#DicaCultural: Milton Nascimento e Orquestra Ouro Preto celebram 50 anos do Clube da Esquina

dezembro 20, 2021


Há 50 anos, surgia um dos mais importantes discos da música brasileira: o Clube da Esquina. E para celebrar esse marco, Milton Nascimento, sua banda e a Orquestra Ouro Preto, realizam uma apresentação histórica no palco do Cine-Theatro Central, de Juiz de Fora (MG). Ela será transmitida, gratuitamente, nesta quarta-feira (29/12), às 20h30, no canal da Orquestra no YouTube.

O concerto traz no repertório sucessos que marcaram época, em composições assinadas por Milton, Lô Borges, Brant e Ronaldo Bastos e outros. Sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo, direção musical assinada por Wilson Lopes e direção geral e artística de Augusto Nascimento, o público de casa vai cantar junto e se emocionar com canções como “Maria, Maria”, “Nada será como antes”, “Paisagem na Janela” e muito mais.

Milton comemora o surgimento dessa parceria inédita. “Sempre fui um admirador da Orquestra Ouro Preto - não só da parte musical - mas também de todo o trabalho social que eles fazem pelos jovens músicos de Minas Gerais. E quando surgiu a oportunidade de fazer esse projeto em comemoração ao Clube da Esquina junto com eles, foi uma realização muito grande para todos nós", afirma o cantor e compositor.

Após o estrondoso sucesso de “Travessia” em 1967, Milton Nascimento começou sua premiada carreira internacional e gravou três discos importantes na sequência. O mais revolucionário foi o quarto: o duplo “Clube da Esquina”, que levou também o nome de Lô Borges na capa. 

O disco é uma unanimidade em todo mundo e se tornou um marco definitivo na história da música. Lançado em 1972, o álbum consegue até hoje transformar mentes e corações com a mesma força desde o seu surgimento.

“É uma honra para a empresa patrocinar este emocionante encontro da nossa tradicional parceira, a Orquestra Ouro Preto, com Milton Nascimento, ajudando a eternizar a obra de um dos maiores músicos de todos os tempos”, acrescenta Othon Maia, gerente sênior de Comunicação e Relações Institucionais da AngloGold Ashanti. 
 
Orquestra Ouro Preto
 
Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto completa 21 anos de atividades e se reafirma como uma orquestra de vanguarda. Sob a regência e direção artística do maestro Rodrigo Toffolo, o grupo se dedica à formação de diferentes públicos, com extensa programação nas principais salas de concerto no Brasil e no mundo, além de se destacar no número de visualizações e ouvintes das plataformas de streaming e redes sociais. 

Sob os signos da excelência e versatilidade atua também em projetos sociais e educacionais que vão muito além da música, como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Orquestra Ouro Preto. Premiado nacionalmente, o grupo tem 12 trabalhos registrados em CD, 7 DVDs. 

Foi vencedora do Prêmio da Música Brasileira em 2015, na categoria “Melhor Álbum de MPB”, e indicada ao Grammy Latino 2007, como “Melhor Disco Instrumental”, por Latinidade. Os discos “Latinidade - Música para as Américas”, “Antônio Vivaldi -- Concerto para Cordas”, “The Little Prince” e “Orquestra Ouro Preto e Desvio - Ritmos Brasileiros” têm distribuição mundial pela gravadora Naxos, a mais importante do mundo dedicada à música de concerto.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários