#ArteDeRua: Muros de Justinópolis, em Ribeirão das Neves, ganham cores com os graffitis de Snake

março 29, 2021


O grafiteiro Snake, que trabalha com arte em várias perspectivas, desde o ano de 2008, realizou um projeto de graffiti em dois muros de Justinópolis, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os painéis estão localizados no bairro Botafogo e no bairro Cerejeiras, e tiveram como parte da equipe os grafiteiros Matheus Olds e Lucas Kesa, com a produção de Nayara Amorim.

O projeto faz parte de uma iniciativa ainda maior, que ainda prevê a criação de uma exposição de arte visual em um website. Este primeiro passo, tem como intuito valorizar os muros da cidade, como importante cenário e centro de difusão de arte e cultura, assim, toda a comunidade terá acesso a arte urbana, via graffiti.

As pinturas tem chamado atenção do público, que tira fotos, apreciam e realizam comentários positivos sobre as artes e sobre a necessidade de mais projetos como esse em Ribeirão das NevesO graffiti proporciona para a cidade sua capacidade de recuperação de locais degradados e abandonados, como parte de uma ideia de revitalização urbana

O espaço urbano se torna mais humanizado e democrático com a ocupação artística e, nesse sentido, quanto mais incentivo, mais ganhos o poder público e a sociedade civil obtém. Assim, projetos como esse reforçam a importância da arte urbana e a levam para outro patamar de validação, profissionalizando e valorizando-a.

A exposição que será lançada no próximo mês, levará a reflexão sobre os diferentes lugares que o graffiti ocupa e dialoga com o público sobre o seu lugar nas artes visuais, o valor da arte de rua e a essência dessa manifestação artística, com referências da Street Art (Arte de Rua) e sua relação com a cidade.

Quem quiser conferir os graffitis estão na Avenida Juscelino Kubitschek, nº 425, Bairro Cerejeiras, próximo à Estação de ônibus Justinópolis e Rua Pedro Leopoldo, nº 1.700, Bairro Botafogo.

Quem é Snake?

Leonardo Snake é tatuador, grafiteiro e pintor. O artista, oriundo de Ribeirão das Neves, tem levado sua obra, viva e conectada com a cultura urbana para vários espaços. Sua arte que busca misturar os estilos mais clássicos do graffiti, com letras e personagens, de cores vivas, explorando a cultura pop, passando por realismos, arte 3D e arte abstrata. 

Snake tem realizado muralismos e painéis de graffiti em vários espaços públicos, como escolas, creches, além de espaços privados de Belo Horizonte e região metropolitana, representando, de forma pioneira, a arte urbana de Ribeirão das Neves.



Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários