#Homenagem: Brasil das Gerais, da Rede Minas, faz especial para comemorar os 300 anos de MG

novembro 30, 2020

Crédito: Reprodução / Facebook / Rede Minas. 

Minas Gerais sopra as velinhas e comemora 300 anos. O @BrasilDasGerais, da @RedeMinasTV, preparou uma programação especial para festejar a data. Na próxima semana, uma atração diferente, a cada dia, em que o público confere as curiosidades por trás da história do estado, o famoso “jeitim” mineiro, a gastronomia, as riquezas e maravilhas de Minas e os personagens e lendas que sobrevivem na memória da população.

A curiosidade é marca da personalidade do mineiro. Essa é a característica que norteia o primeiro episódio do especial “Minas 300 anos”. A atração, que vai ao ar na próxima segunda (30/11), vai tratar sobre a história registrada nos livros, a memória oral e os fatos e peculiaridades que contribuíram para a formação do povo. 

O programa traz entrevista com a professora e doutora em História, Silvia Rachi, e ainda exibe depoimentos de personalidades que saúdam o aniversário de Minas, como o jornalista Fernando Gabeira e o ator Antônio Grassi.

Na terça (01/12), o famoso “jeitim” mineiro tem lugar de honra no programa, que promete tratar sobre comportamento, hábitos e até a linguagem carinhosamente chamada de mineirês. Quem fala sobre o assunto é o historiador e o diretor do Centro de Estudos Mineiros da UFMG, José Newton Meneses, e o mestre em psicologia social, Milton Bicalho.

A história de Minas também é trilhada por ingredientes e temperos. A gastronomia mineira se firmou no cenário do paladar, da história e do turismo no Brasil e no mundo. Na quarta (02/12), quando Minas Gerais festeja três séculos, o tema sai da mesa e chega à TV. O Brasil das Gerais traz entrevista com os chefs e professores Rosilene Campolina e Edson Puiati, que falam sobre os sabores e tradições passados por gerações.

As igrejas e cidades históricas mineiras estão estampadas em cartões postais que viajam o mundo. As belezas barrocas não são as únicas relíquias do estado. Em seus 853 municípios, Minas Gerais oferece grande diversidade de atrações. 

Na quinta (03/12), o Brasil das Gerais fala sobre as maravilhas de Minas, como fazendas, festas, folclore e até a riqueza arqueológica. Para tratar sobre o assunto, o programa conta com a participação da historiadora, Júlia Calvo, e da presidente do Iepha, Michele Arroyo.

A semana em que o Brasil das Gerais comemora os 300 anos de Minas se encerra, na sexta (04/12), trazendo os grandes personagens do estado e as lendas mineiras para um bate-papo. Os nomes são muitos, de Santos Dumont a Dona Beija e, até, o ET Varginha

Alguns reais e que dão orgulho ao povo, já outros folclóricos, mas não menos importantes para a memória e a identidade dos mineiros. As histórias que permeiam o universo do estado são contadas pelo jornalista e folclorista, Carlos Felipe Horta, e pelo sociólogo, José Moreira de Souza.

O Brasil das Gerais - Minas 300 anos vai ao ar na próxima semana (de 30/11 a 4/12), às 17h30, pela Rede Minas. O público também pode conferir o programa, nesse mesmo horário, no site da emissora.

Serviço

Brasil das Gerais: especial “Minas 300 anos" – entre 30/11 a 04/12, às 17h30
30/11 – Curiosidades sobre a formação do estado / Causos da nossa história
01/12 – Família, tradição e comportamento / ‘Jeitim’ mineiro
02/12 – Conhecendo Minas pela comida / ‘Cafezim’ com pão de queijo
03/12 – Relíquias mineiras / Coisa nossa
04/12 – Personagens e lendas mineiros / Gente da gente




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários