#CaféRapidinhas: Nova temporada do Profissão Repórter, BBB 21, ClubHouse e Folha de S. Paulo

fevereiro 21, 2021


Vamos dar um giro nos últimos acontecimentos ou em informações que você só vê com exclusividade aqui no @cafecnoticias? Topa? Então, pegue uma xícara de café. É bem rapidinho! Confira a nossa seleção de notas curtas e fique bem informado:

Nova temporada

A pandemia do Novo Coronavírus reforçou ainda mais a importância do jornalismo profissional, ágil e preciso. Uma missão que o Profissão Repórter, da TV Globo, reafirma desde o início da trajetória que completa 15 anos neste 2021. O programa comandado por Caco Barcellos e sua jovem equipe de repórteres revela os bastidores da notícia e o processo de produção das reportagens. 

O time incansável, questionador e sempre atento aos fatos entra em cena novamente nesta terça-feira (23/02), na estreia a nova temporada. "A reportagem nunca foi tão necessária e adquire um valor ainda maior. É um programa que mostra às pessoas como é árduo o trabalho da imprensa em busca de uma captação precisa e correta dos acontecimentos", diz Caco Barcellos. 

Repercussão

Assistir ao Big Brother Brasil 21 pela televisão já não é o suficiente para os fãs interessados em observar o comportamento dos participantes. Atualmente, acompanhar o reality e interagir nas redes sociais tem se tornado tão importante quanto a observação via TV. Prova disso é o aumento de 519% no número de usuários navegando pela página oficial do programa este ano, na comparação com 2020. 

Na estreia do reality show esse ano, o público visitante da página saltou de 574 mil para 3,5 milhões. Os dados são de um levantamento da ComScore - que faz análises de informações de marketing, e revelam também que, quando se compara o crescimento conjunto das redes do programa pelo Instagram, Facebook e Twitter, percebe-se um crescimento de 36% de um ano para outro. Ou seja, de 16,1 milhões de seguidores para 21,9% na #RedeBBB.

ClubHouse

O ClubHouse é a nova rede social do momento. A plataforma já existia desde 2020, nos Estados Unidos, mas se popularizou depois que Elon Musk a usou para entrevistar o CEO da Robinhood, Vlad Tenev. Diferente das outras redes sociais, sendo uma espécie de podcast ao vivo, o ClubHouse traz a possibilidade de interação e conversas entre várias pessoas. Como o app funciona com base nas conversas por voz, não sobrecarrega tanto o recebimento e consumo de dados, o que faz com que não trave tanto e não tenha tanto delay como em conversas por vídeo.

São mais de 2 milhões de usuários ativos por semana, e em janeiro de 2021 chegou à marca de 3 milhões de downloads. A plataforma é disponibilizada apenas para o sistema iOS e só é possível utilizá-la através do recebimento de um convite, enviado por outro usuário. Quando alguém se inscreve no app, recebe dois convites, para que seus contatos façam parte. Existem pessoas até cobrando, de forma ilegal, pelo convite para entrar na rede social que se tornou o aplicativo número 1 na Apple Store.

Pesquisa

Quais os efeitos da pandemia na nossa relação com a saúde? Dados da Kantar IBOPE Media mostram que os níveis de preocupação com o tema no Brasil estão acima da média mundial. Por aqui, 77% demonstram apreensão com o futuro, contra 66% dos estrangeiros,  o mesmo vale para a saúde mental: 72% dos brasileiros se preocupam mais com a saúde mental devido ao surto do Novo Coronavírus, versus 58% dos estrangeiros. 

O material aponta também que 79% concordam que pagariam qualquer preço pela saúde, o que representa um aumento de 15% em relação a 2017. Dentro desse cenário, o número de pessoas dispostas a adquirir um seguro-saúde aumentou 58% entre maio e setembro. Passou de 12% para 19%. Os dados são da edição de fevereiro do Data Stories, newsletter mensal que reúne insights das soluções da Kantar IBOPE Media para ajudar marcas e empresas a analisar cenários, perspectivas e tendências relevantes sobre audiência, publicidade, planejamento de mídia e comportamento do consumidor.

Projeto Social

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, se reuniu nesta quinta-feira (18/2) com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, autoridades públicas, professores universitários e representantes de entidades que trabalham com a população em situação de rua de Belo Horizonte. O Projeto Canto da Rua, para acolhimento de pessoas em situação de rua na capital, será estendido. Ele está instalado provisoriamente na Serraria Souza Pinto. A iniciativa foi impulsionada com a pandemia de COVID-19. Mais de 5.400 pessoas já foram atendidas no espaço que pertence à Fundação Clóvis Salgado, em Minas Gerais.

Podcast

Dicas, curiosidades e notícias do mundo automotivo e automobilístico abordadas de forma simples e com muito bom humor. É isso o que o público vai encontrar no podcast Macaco Mecânico, lançado na última sexta-feira (19/2) ao meio-dia. Produzido e apresentado pelo estudante do sétimo período de Engenharia Mecânica do UNICURITIBA, João Carlos de Oliveira Penter, 23 anos, o programa terá episódios semanais disponíveis nas principais plataformas de streaming (Spotify, Deezer, SoundCloud). "Sou consumidor assíduo de documentários, reportagens e programas sobre o mercado automotivo, mas percebi que a linguagem é muito técnica, então decidi ser mais abrangente para que todos possam conhecer melhor essas máquinas incríveis", conta o jovem.

Jornalismo

A Folha de S. Paulo abriu as inscrições para o Programa de Treinamento em Jornalismo Diário. O curso, que é realizado anualmente, terá uma novidade nesta edição: é destinado a profissionais negros. O critério de participação é a autodeclaração de cor e os interessados podem inscrever-se no site do jornal até o dia 21 de março. 

O curso será on-line e noturno (entre 18h e 22h), com duração de 3 meses. Os participantes terão aulas consideradas importantes para o exercício da profissão, como a de práticas jornalísticas, português, uso de bancos de dados e economia. Ao final, apesar de não haver garantia de emprego, a divulgação da Folha ressalta que os profissionais costumam ser contratados ou trabalharem como freelancers para o jornal. Para participar, clique aqui.

Emprego

A Stone, empresa de tecnologia em serviços financeiros, tem novas oportunidades de emprego abertas em Belo Horizonte. As vagas são para o time comercial externo da fintech que busca pessoas alinhadas à sua cultura e que queiram transformar o setor de meios de pagamentos no Brasil. Não há data limite para realizar a inscrição no portal. 

As vagas contam com salário fixo + variável relacionada ao cumprimento de metas. Além disso, a empresa oferece vale alimentação e refeição, vale transporte, seguro saúde e odontológico, seguro de vida, auxílio creche e auxílio academia. "Belo Horizonte é um polo estratégico para a companhia. Por isso estamos investindo em oportunidades de emprego na região que nos permita continuar crescendo e atendendo bem aos nossos clientes", explica Augusto Lins, presidente da Stone. Para se candidatar as vagas na Stone, acesse: https://jornada.stone.com.br/times




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários