entrada gratuita.
Endereço: Rua Bernardo Guimarães, 1600. Lourdes. BH/MG.





______________________________
*Perfil:
 Luh Pantoja é jornalista cultural atuante na cena musical de Belo Horizonte desde 2012, permeia a carreira também pela fotografia, audiovisual e produções culturais em Minas Gerais.







Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários