#Evento: ExpoCachaça e da BrasilBier mostram o melhor da cachaça, destilados e cerveja artesanal

novembro 23, 2021


Entre os dias 25 e 28 de novembro, o público poderá apreciar mais uma edição da ExpoCachaça e da BrasilBier, ambas realizadas na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte (MG). De "casa nova", os eventos são voltados não só para quem é apreciador de uma boa cachaça e de cervejas artesanais, quanto para quem pretende fazer negócios, levando os produtos para os seus estabelecimentos, como bares, restaurantes, hotéis, por exemplo.

"O que nos orgulha é constatar que se trata de um evento que nasceu em Minas Gerais em 1998, há 23 anos, e ganhou liderança no Brasil e visibilidade mundial. A ExpoCachaça é responsável pela visibilidade atingida e pelo status de destilado nobre da cachaça, retirando a cachaça do gueto a que esteve relegada por muitos anos, dando promoção e divulgação à bebida nos mercados interno e externo", avalia  José Lúcio Mendes, presidente e promotor da ExpoCachaça e da BrasilBier.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Minas Gerais é o primeiro produtor nacional de cachaça artesanal, com quase 50% da produção. São 8.466 alambiques e uma produção de cachaça que alcança 230 milhões de litros por ano. 

A atividade movimenta R$ 1,3 bilhão só com o mercado interno, gerando cerca de 240 mil empregos. As regiões Norte, Jequitinhonha e Rio Doce detêm 63% da produção mineira. A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) fica com a fatia de 14%, segundo dados da Associação Mineira dos Produtores de Aguardente de Qualidade (Ampaq).

Já de acordo com o Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas), hoje são mais de 178 cervejarias, confirmando a importância da bebida artesanal, com destaque para o polo de Nova Lima, na RMBH. As cervejas artesanais produzidas com foco na variedade de cores, aromas e gostos, utilizando técnicas e receitas tradicionais, podendo ser harmonizadas com os mais diversos pratos e petiscos.

Ingressos

Para os interessados, a venda dos ingressos está sendo feita pelo site oficial da ExpoCachaça e pelo Sympla. A partir do dia 25 de novembro, as entradas também poderão ser adquiridas na portaria da Serraria Souza Pinto. A bilheteria fechará uma hora antes do fim do evento. Crianças até 12 anos não pagam e menores de idade devem estar acompanhadas dos pais ou responsável. Além disso, idosos entre 60 e 64 anos pagam meia-entrada, mediante apresentação de documento oficial com foto. Já idosos com mais de 65 anos não pagam. 

Em função dos protocolos sanitários adotados por feiras e eventos durante a pandemia da COVID-19, haverá limite de público simultâneo. Deste modo, ao ser atingido o limite, a entrada será monitorada. Além disso, o uso de máscara é obrigatório e haverá aferição de temperatura na portaria. A ExpoCachaça será realizada no âmbito da Lei estadual de incentivo à cultura, realização Governo de Minas Gerais.

Parceria

Para além do setor de bebidas e de eventos, o mercado hoteleiro estará a todo vapor em Belo Horizonte. Isso porque, com ótima localidade, os eventos ocorrerão em simultâneo na Serraria Souza Pinto, no centro de BH, forte ponto de acomodações e redes de hotéis de BH. Não à toa, os eventos contam com dois hotéis oficiais: o Novotel BH e o Ibis Budget, ambos localizados na região da Savassi, com instalações para todos os gostos.

Além disso, outros pontos conhecidos da região cercam o palco do evento, como a Avenida Afonso Pena, Avenida Bernardo Guimarães e o famoso bairro Lourdes, todos recheados de bons e confortáveis hotéis. Assim, os turistas e apreciadores locais poderão ter mais comodidade e praticidade.

"A ExpoCachaça é fundamental para toda a cadeia produtiva do turismo, incluindo o setor hoteleiro. O movimento provocado pelo evento faz com que a cidade volte a ser referência e porta de entrada da transversalidade da cultura e gastronomia nessa retomada turística e de eventos", afirma Rodrigo Magerotti, gerente do Novotel BH Savassi e do Ibis Budget Savassi.

Confira a programação:

25/11/2021 - Quinta-feira
18h às 19h - Som mecânico
19h às 21h - Banda Route 66
21h30 às 23h30 - Banda Lurex Queen Tribute

26/11/2021 - Sexta-feira
18h às 19h - Som mecânico
19h às 21h - U2 Latin American Tributo
21h30 às 23h30 - Creedence Cover

27/11/2021 - Sábado
18h às 19h - Som mecânico
19h às 21h - Luiz Ricardo & Gabriel
21h30 às 23h30 - À definir

28/11/2021 - Domingo
17h30 às 19h30 - Banda Engenheiros Tributo
20h às 22h - Banda Legião Urbana II




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários