#Evento: 2ª edição do Festival Cantos de Beagá traz como tema a importância da Culinária Agroecológica

dezembro 11, 2020

Crédito: iStock / Reprodução. 

No dia 12 de dezembro, quando Belo Horizonte (MG) completa 123 anos de história, a @FavoCultural presenteia a cidade com a 2ª edição do Festival Cantos de Beagá. O evento, que conta com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur, será transmitido, a partir das 17h, pelo canal do YouTube da Favo Cultural

Este ano, o tema é “Trilhando a culinária agroecológica”. O festival terá apresentações musicais de @mairabaldaia e @sergio_perere, além da cozinha show com as chefs Juliana Duarte, Patrícia Brito e Carol Dini, acompanhadas pelo contador de histórias Roberto de Freitas e pela apresentadora @FernandaIzidoro. O público poderá participar da iniciativa sem pagar nada.

De acordo com Lúcia Rêgo, da @FavoCultural, a iniciativa, que teve a sua primeira edição em setembro, foi desenvolvida para preencher uma lacuna na cultura, turismo e entretenimento que surgiu na capital mineira em razão da pandemia. “A ideia é promover os pontos turísticos, a cultura e os encantos de Belo Horizonte, durante esse momento tão complicado que estamos vivendo, incentivando as pessoas a conhecerem locais da cidade, mesmo sem sair de casa”, completa.

“A gastronomia na capital mineira, além de possuir autenticidade, contribui na articulação de iniciativas relacionadas à agricultura urbana e à agroecologia. E uma das vertentes da gastronomia que tem despertado curiosidade e interesse nas pessoas, principalmente nesse momento de repensar o consumo é a culinária agroecológica”, explica Nina Morena, uma das idealizadoras do festival.

Nina Morena reforça que a culinária agroecológica busca pela origem dos insumos e consequentemente cria uma relação mais íntima e saudável com o alimento, protagonizando a produção da agricultura familiar. “Isso agrega o valor na elaboração dos pratos, promove o turismo gastronômico e cultural, fomenta a produção, a comercialização e o consumo de alimentos agroecológicos, valoriza o trabalho das mulheres e principalmente a economia local”, completa.

Cozinha show

A chef Juliana Duarte mostrará, direto do Restaurante Cozinha Santo Antônio, como é construído o seu prato “Mexeriboca”, iguaria que mistura galinha e carne, feijão, arroz vermelho de Jaboticatubas, farinha, molho de pimenta e queijo. Já Patrícia Brito vai apresentar os “Pratos da terra, memória e criação" para pratos festivos. 

E a cozinheira e escritora Carol Dini fará uma demonstração de receitas de vegetais de variadas texturas para guardar na geladeira por mais de uma semana. Todo esse show na cozinha será mediado por Roberto Freitas, que contará histórias e causos sobre a culinária.

Sabores de BH

Além da deliciosa viagem gastronômica, o público vai conhecer alguns lugares de Belo Horizonte sob o olhar dos guias de turismo Ana Virgínia Cândido, Elayne Oliveira e Roberto Falcão. 

Porém, antes da data de realização do evento, os internautas serão incentivados a participar da campanha #petiscosdeBeagá, realizada por meio de postagens nas mídias sociais. Uma série de fotografias de diferentes petiscos de botecos será divulgada nas redes da Favo Cultural, que incentivará que os seguidores compartilhem também imagens dos seus tira gostos preferidos.

Sustentabilidade

As redes sociais da Favo Cultural promoverão a campanha “Vamos botar verde no cimento”, que tem como objetivo fomentar o cultivo de hortas caseiras. Além disso, o protagonismo feminino na construção da agroecologia será exaltado por meio de posts na ação “Sem feminismo não há agroecologia”.
Crédito: iStock / Reprodução. 

Assim como na primeira edição, a acessibilidade também é uma das prioridades do Festival Cantos de Beagá. Por isso, toda a iniciativa contará com a tradução realizada pela intérprete de libras Dinalva Andrade.

Que tal Beagá?

Belo Horizonte traz em si a mistura de uma grande capital com o jeito de uma cidadezinha do interior. Conhecida por seus inúmeros botecos, BH também é referência cultural e gastronômica. Para quem busca roteiros rápidos e de baixo custo, a capital mineira é o lugar perfeito. 

Como o circuito cultural gratuito, que inclui vários museus localizados ao redor da Praça da Liberdade e o maravilhoso Conjunto Arquitetônico da Pampulha, recentemente declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, que conta com a Igrejinha de São Francisco. A capital mineira é uma cidade criativa, pulsante, cada vez mais conectada. Um espaço urbano moderno, versátil, fascinante, que supera expectativas e se renova todos os dias nesses quase 123 anos.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários