#Nostalgia: RBD se reúne em Live show histórica após 12 anos com releituras de grandes sucessos

dezembro 27, 2020


Yo digo R....tu dices BD...RBD...RBD! O grito que acompanhou os fãs da banda pop latina voltou a ecoar novamente no último sábado (26/12), às 20h. Após 12 anos do fim do grupo, Anahí, Maite Perroni, Christian Chávez e Christopher von Uckermann se reuniram para uma live histórica transmitida para todo o mundo, direto dos Estados Unidos, por um site oficial criado especificamente para o concerto. 

Os outros dois integrantes do RBD, Alfonso Herrera (Poncho) e Dulce Maria, não puderam participar. Dulce estava grávida quando a proposta da live foi anunciada e declinou do convite, principalmente por causa da COVID-19. Já Poncho já havia dito que não se interessava mais por cantar e que seguiria como ator, além de ter outros compromissos profissionais. 

Mesmo assim, o atual quarteto fez questão de mostrar que os dois colegas estavam presentes na história do grupo e nos nossos corações a todo momento, com imagens e uma linda homenagem musical. Foram quase duas horas de show em que o público poder rever sucessos, acompanhar novos acordes músicas e ver os integrantes do RBD juntos novamente no palco.

É importante lembrar que a live foi paga e custou em torno de R$ 160,86, se convertermos para a moeda brasileira. Ao finalizar a compra, os fãs receberiam um link para poder ter acesso ao show on-line. Mesmo assim, horas depois da live, o vídeo com o show completo já estava nas redes sociais. Diferente das lives dos artistas brasileiros, o show do RBD não teve patrocínio, nem uma marca aparecendo na tela.

Resgate

Para quem não sabe, o RBD é uma banda de pop latina derivada da novela “Rebelde”, da Televisa, no México, entre 2004 a 2006. Trata-se de uma versão da novela “Rebelde Way” que foi exibida pela Telefé, na Argentina, entre 2002 e 2003, produzida pela Cris Morena Group – uma produtora que é conhecida pelo sucesso de “Chiquititas” e “Floribella”.

Como novela, “Rebeldes” teve versões produzidas também na Índia, Portugal, Chile e Brasil (pela Record TV em parceria com a Televisa). Mas foi o sexteto mexicano que encantou o mundo com o seu carisma e conquistou uma carreira internacional musical jamais vista. O RBD conseguiu ser maior que a novela, alcançando vendagens de CDs e DVDs nunca vista na história da música latina. Lotando estádios por todo o mundo e com uma carreira de sucesso que durou de 2004 a 2009 como banda.

Com exceção de Poncho, todos os outros integrantes do RBD continuaram com uma carreira musical após o fim do RBD e tiveram bastante sucesso. Há pouco mais de dois anos, Anahi decidiu dar uma pausa na carreira musical para se dedicar à maternidade. O mesmo aconteceu com Dulce Maria este ano. Maite Perroni foi a única que conciliou o trabalho de atriz e de cantora, estrelando novelas e séries, ao mesmo tempo que cuidava do seu trabalho musical.

Ser o Parecer

Desde que foi anunciada a live em setembro deste ano, os fãs do RBD esperavam ansiosos pelo show no último sábado (26/12). Para marcar essa nova era, meses antes foi lançada a música nova de trabalho “Siempre He Estado Aquí” em todas as plataformas digitais e com direito a um clipe em animação que nos mostra o quarteto do RBD como astronauta desbravando o espaço. Confira o clipe:
 

Além disso, a música marcou o retorno da discografia da banda ao Spotify, após anos de embate com a gravadora EMI MUSIC, comprada pela UNIVERSAL MUSIC. Abaixo, confira algumas impressões do show:

# Logo no início da transmissão foi mostrado um vídeo com cenas de shows antigos do RBD e o carinho dos fãs por onde eles passaram.

# “Ser o Parecer”, “Bésame Sin Miedo”, “Solo quédate en silencio”, “Enséñame”, “Inalcanzable” , “Tu amor”, “Empezar desde cero”, “Aún hay algo”, “Un poco de tu amor” e “Tras de mi” foram alguns dos sucesso do RBD que apareceram no setlist.

# A apresentação aconteceu ao vivo, em um estúdio chroma key que alternava a imagem de fundo a cada música, além de exibir vídeos dos shows antigos e cenas de Rebelde.

# Em alguns momentos, o chroma key ficou interessante. Em outros não combinou e ficou muito artificial.

# Todas as músicas apresentadas trouxeram releituras dos ritmos. Isso foi muito legal e deu um ar de originalidade! Quem é fã mesmo cantou todo o set list como se fosse um karaokê!

# A música “No Pares”, cantada originalmente por Dulce Maria, foi a canção escolhida para homenagear Dulce e Poncho que não puderam estar presente na live.

# “Simpre He estado Aquí”, faixa inédita do RBD, contou com vídeos de fãs ao fundo cantando a música. Essas produções foram enviadas pelo site oficial.

# Uckermann cantando "Inalcanzable" ao piano e Anahí cantando "Salvame" ao som de violinos foram os momentos mais emocionantes de todo show.

# Christian cantou "Tu amor" sozinho e com acordes completamente diferentes. E, antes da música, aproveitou para fazer um discurso sobre a importância de se respeitar todas as formas de amor e, mesmo sem citar nominalmente, o público entendeu que ele fazia referência à causa LGBTQIA+.

# Maite cantou “Empezar desde cero”, sua primeira música solo na banda. Na época, os fãs não entendiam o motivo dela pouco aparecer na seleção de vozes das músicas, mesmo tendo uma das mais belas vozes do sexteto.

# “Nuestro amor” e “Rebelde” foram as músicas escolhidas para o final do show. Elas foram tema de abertura da novela  “Rebelde”, exibida aqui no Brasil pelo SBT.

# O “After Party” foi uma série de perguntas em que o quarteto respondeu ao vivo, minutos após o show. Eles falaram da dificuldade de se produzir e ensaiar um show durante a pandemia, mas que no final deu tudo certo e que eles puderam se sentir conectados novamente com o público.

Opinión

RBD es una banda muy notable en mi vida. Fue mi primer contacto real con el español como lengua. Intentar aprender la letra de las canciones me hizo darme cuenta de que no se trataba solo de repetir los fonemas, que algunas palabras y expresiones tienen sus propios significados ligados a la cultura. Si hoy hablo español con fluidez, es porque conecté con las canciones. ¡Gracias, RBD!



Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários