#ComidaMineira: Belo Horizonte recebe a 6ª edição do Circuito Gastronômico de Vilas e Favelas

dezembro 17, 2022


Nos dias 17 e 18 de dezembro, de 12h às 20h, a Barragem Santa Lúcia, em Belo Horizonte, recebe a 6ª edição do Circuito Gastronômico de Vilas e Favelas. A iniciativa tem a proposta de apresentar a diversidade e as delícias da culinária das periferias de BH, com música boa e muita diversão. 

O evento que, neste ano, reúne 20 cozinheiros de periferias da capital mineira, é uma força para a gastronomia presente nas comunidades. Não é à toa que BH é intitulada de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco!

Entre os destaques do @circuitogastronomicodefavelas estão: a Dona Lia (Delícias da Lia), do Alto Vera Cruz, que vai levar uma Língua Recheada com chips de batata doce; a Marlene Martins, do Taquaril, com seu  Embolado berrante; Dona Dirce (Restaurante Q Delicia Comida Caseira), também do Taquaril com a tradicional Feijoada Senzala.

Também fazer parte do Circuito, a Lora (Restaurante da Lora), do Barreiro, com um delicioso Quibe; o Diones (Recanto do Pastel), com o Pastel frito mais famoso da Cidade Industrial; e a Wanusa, da comunidade do Morro do Papagaio, que vai homenagear sua mãe,  D. Amélia, ex-participante do nosso festival, que faleceu de COVID-19, com um Frango com quiabo, entre outros cozinheiros e cozinheiras de várias comunidades locais.

A proposta, além de agir como potencializadora econômica, tem o intuito de dar protagonismo à cultura dos morros e aos seus moradores que idealizam receitas especiais, acompanhadas de boas histórias e que marcam o paladar do povo, resgatando a comida afetiva
A experiência gastronômica gera intercâmbio entre as comunidades, fortalece diferentes setores e dá espaço e visibilidade a narrativas que têm força para crescer e atingir maiores públicos. 

"Em um estado como Minas, que tem na gastronomia um dos aspectos mais importantes de sua identidade cultural, o Circuito Gastronômico de Vilas e Favelas é o único projeto gastronômico-social. Nosso objetivo é ressaltar a importância de empoderar as cozinheiras e cozinheiros das comunidades e mostrar que a gastronomia mineira também se faz presente na periferia", explica Danusa Carvalho, produtora do festival.

No sábado (17/12) a programação cultural estreia ao som de Chorinho, Quarteto Marculino e DJ Joca, e no domingo, 18, quem fecha o line up é a Roda da Calixto, manifestação de samba comandada pela cantora Aline Calixto, com participação especial de Manu Dias e Julia Rocha, seguido ainda de DJ Zubreu

Nos dois dias, haverá recreação infantil durante todo o dia e claro, comida de dar água na boca! Neste ano, serão nove cozinheiros de mão cheia apresentando seus pratos únicos, com aquele toque caseiro que só se encontra subindo as periferias do Circuito.

A ideia do @circuitogastronomicodefavelas surgiu da produtora cultural Danusa Carvalho, por meio da Casulo Cultura e da ONG Arebeldia, gerida por ela e pelo rapper Flávio Renegado, nascido e criado no Alto Vera Cruz.
“O que a gente quis, desde o início, era nos afastar do 'gourmet' e dos preços, muitas vezes, incoerentes praticados por comidas de rua em bairros mais nobres. A ideia central é trazer o questionamento através do sabor, e mostrar que em todo lugar tem talentos e histórias escondidas que precisam ganhar mais espaço”, comenta Danusa. 

Todo o lucro das vendas dos produtos é encaminhado diretamente aos atores gastronômicos e, uma vez que todo o projeto gira em torno de ressaltar essa identidade, o processo dá total liberdade criativa para os cozinheiros, o que faz com que se sintam à vontade para manifestarem sua autenticidade. Assim, o evento gera grande afetividade entre quem produz e quem consome.

Serviço

CIRCUITO GASTRONÔMICO DE VILAS E FAVELAS 
Local: Barragem Santa Lúcia 
Data: 17/12 e 18/12 - de 12h às 20h
Evento gratuito.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários